TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Inovativas

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  1.664 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

ESTRUTURAS INOVATIVAS

MANAUS – AM

2015[pic 1]

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURAS INOVATIVAS

[pic 2]

MANAUS – AM

2015[pic 3]

Sumário

Introdução        4

Estruturas inovativas        5

O que são? Por quem foi idealizado?        5

Como estão classificadas?        6

Características        7

Pontos positivos e negativos        9

Perguntas frequentes        10

Conclusão        11

Referências bibliográficas        12


Introdução[pic 4]

Nesse trabalho é apresentado um pouco dos conceitos das estruturas inovativas de organização, seu histórico, sua classificação, principais características, pontos positivos e negativos, e esclarece algumas perguntas comuns que surgem em relação a essa estrutura organizacional, que trata-se basicamente  de formas mais flexíveis de organização, adaptadas para ambientes de rápidas transformações.


Estruturas inovativas

O que são? Por quem foi idealizado?

Estruturas Inovativas são consideradas formas mais flexíveis de organizar uma empresa com uma melhor adaptação para ambientes de rápidas transformações.

Para que as novas tecnologias possam se concretizar na estrutura produtiva de uma empresa é necessário que esteja em compatibilidade com a estrutura organizacional. Portanto, as estratégias estabelecidas definem as estruturas para estarem preparadas para receberem as inovações. Neste sentido, as estruturas inovativas defendidas por Vasconcellos e Hemsley mostram que o estabelecimento desse tipo de estrutura é a melhor forma que uma empresa tem para se preparar para o mercado atual e acompanhar as mudanças que ocorrem frequentemente. Dessa forma, é necessário que mudanças organizacionais sejam feitas para melhorar a competitividade de uma empresa diante as constantes mudanças, assim como também aumentar a velocidade para que possa influenciar cada vez mais na competitividade, isso implica em criar novas arquiteturas organizacionais para aumentar a agilidade, a produtividade e a participação.


Como estão classificadas?

A estruturas inovadoras podem ser classificadas de três formas:

  • Adhocracia: Com a necessidade da flexibilidade nas empresas foram implementadas as estruturas “ad hoc” que é uma nova forma de administração caracterizada por estruturas capazes de tratar problemas mutáveis. Tem como características formação de equipes e grupos cooperativos, tarefas efêmeras, formas organizacionais flexíveis e livres, com bastante foco e dando sempre ênfase na missão a ser cumprida.
  • Organização em rede: Com a era da globalização as empresas atualizadas e bem sucedidas estão substituindo suas salas de departamentos pela utilização das estruturas em redes, com o avanço da tecnologia e a necessidade de acompanhar as evoluções para melhorar a competitividade empresarial, é crucial que essas mudanças ocorreram. A estrutura de redes pode conter unidades organizacionais ou equipes multifuncionais e interdisciplinares. Com toda essa organização e empresa ganha uma flexibilidade elevada, mobilidade, horizontalidade, conectividade, coordenação própria, autossuficiente de recursos e competências, além de possuir um baixíssimo custo operacional ainda permite uma visão geral do negócio e a integração de unidades de negócios.
  • Organização Virtual: É muito importante para uma empresa ser presencial e virtual. O conceito de “organização virtual” é usado quando a tecnologia da computação é a responsável por manter conectada a rede de fornecedores e seus fornecedores. A tecnologia de informação e comunicação são as que permitem que as diferentes unidades de redes possam compartilhar custos, habilidades, acesso ao mercado ampliando e aprimorando a flexibilidade e agilidade da organização virtual. Tem como características uma alta tecnologia, excelente desempenho, ausência dos limites das organizações tradicionais, como também um ótimo aproveitamento de oportunidades.

Características

De maneira geral, as características principais das estruturas inovativas são: baixo nível de formalização, multiplicidade de comando, diversificação elevada, comunicação horizontal e diagonal e utilização de departamentalização avançada.

As características das estruturas inovativas adotam como princípio uma dinâmica e um aprendizado contínuo, e além disso,  são muito mais sensíveis ao ambiente externo e à forma como o cliente se comporta.

