TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equivalencia Financeira ou de Capitais

Por:   •  6/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GEOMETRIA DESCRITIVA

DANIEL LUCAS SILVA PIRES

LETÍCIA DE SOUZA LIMA

LUIZ HENRIQUE GALDINO DE SOUSA

 

JUAZEIRO

2022

  1. Introdução

O desenvolvimento das técnicas tecnológicas está tornando os processos de representação gráfica de objetos tridimensionais cada vez mais fáceis. No entanto, a capacidade de construção e raciocínio do ser humano continua a ser a principal ferramenta para interpretar e desenvolver desenhos técnicos e, de forma mais geral, compreender como o mundo funciona, isto é, para a transmissão e criação de novas ideias. Mesmo que os recursos computacionais ajudem muito na execução dos projetos, tecnicamente falando, com maior rapidez e precisão, o uso desses recursos só é viável se o indivíduo possuir uma visão espacial clara que pode discriminar em três dimensões. Ao contrário do que é possível aparentemente, essa habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada, sendo assim uma ótima forma de aperfeiçoamento, o estudo da geometria analítica, cuja, desenvolve não apenas a capacidade de ler e analisar desenhos técnicos, mas também a capacidade de ver objetos e projetos no espaço. Os elementos fundamentais da geometria são o ponto, a reta e o plano. O ponto é o elemento mais simples, pois não possui forma nem dimensão, uma linha como uma construção entre dois pontos no plano, quantificada em apenas uma grandeza, comprimento e por fim o plano, uma superfície que se estende até ao infinito e sem espessura, servindo como base à construção de objetos.

  1. Desenvolvimento

2.1. Pertinência de ponto e plano: 

“Um ponto pertence ao plano quando pertence à uma reta do plano” - Regra Geral.

Dessa forma, precisamos verificar a pertinência da Reta ao Plano em análise, e em seguida a pertinência do ponto em relação à reta.

  • Uma reta pertence a um plano quando é concorrente a duas outras retas que estão pertencendo a esse plano, em dois pontos diferentes, essa é uma situação referencial.

Olhando de uma forma geral, toda reta que tiver seus traços situados sobre os traços correspondentes do plano (vertical e horizontal), pertence ao plano.

Ou seja, levando em conta a épura do plano e da reta, quando a projeção vertical do traço vertical da reta coincidirem com o Traço Vertical do Plano (απ'), e o mesmo ocorrer para as projeções e traços horizontais da reta e do plano (απ), implica dizer que a reta está contida no plano.

Considerando os diferentes tipos de plano:

  • Caso o plano seja projetante (quando ele é perpendicular a qualquer um dos planos de projeções). Ainda há de se relacionar a pertinência ao Plano Vertical ou Horizontal de Projeção:
  1. Plano Vertical de Projeção:

Para que o ponto pertença à reta, e consequentemente ao plano, a sua projeção vertical precisa estar sobre o traço vertical (api') do plano em épura;

  1. Plano Horizontal de Projeção: 

De forma análoga, a projeção horizontal da reta precisa estar sobre o traço horizontal (api) do plano.

  • Caso o plano seja não projetante, não há exatamente uma regra específica que trate disso. O que se deve levar em conta é que esse ponto deve pertencer a uma reta que seja pertinente a esse plano, essa é a regra geral.

2.2. Reta de máximo declive: Uma reta é considerada de máximo declive, quando formar o maior ângulo possível com o plano horizontal de projeção.

São perpendiculares às retas de nível do plano: são perpendiculares às

projeções horizontais das retas de máximo declive e das retas de nível do plano.

2.2.1  Propriedades:

  • A projeção horizontal de uma RMD de um plano é perpendicular ao traço horizontal do plano;
  • Toda reta de um plano que tem Projeção Horizontal perpendicular é uma RMD;
  • A RMD de um plano é perpendicular a todas as horizontais do plano.

Uma RMD de um plano determina o plano. Pois, basta determinar os Traços da Reta e pela Projeção Horizontal H do Traço Horizontal da reta, perpendicular à Projeção Horizontal da reta, traçar o Traço Horizontal do plano e do ponto de concurso deste com a Linha de Terra traça-se um segmento que passe pela Projeção Vertical V’ do Traço Vertical da reta encontrando-se assim o Traço Vertical do Plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com