TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de mercado do setor de supermercados Avenida Pedro II

Artigo: Estruturas de mercado do setor de supermercados Avenida Pedro II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Trabalho que segue foi elaborado com a finalidade de demonstrar as estruturas de mercado do setor supermercadista da Avenida Pedro II, no bairro Caiçara. Considerando as características relevantes da estrutura de Supermercados BH e Carrefour objetiva-se identificar: o número de concorrentes do setor, tipos de produtos (idênticos, diferenciados, ou fabricados), diferenciação de produtos e as condições vigentes de mercado que possibilitam ou não a entrada de novos concorrentes, ou seja, a existência de barreiras a novos entrantes no setor supermercadista da região.

Desenvolvimento

Entende-se como estrutura de mercado os modelos e formas de como os mesmos está organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação de oferta e demanda. Em outras palavras, é a maneira pela qual se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia.

Sendo assim, de acordo com Otto Nogami: “Tais mercados, por sua vez, estão estruturados de maneira diferenciada em função de dois fatores principais: numero de firmas produtoras atuando no mercado e homogeneidade ou diferenciação dos produtos da firma”.

Diante disso, podem-se classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:

Concorrência perfeita: Corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço do produto no mercado, sendo a análise feita sob produtos homogêneos.

Monopólio: É uma situação de mercado oposta a concorrência perfeita. É o caso limite onde só existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço.

Oligopólio: Consiste em uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado, tendo o controle da oferta de um produto podendo ser homogêneo ou diferenciado.

Concorrência Monopolista: É uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, onde ambas oferecem produtos ou serviços não totalmente homogêneos logo não totalmente substituíveis.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, os pequenos comerciantes que compunham esse mercado, fecharam as portas, cedendo espaço para os Supermercados BH e Carrefour, sendo os únicos a atuarem na Av. Pedro II.

Nota-se que o Supermercado Carrefour tem uma atuação continua nos anúncios de suas promoções nos meios de comunicação de massa, principalmente nos jornais de circulação no bairro. Este tipo de mídia é feito com menor frequência no Supermercado BH.

Nos aspectos ligados a economia do Supermercado Carrefour, ocorre o uso de poder de negociação frente aos fornecedores, que inclui até bonificações em mercadorias ofertadas. Nas compras com grande volume de mercadoria o Carrefour consegue obter descontos por volume comprado, que lhe permite um custo menor nas mercadorias, o que não implica necessariamente em preço menor ao consumidor.

No caso dos fornecedores do Supermercado Carrefour configurar uma empresa de grande porte (Sadia, Perdigão, Coca Cola, Nestlé etc.) desfruta contratos de pequeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com