Para traçar tais principais características das estruturas inovativas, aplicaremos esse modelo de organização no setor de vendas, baseado na classificação de LACOMBE & HEILBORN (2008). Porém, esses exemplos podem ser aplicados em qualquer outra área da empresa, visto que a estrutura organizacional diz sobre a maneira de lidar com processos e pessoas.

  • Estrutura mais horizontal e flexível: por ser uma estrutura com pouca burocracia, adapta-se facilmente e com mais rapidez a situações novas. Cada colaborador conhece suas responsabilidades e têm certa autonomia para a tomada de decisões em suas áreas de atuação na empresa. Esse aspecto torna possível diminuir tempo de comunicação, visto que não há a necessidade de comunicação entre diversos níveis hierárquicos para tomada de decisão. Em vendas, por exemplo, por existirem menos níveis hierárquicos, as equipes de vendas são menores e dinâmicas,  ou seja, é fácil realocar pessoas para diferentes tarefas. Os vendedores são qualificados o suficiente para ter autonomia de tomada de decisões necessárias, junto aos seus clientes, já que são representantes da Organização.
  • Equipes multifuncionais e autogeridas: Com menos graus hierárquicos , mais capacitação e  autonomia para decisão, os colaboradores e suas respectivas equipes gerem a si próprios. O controle do trabalho é feito por resultados e não por atividades. No setor de vendas, por exemplo, ocorre a redução de controles rígidos externos. As equipes de vendas atua com base em planos de trabalho e metas pré-definidas. Esse ambiente bem estruturado, traz a maioria dos colaboradores a sensação de comprometimento, sendo mais valorizados e bem recompensados pelo sucesso da Organização. A partir de dados gerenciais extraídos de sistemas informatizados, é feito o controle de resultados, assim evitando a necessidade de controles manuais e mais comunicação entre níveis hierárquicos.
  • Maior fluxo de informação e conhecimento: o modelo adotado pelas estruturas organizacionais inovativas estimula nos colaboradores a capacitação, a comunicação e o feedback. Os fatores internos e externos inspiram novos treinamentos, e instruções. A organização mapeia os fatores que podem possivelmente afetá-la. A Organização se atenta, sobretudo, na forma que seus clientes veem sua marca e seus produtos. No setor de vendas, por exemplo, os colaboradores são especialistas dos produtos ou serviços e do segmento de mercado, e estão sempre verificando as tendências do segmento e sua concorrência. Devem ser capazes de manter um bom relacionamento com o cliente, e principalmente buscando através dele informações sobre suas preferências no mercado.
  • Desenvolvimento contínuo de competências e habilidades: a empresa sabe das competências e habilidades essenciais para cada função e permite que seus colaboradores as desenvolvam. Frequentemente, a Empresa avalia novamente essas competências e habilidades, questionando se ainda são relevantes no contexto interno e externo. Nas vendas,  por exemplo,  a Empresa possui uma descrição das atividades, contendo as atribuições, responsabilidades e competências necessárias nas funções ligadas ao setor de vendas. O recrutamento de novos profissionais é feito a partir dessas informações. O aprimoramento dessas competências é feito em reuniões, treinamentos e materiais de comunicação visual, recursos impressos e recursos multimídia.


Pontos positivos e negativos

Dentre os pontos positivos das estruturas inovativas, destacam-se:

  • Unidade de direção, voltada para o desenvolvimento do projeto, que é o único objetivo;
  • Comunicação informal;
  • O gerente controla todos os recursos que necessita, possui maior autonomia e autoridade.

Podemos citar como desvantagens das estruturas inovativas:

  • A estrutura não é bem aceita pela organização permanente;
  • Os meios são duplicados, pois para cada projeto há uma subestrutura funcional;
  • Insegurança nos empregos, devido ao caráter temporário;
  • O profissional pode perder seu lugar na estrutura permanente ao afastar-se para a colaboração no projeto.


Perguntas frequentes

Em quais condições as estruturas inovativas devem ser aplicadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com