TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização do Trabalhador versus Charles Chaplin

Por:   •  30/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2


[pic 1]

Especialização do trabalhador versus Charles Chaplin

Charles Chaplin, em 1936, em seu filme Tempos Modernos interpretava Carlitos como homem robotizado, como vítima de uma tecnologia desumana. Com base no filme Tempos Modernos, responda:

1. O que Charles Chaplin tentou passar para os donos de empreendimentos e para a sociedade?

Chaplin faz uma crítica social. Mostra as máquinas tomando o lugar do homem, e esses, por sua vez, sendo tratados como máquinas. Mostra a preocupação tão grande em produzir e a falta de atenção às condições de trabalho. Critica a super especialização do operário que só repete comandos como um fantoche sem ter o direito de pensar.

2. De que forma a história de Chaplin representa o método de produção taylorista?

Demonstra o trabalho alienado quando Carlitos está na esteira apenas apertando parafusos, nem nós que vemos o filme nem os personagens são capazes de dizer que produto final estão fazendo. É demonstrado também no forte controle da chefia, cobranças constantes de rapidez na produção.  Representa fortemente quando Carlitos cai dentro da máquina e rola junto às engrenagens, a meu ver uma crítica forte a visão do homem nessa época, considerado como máquina.

3. O trabalho desenvolvido por Chaplin incentiva o desenvolvimento do pensamento sistêmico e a tese de Taylor no sentido de que se deve separar mãos e cérebros. Você concorda e/ou discorda? Justifique.

Discordo. Chaplin faz uma crítica a esse pensamento. Podemos perceber isso com a grande dificuldade de Carlitos em adequar-se ao trabalho mecanicista, onde não é permitido pensar. Carlitos só consegue mostrar identificação com atividades não alienadas, quando ele está na loja de departamentos e mostra sua habilidade em patinar ou quando improvisa um número musical engraçado.

4.  Como você explica a alienação de Carlitos?

Devido ao trabalho especializado, em dado momento, se torna tão cômodo e fácil que Carlitos acaba parecendo com um marionete, apenas repete comandos que foram dados a ele. Tanto é que após terminar suas atividades ainda repete os movimentos como um robô.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com