TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed ti

Por:   •  30/3/2015  •  Exam  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Conhecimento que é baseado em fatos (factual), lida com acontecimentos e é real. Sistematiza as observações em teorias, criando hipóteses que podem ou não ser refutadas. Trata-se do:

Resposta Selecionada:

[pic 1]d. 

Conhecimento científico.

Respostas:

a. 

Conhecimento filosófico.

b. 

Conhecimento popular.

c. 

Conhecimento religioso.

[pic 2]d. 

Conhecimento científico.

e. 

Conhecimento experimental.

Feedback da resposta:

Correta D – O conhecimento científico é baseado em fatos (factual), lida com acontecimentos e é real. Sistematiza as observações em teorias, criando hipóteses que podem ou não ser refutadas. Portanto, é falível, mas aproximadamente exato. Exige verificação racional mediada pela observação e pela teorização das experiências e fatos. Forma um sistema de ideias que possuem relações e conexões, organizando, assim, a experiência e a experimentação. Hoje em dia, sabemos que todas essas formas de conhecimento, apesar de estarem metodologicamente separadas, coexistem no ser humano, e é a partir dessa interação entre valores, culturas, pontos de vista e experiência que podemos refletir e observar a realidade apreendendo-a de formas diferentes. Assim, nosso processo de apreensão do mundo se dá na relação entre teoria e empiria, ou seja, entre a prática e a teoria. Antes de voltarmos ao conceito de ciência, estabeleceremos a relação entre teoria e empiria.

  • Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

[pic 3]

Conhecimento caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.

Resposta Selecionada:

[pic 4]d. 

Conhecimento filosófico.

Respostas:

a. 

Conhecimento popular.

b. 

Conhecimento religioso.

c. 

Conhecimento teórico.

[pic 5]d. 

Conhecimento filosófico.

e. 

Conhecimento prático.

Feedback da resposta:

Correta D - Segundo Trujillo (2004) pode-se definir conhecimento filosófico como hipóteses filosóficas baseadas na experiência e na observação e não na experimentação. Ou seja, suas hipóteses não podem ser refutadas nem confirmadas apesar de serem sistematizadas e racionalizadas.

Portanto, o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. A razão, vista sobre esse ponto de vista, tende a substituir e unificar as experiências em uma única vertente irrefutável.

  • Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

[pic 6]

Conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo — conhecimentos validos e verdadeiros —, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

Trata-se de:

Resposta Selecionada:

[pic 7]a. 

Método.

Respostas:

[pic 8]a. 

Método.

b. 

Ciência.

c. 

Conhecimento.

d. 

Ciência humana.

e. 

Filosofia.

Feedback da resposta:

Correta A - Palavra de origem grega - metá (reflexão, raciocínio, verdade) + hódos (caminho, direção). Portanto: Méthodes refere-se ao caminho que permite chegar a um fim.

  • Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

[pic 9]

Esse conhecimento é fundamentado na sistematização da observação dos fenômenos da natureza, ou seja, no pensamento racional e é transmitido por intermédio de treinamento apropriado e procedimentos científicos. Trata-se de:

Resposta Selecionada:

[pic 10]b. 

Conhecimento teórico.

Respostas:

a. 

Conhecimento empírico.

[pic 11]b. 

Conhecimento teórico.

c. 

Conhecimento simples.

d. 

Conhecimento prático.

e. 

Teoria cognitiva.

Feedback da resposta:

Correta: B – O conhecimento teórico é fundamentado na sistematização da observação dos fenômenos da natureza, ou seja, no pensamento racional, e é transmitido por intermédio de treinamento apropriado e procedimentos científicos. Ele não só observa os fenômenos, mas tenta explicar “o porquê” e “como” eles acontecem, relacionando os fatos em uma visão mais ampliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com