TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de analise e demonstrações financeiras etapa 1 e 2

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

             NOME: Diego Antonio Ribeiro    RA: 7633740000

                             NOME: Driele Ap. S. R. Silva        R.A: 1299717942

             NOME: Renata Dias P. Francisco RA: 7660723880

           

                             

           

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – 4 º SEMESTRE

Jacareí

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – 4° SEMESTRE

Trabalho apresentado com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento em relação a Analise das Demonstrações Financeiras no curso de Administração de empresas da Faculdade Anhanguera de Jacareí.

Orientadora: Prof˚. Méssilas.

Jacareí, 14 de Abril de 2015.

1. Introdução

    O trabalho a seguir mostra a função dos fatos contábeis e sua importância no mundo dos negócios hoje em dia, os seus relatórios se tornaram para fazer toda a análise para tomar uma decisão em uma empresa.

A análise das demonstrações financeiras transforma os dados em informações uteis para os interessados, sócios ou acionistas, fornecedores, instituições financeiras e o governo.

A análise das demonstrações financeiras compreende um exame detalhado dos diversos componentes conhecidos como contas, fazendo um comparativo entre si ou em relação a outros integrantes como um todo.

Uma analise para ser mais eficiente, deve se basear em um exercício social, é recomendável a comparação de no mínimo três exercícios dos indicadores.

2. 1. Passo 2: Resumo da Reunião em Equipe

Podemos dizer que os fatos contábeis são cada vez mais importantes no mundo dos negócios hoje em dia, os seus relatórios se tornaram imprescindíveis para fazer todas as análises para tomar uma decisão em uma empresa.

ATIVO

Na estrutura do ativo podemos citar: os Ativos Circulantes, Realizável em Longo Prazo e Permanente, estes tem as suas particularidades é importante saber como cada um funciona individualmente.

Circulantes: São os valores que a empresa tem a receber ou aplicar dentro de um prazo de 01 ano. Ex.: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoque.

Realizável a logo prazo: São os valores que irão receber após o período de 01 ano. Ex.: Credito de Coligado-Controlada entre outros.

Permanente: São os valores que a empresa precisa disponibilizara para consumo de utilização demorada. EX.: Máquinas e Equipamentos, Investimentos, Móveis, Terrenos entre outros.

No balanço Patrimonial temos as informações financeiras da empresa, bem como ela foi aplicada e utilizada. Podemos visualizar também como este capital foi distribuído em quais setores.

PASSIVO

O Passivo são as dívidas e obrigações que a empresa possui.

Na estrutura do ativo podemos citar: os Passivos Circulantes, Exigível em Longo Prazo, Patrimônio Líquido, estes são resumidos em recursos de terceiros e recursos próprios.

Circulantes: Se trata de toda a dívida feita e que tem o prazo para pagar em menos de 01 ano. EX: Salários, Encargos, Impostos, Empréstimos, Fornecedores entre outros,

Exigível em Longo prazo: São todos as dívidas que serão pagas a partir de 01 ano. EX: Financiamento, impostos, Divida de Concordatas entre outros.

Patrimônio Liquida: É tudo que é de propriedade da empresa e sócios. EX: Capital Social Reserva de Capitais, Lucros acumulados entre outros.

ESTRUTURA DE DEMONSTRAÇÃO E RESULTADOS

Conhecida também como DRE tem como objetivo analisar os resultados dentro de um período especifica num todo e não individualmente como Ativo e Passivo, isso trará visão generalizada de como está a saúde da empresa se está havendo lucros ou prejuízos. Suas fontes de recursos são as receitas (vendas, Receitas Financeiras entre outros) e também em Aplicações de Recursos que vem das despesas e custos (Administrativo, Financeiro entre outros).

CONCEITOS BASICOS DE ANALISE

Capital de Giro: É o dinheiro que precisa inicial e tê-lo em constante giro dentro de uma empresa a fim de manter seus gastos e aplicações rápidas quando possível. Capital de giro é constante, mas seu valor por conta de vários fatores como por ex: períodos secionais, volume de vendas, entre outros.

Capital de Terceiro: São as dividas adquiridas a curto ou longo prazo. Onde podemos classificar de duas formas: Naturais e Operacionais Ex: Salário de funcionários, água, energia etc.. e os recurso Não Operacionais: são os empréstimos, por exemplo, onde é buscado para suprir o que a empresa não conseguiu sustentar e ou os prazos que são dados por fornecedores, porém com custos altos.

LIQUIDEZ

É o retorno dado pela empresa por giro do seu produto, quanto mais rápido gira mais rápido se tem a liquidez do que foi gasto.

CAPITAL PROPRIO

É todo o dinheiro investido por sócios em uma empresa para que ela possa ser aberta ou para expandir ou para melhorias em geral.

LEGISLAÇÃO SOCIETARIA

É utilizado por todas as empresas sendo a forma mais comum de apresentar seus resultados. Onde a empresa apresenta os valores dentro de um período ajudando a ter a conclusão dos resultados.

CORREÇÃO INTEGRAL OU MOEDA CORRENTE

Esta é uma forma obrigatória de demonstrar os resultados publicando em algum informativo que dê para toda a população visualizar.

NENHUM TIPO

Todas as micros empresas não são obrigadas a mostrar o seu balanço em informativo público.

ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL

A análise vertical é vista com porcentagem e é colocado no ano base o valor de 100%. Ela nos traz a visão de dento das demonstrações e através das comparações com anos anteriores podemos concluir se está fora do padrão e qual item precisa ser mais bem trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (771.1 Kb)   docx (186.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com