TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  25/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera Educacional

Administração

5a Série

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

NOME

Juliana

RA

NOME

Vanessa

RA

NOME

Natalie

RA

NOME

Elaine

RA

NOME

Pamela

RA

NOME

Jhenifer

RA

Professor: Fabio

Anhanguera Educacional

2014

Trabalho Prático de Estrutura e Analise de Demonstrações Financeiras

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Estrutura e Analise de Demonstrações Financeiras, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação do(a) tutor(a) Fabio.

Anhanguera Educacional

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho de Estrutura e Analise de Demonstrações Financeiras do curso de Administração irá ser demonstrado e explicado o desenvolvimento dessa matéria que o trabalho esta abordando, buscando de várias referenciam bibliográficas, trazendo o melhor conteúdo para o entendimento do professor tutor e para os colegas de curso, agregando nos conhecimentos e aprendizados de todos podendo ser mais uma fonte dessa disciplina.
Abordaremos a estrutura e analise das demonstrações de resultados de exercícios nas analise verticais e horizontais, no primeiro momento, e depois consequentemente aprenderemos técnicas de analises por índices e etc.

ETAPA 1

Estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício. Analise Vertical e Analise Horizontal.

PASSO 2

ESTRUTURA DO ATIVO

O ativo representa os bens e direitos adquiridos pela a empresa, dividido em 3 grupos cada um com seu determinado prazo. Sendo eles: Circulante: são bens e direitos que a empresa tem a de receber pelo prazo de 1 ano a partir da data do balanço. Exemplo: caixa, estoques, duplicatas a receber etc... Realizável ha longo prazo: são bens e direitos da empresa que tem o prazo maior de 1 ano a partir do balanço para serem recebidos. Permanentes: bens e direitos adquiridos pela a empresa que será de uso contínuo sem prazo, que serve para utilização da empresa para que ela possa dar continuidade em sua missão, bens e direitos que foram realizados após as tomadas de decisões pela a gestão da empresa tendo conhecimento do que é o melhor para a empresa. Exemplo: máquinas, edifícios etc. O ativo é demonstrando pelo o balanço patrimonial da empresa que mostra qual é o volume de bens e recursos da empresa para que ela aumente ou mantenha os seus ativos e em quanto tempo eles se tornaram em lucro para a empresa, sendo o mais importantes deles o grupo Circulante que serve para a rotatividade do passivo tais como pagamento de contas, salários, etc...


Estrutura do Passivo


Assim como o Ativo, o Passivo tem suas regras para serem cumpridas dentro de uma empresa, também dividido pelos os 3 grupos: circulante , exigível a longo prazo, patrimônio liquido, com seus determinados prazos, a empresa passa a ser analisada pelo o balanço para que demonstre quais são as obrigações que a empresa tem que cumprir de acordo com o prazo de cada recurso que foi utilizado para dar seguimento a vida da empresa , seja com os seus próprios recursos conseguidos pela a sua própria produção tendo o seu patrimônio liquido intacto , ou por consequência pelos os recursos de terceiros tendo o risco de ter que produzir para simplesmente fazer o pagamento seja qual for o seu grupo . Exemplo de grupo circulante: fornecedores, salários a pagar, impostos etc. Exemplo de exigível ao longo prazo: impostos parcelados, financiamentos. Exemplo de Patrimônio Líquido: todos os recursos ativos conseguidos pela a produção da empresa que agrega no seu capital, e que de retorno para os sócios, sendo usado para o próprio bem da empresa.

Estrutura da Demonstração de Resultados 

Ao contrário do Ativo e do Passivo, as demonstrações de resultados é uma ferramenta que tem por objetivo evidenciar a situação financeira da empresa com a obtenção de lucros ou prejuízos em determinados momentos de tempo. Sempre querendo evidenciar os lucros nos resultados finais, a empresa se mostra capaz de produzir com seus próprios recursos trazendo muitos ativos para cada vez mais poder se investir e aumentar a sua produção e a capacidade de “andar com as próprias pernas” sem nunca precisar dos recursos de terceiros. Podemos dividir a demonstração financeira da seguinte maneira:

Contas

Patrimoniais: conjunto de bens e direitos com curto/longo prazos;

Resultados – Receitas – tudo o que a empresa recebeu;

Despesas – tudo o que a empresa tem que pagar.

Conceitos Básicos de Analise 

Capital de Giro

É um ativo na empresa, um recurso próprio constante para a aquisição de recursos próprios, patrimônio liquido tais como estoques, duplicatas a receber, funciona para manter a liquidez rotativa da empresa Capital de Terceiros. São os Recursos de outras pessoas de fora da empresa tais como empréstimos, divididas em curtos e longos prazos.

Capital Próprio

Recursos da própria empresa, dos proprietários e sócios da empresa é o Patrimônio liquido conseguido no final de cada balanço de todos terminados tempo.

TIPOS DE BALANÇO

Análise Vertical

Tem como objetivo, determinar a relevância de cada conta em cada valor demonstrado pelo o balanço patrimonial com base na capital ativa da empresa, e pelas demonstrações dos resultados baseada na receita operacional liquida com a representação de porcentagens de suas bases que geralmente são ativos da empresa, olhando de cima a baixo fazendo comparações do balanço patrimonial com cada custos e despesas feito pela empresa. A analise vertical ativa é a técnica mais completa para demonstrar proporções entre os valores de maior importância para a analise, como a distribuição de recursos ativos próprios usados dentro da empresa independentemente dos grupos usados desses recursos, com o passivo ela demonstra o financiamento dos recursos ativos para depois mostrar com os verdadeiros valores conseguidos para o patrimônio liquido em cada determinado período. Na análise da Demonstração de Resultados, ela mede quanto cada custo ou despesa consumiu das receitas e, no fim, se houve sobras (lucros) ou faltas (prejuízos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (159.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com