TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Um Brinde Para Um Supermercado

Exames: Desenvolvimento De Um Brinde Para Um Supermercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2012  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Introdução

Para se incentivar realmente a sustentabilidade e promover uma diminuição na geração de resíduos, um mercado que pode ser explorado é o mercado das embalagens. Uma cena comum no dia a dia é o consumidor sair de um supermercado carregado de sacolas que em 99% dos casos vão parar no lixo como destino final, e é sabido muito bem que não existe viabilidade para a reciclagem desse material, pela dificuldade e principalmente pelo custo elevado.

Uma possível solução para a diminuição desse uso descontrolado é a utilização de sacolas retornáveis, que o próprio cliente traga de sua casa e que comporte suas compras.

2 - Produto

O produto a ser lançado no mercado consiste em uma nova geração de sacolas retornáveis a serem vendidas para redes de supermercado, com o conceito de promover uma diminuição da geração de resíduos e dos custos com embalagens.

Essas sacolas são feitas a partir de fibra de PET, que provém de matéria prima reciclada, de forma a possibilitar uma maior reciclagem dos plásticos utilizados.

3 - Estratégia

A estratégia utilizada para a promoção do produto consiste em colocar não uma marca própria, mas sim fazer uso das marcas das grandes redes de supermercado já conhecidas, de forma que o produto passa a ser personalizado, cultivando assim a fidelidade dos clientes.

Essa sacola seria oferecida ao cliente após um determinado valor em compras, a título de brinde e em cada compra embalada nessa sacola o cliente ganharia um desconto, equivalente ao custo das sacolas plásticas comuns.

Por manterem a marca do supermercado estampadas, essas sacolas ainda teriam a finalidade de promover o supermercado, além de possibilitarem uma maior fidelização dos clientes.

Outro meio de promover ainda mais a fidelização desses clientes é trabalhar com sacolas com design diferenciado e até mesmo “linhas” de sacola, a serem modificadas periodicamente.

4 - Pesquisas

Foram elaborados dos tipos de questionários, um para os consumidores e outro para os responsáveis das redes de supermercado. Foram consultadas seis lojas de redes de supermercados mais conhecidas de Belo Horizonte e região metropolitana de Belo Horizonte, com seus respectivos clientes. Foi um total de cinqüenta clientes consultados aleatoriamente durante a realização de suas compras. Os questionários contemplaram as seguintes questões:

Consumidores:

• Você se preocupa com questões ligadas ao meio-ambiente?

• Você utiliza as sacolas que recebe no supermercado ao fazer compras para outros fins?

• Suas compras mensais são realizadas sempre no mesmo estabelecimento?

• Você utilizaria uma sacola retornável personalizada do seu estabelecimento de preferência?

Redes de supermercado:

• Você se preocupa com questões ligadas ao meio-ambiente?

• O custo e manuseio das sacolas plásticas são significativos para você?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com