TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A organização na empresa é o modo como a empresa age no agrupamento de atividades e recursos, visando resultados positivos a mesma. A estrutura organizacional é o modo das empresas se articularem e desenvolverem suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional já finalizada nem perfeita.

A estrutura organizacional é importante para empresas de qualquer porte, pois trabalha com distribuição de cargos para uma quantidade de funcionários, para empresas de grande porte uma grande quantidade de funcionários, tornando-se mais importante, pois deve ser feita a avaliação com critérios de comandar certo departamento para certas funções, sempre em busca de maiores lucros, com aprovação de usuários e bem estar dos funcionários.

2. ESTRUTURA FUNCIONAL

A estrutura funcional é a estrutura mais comum nas organizações. Com um desenho que agrupa as pessoas com base em suas habilidades, conhecimentos ou na utilização de recursos similares, para aumento da efetividade da organização, alcance dos objetivos e fornecimento de produtos de qualidade a preços competitivos.

As funções diferentes surgem em resposta à complexidade das tarefas e na medida em que as funções aumentam e se especializam, as habilidades melhoram, as competências surgem, dando vantagem competitiva a organização.

A estrutura funcional é sempre a primeira a ser desenvolvida, pois fornece as pessoas oportunidades de aprenderem uma com as outras. Elas podem aprender técnicas melhores para realização de cada tarefa, a pessoa mais habilidosa treina os novos empregados e é promovida a gerência. Sendo assim vão aumentando as habilidades e o conhecimento organizacional.

Nesta estrutura é comum as pessoas serem agrupadas por suas habilidades comuns e podem supervisionar umas as outras, trabalhando juntas por um longo período, desenvolvendo normas e valores, que tornam membros mais efetivos de uma equipe comprometida com a empresa.

21. VANTAGENS

A vantagem da estrutura funcional é uma maior especialização por área de conhecimento, cada departamento tem seus especialistas na área em um mesmo ambiente, a comunicação interna é facilitada e desenvolvida e a transferência do conhecimento é alta, permitindo maior oportunidade de crescimento pessoal para cada trabalhador, dado que sempre há alguém que conheça tão bem, ou melhor, a especialidade do departamento, tornando a troca de conhecimento e aprendizado muito melhor.

As funções de cada trabalhador são muito bem definidas, concentradas nas habilidades pessoais de cada pessoa, facilitando o treinamento da equipe. Recomenda-se este tipo de estrutura a empresas com atuação que permitam que seus produtos ou serviços não sofram modificações em curto prazo e para empresas que atuam em ambientes de mercado estável.

2.2 DESVANTAGENS

As desvantagens da estrutura funcional são: a necessidade de ter sempre diretores entre os departamentos que coordenem as atividades, exigindo um trabalho maior na ligação entre departamentos, a dificuldade de se adaptar a mudanças externas que fragiliza a flexibilidade da organização, pelo fato da concentração do departamento. Outra desvantagem não menos importante é que os funcionários podem focar demais nos objetivos do departamento, esquecendo a ênfase nos objetivos e estratégias globais da empresa.

3. ESTRUTURA MATRICIAL

Estrutura matricial tem como característica o desenho que agrupa as pessoas e recursos simultaneamente por funções e por produto. A matriz é uma grade retangular onde na vertical está a responsabilidade funcional e no horizontal a responsabilidade de produto, a estrutura tem pouco níveis hierárquicos em cada função e tem autoridade descentralizada.

Os empregados funcionais se reportam aos gerentes de suas funções, mas trabalham em um time de produto sob a supervisão de um gerente de produto, por este motivo são chamados de empregados com dois chefes, pois devem satisfação a dois supervisores.

O time é a principal unidade da matriz e o principal mecanismo de coordenação e integração. O controle vertical é mínimo, ao contrario do horizontal que é máximo. Teoricamente, a estrutura matricial deve ser mais flexível que a de time de produto.

3.1 VANTAGENS

Na estrutura matricial um projeto ou produto tem a opinião experiente de especialistas de todas as áreas e assim pode se desenvolver com maior eficiência. O nível de conhecimento e responsabilidades dos funcionários sobre a empresa e sobre seus produtos aumenta, pois cada funcionário está sempre em projetos diferentes, ou tem de atentar-se para duas áreas em que ele trabalha, o nível de informação esperado de cada funcionário é muito maior. A empresa se adapta melhor a mercados que estão em mudança constante, pois sua adaptabilidade é maior.

3.2 DESVANTAGENS

A estrutura matricial tem como desvantagem ser uma estrutura muito difícil de ser implantada. Problemas com funcionários tendo de responder mais de um chefe podem criar conflitos. Havendo também um maior custo de influência, o funcionário perderá mais tempo tentando influenciar ambos os chefes. Os funcionários em alguns momentos não se sentem incentivados a se preocuparem com o sucesso do seu time de trabalho, que está sempre em mudança, e dar preferência ao resultado que o produto trará ao seu departamento. Conflito entre os diretores em que o funcionário responde, podem acontecer, e o custo para resolução destes conflitos pode ser alto.

4. ESTRUTURA CELULAR

Na estrutura celular todos estão no mesmo nível hierárquico, é tanta igualdade que neste modelo a palavra hierarquia não é muito utilizada. Este modelo organizacional tem um aspecto de um ser vivo, como uma organização orgânica, respondendo sempre com flexibilidade e agilidade a demanda do ambiente. Como dito acima a organização celular não possui estrutura hierárquica tradicional e se organiza baseada em processos e em fluxos de energia, por equipes ligadas através de redes, com características multifuncionais.

Assim, as organizações redes desagregam suas principais funções em companhias separadas, interligadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com