TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizaçionais

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Atualmente podemos dizer que o mercado já não é mais o mesmo, em relação a clientes e aos concorrentes, visto que os clientes tiveram um aumento no poder de compra e pesquisa de preços por meio da internet, e as empresas puderam melhorar seus produtos e serviços. Com isso a disputa de uma empresa hoje no mercado de trabalho tornou-se muito competitiva, pois seus concorrentes também utilizam ferramentas cada vez mais sofisticadas  para o sucesso de suas vendas.

           A Jadlog como toda empresa (organização) privada que visa fins lucrativos que necessita de clientes. São esses clientes que fazem o negocio “girar”, mas para isso é preciso atender as necessidades, desejos e expectativas destes consumidores que estão cada vez mais exigentes, por este motivo a Jadlog visa é a conquista e fidelização dos seus clientes-alvo.

            A Jadlog presta serviços (intangível) a todos os clientes que desejam enviar, postar (transportar) uma encomenda. Os clientes desta organização são desde clientes comuns que procuram a Jadlog para postagem de encomendas simples até grandes clientes como Polishop, Centauro, Ricardo Eletro, Hering, Saraiva, Mercedes, Chery, Hermes Pardine, entre outros que desejam transportar cargas com dimensões maiores e prazos de entregas diferenciados, onde requer um alinhamento mais minucioso na operação (transporte) e um Atendimento/SAC capacitado.

Tanto o cliente que contrata os serviços desta empresa, como o cliente final (destinatário/consumidor), almeja que sua encomenda chegue ao destino dentro do prazo pré-estabelecido (vendido, contratado).

Para atender seus clientes com qualidade nos serviços prestados, a Jadlog conta com uma equipe de 450 franquias a nível Brasil, frotas próprias (aeronaves e caminhões) e algumas empresas terceirizadas como as Cias. Aéreas (Tam, Gol, Absa, entre outras) e transportadoras terrestres (Gobor, Atlas, Data, entre outras). Essas empresas terceirizadas tem a função de clientes intermediários, pois é através dos seus serviços que algumas vezes os clientes finais (destinatário da encomenda) são atendidos.

Em um mercado altamente competitivo como a área de transportes de encomendas expressa, a Jadlog busca como atrativo que suas encomendas cheguem aos destinos com qualidade.

Esta qualidade engloba um bom atendimento (SAC e Franquias), entregas dentro do prazo combinado, um sistema de rastreamento de carga, onde tanto os clientes internos como os externos podem rastrear, acompanhar o trajeto da carga até o destino final e caso ocorra qualquer imprevisto no percurso os clientes são informados automaticamente pelo sistema (tecnologia) que é atualizado por franquias que estão com as cargas e/ou Atendimento/Sac.

Mas para o sucesso desta organização, há por de trás dos bastidores teorias Administrativas que são constituídas através do Planejar (definir objetivos, tomar decisões, estabelecer planos), Organizar (dividir o trabalho, coordenar), Dirigir (liderar, comunicar) e Controlar (mensurar) e tem como meta atingir seus objetivos, porém somente se torna possível quando há um conjunto de fatores, como por exemplo, um planejamento estratégico com eficácia e eficiência que possua grandes habilidades técnicas, humanas, conceituais contando com a competência, atitude e saber.

Entende-se que as organizações são grupos estruturados de pessoas que se unem para alcançar objetivos comuns, ou seja, partilham características com uma finalidade. E é através do surgimento das organizações que aparece a necessidade de administrá-las.

De acordo com o nível que ocupam na organização e pelo âmbito das 
atividades que realizam, os administradores podem ser classificados em três níveis hierárquicos que são: nível estratégico (nível mais elevado da hierarquia composto pelos executivos que tomam as principais decisões); nível tático (nível intermediário composto por aqueles responsáveis pela articulação interna entre nível estratégico e operacional); nível operacional (mais baixo da hierarquia, responsável pela coordenação dos trabalhos dos membros da organização que executam as tarefas cotidianas).

Seja qual for o tipo de organização, o ambiente interno e externo são 
pressupostos importantes para o seu sucesso ou fracasso. O ambiente interno refere-se aos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, instalações físicas e estrutura organizacional. Já o ambiente externo representa o contexto no qual as organizações estão inseridas, isto é, composto pelos elementos que se encontram fora do limite da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com