TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Supermercados

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO                   BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 4]

Oriximiná-Pará

2014

JESIANE TAVARES MOTA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção da média do 2º Semestre nas disciplinas: Economia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade.

Prof.

Regina Lúcia sanches Malassise

Jurandir Domingues Júnior

Marcelo Caldeiras Viegas

Regis Garcia

Fábio Roberto Tavares

Sérgio de Goés Barboza

                                                                                                               

                                                                     

                                                                               

                                                                             

Oriximiná

2014

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................6

2.1 Microeconomia e Macroeconomia................................................................6

2.2 Métodos Quantitativos aplicados à Gestão Empresarial..............................7

2.3 Ética, política e sociedade............................................................................8

3  CONCLUSÃO.................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.............................................................................................10

   

                                                                                                                               

INTRODUÇÃO

            Diante das informações apresentadas no texto, analisou-se o oligopólio, a estrutura de mercado presente no setor supermercadista do Rio Grande do Sul. Caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local ao índice de mercado. No qual as quatros maiores redes supermercadista avaliadas no período de 2003 a 2005. Utilizando-se o (CK) Índice de Concentração e o  (E_C_D) Estrutura-Conduta-Desempenho.

         O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: Indústrias de papel, bebidas, química, farmacêutica, montadoras de veículos e setor supermercadista e de cosméticos. Sua principal característica é o fato das empresas serem interdependentes. O planejamento estratégico tradicional é quase sempre adotado pelas empresas. As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente das mesmas. Praticam a mensuração de preferências através de conceito de utilidade, risco e determinação de valor; esta fundamentada nas bases desta teoria (microeconômica).

         Cabe ao administrador compreender e avaliar as questões relativas dentre a posição competitiva desse mercado. Estratégicas de fusões e incorporações, proporcionadas pela estabilidade da moeda pelo Plano Real. A partir desses dados, pude identificar que a estrutura competitiva nesse segmento mostra-se no momento um posicionamento dos principais líderes mundiais no mercado brasileiro. Sendo uma estratégia de marcar presença em um país com uma população de 169 milhões de pessoas. Os principais players internacionais como Carrefour, Royal Ahold (bom Preço), Sonae, Wal-mart.

        A adoção de novas tecnologias, enfoque logístico, como enfrentamento de novos desafios às empresas brasileiras que desempenharem um novo papel; como: melhorias na estrutura física das lojas e na criação de organizações centradas a redes varejistas de médio e pequeno porte.

         

           Esses argumentos dão enfoque as empresas super-regionais, concentrando-se em determinada região. Pressionando a aquisição das redes menores pelas redes maiores, ou seja, pequenos supermercados se unem para formar centrais de compras. \reunir forças e criar sinergia entre os associados, desenvolvendo uma melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços.

          As mudanças no setor varejista, veem se observando uma alteração de comercialização de produtos alimentares, uma vez que produtos eram tipicamente comercializados em lojas especializadas, tais como: carnes (açougues), pães e derivados (padarias), e frutas e hortaliças (quitanda), passaram a ter nos supermercados seu principal canal de comercialização.

         Nessa mensuração de dados aplicados à gestão empresarial aplicando-se os métodos estatísticos em três áreas: governamental (avaliando a variação do PIB; variação do IDH; balança comercial; previsão de inflação; mercado financeiro). Corporativista (Indicadores econômicos e financeiros; Índice de satisfação de clientes e colaboradores; indicadores de produção e qualidade). Biológica (causas e efeitos de doenças; níveis de eficácia de medicamentos; relacionamentos entre as doenças). Objetivam descrever, analisar e interpretar os dados obtidos para total excelência de qualquer estrutura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com