TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando a disponibilidade de programas motivacionais utilizados nas três empresas estudadas e possíveis reflexões sobre os funcionários

Pesquisas Acadêmicas: Estudando a disponibilidade de programas motivacionais utilizados nas três empresas estudadas e possíveis reflexões sobre os funcionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

Matéria: Metodologia da Pesquisa Científica

Aluna: Kátia Regina Barrella Vasconcellos

RA nº: 1151880

PLÁGIO EM TRABALHO CIENTÍFICO

O plágio consiste na cópia não autorizada da propriedade intelectual de outra pessoa.

Segundo o Ministério da Cultura (MinC), a propriedade intelectual “lida com os direitos de propriedade das coisas intangíveis oriundas das inovações e criações da mente”.

A propriedade intelectual está sob a proteção da lei, que visa garantir ao autor, o criador intelectual da obra, tanto o direito econômico (ganho financeiro), como também o direito moral, ou seja, o direito de ser reconhecido publicamente como o autor da obra.

Nos trabalhos científicos, os alunos devem seguir as normas da ABNT ao executá-los. De acordo com estas normas, sempre que o aluno citar algo em seu trabalho que não seja da sua autoria, o verdadeiro autor deverá ser devidamente identificado. Estas normas tem como objetivo combater o plágio.

O combate ao plágio no ambiente de sala de aula vai além da preocupação com a honestidade na elaboração do trabalho. Ele visa garantir a qualidade da educação, estimulando os alunos a serem verdadeiros pensadores.

APRESENTAÇÃO

Este projeto procura evidenciar os resultados da motivação organizacional como objeto de estudos em sua relevância, bem como o interesse pessoal pela pesquisa, anunciando hipóteses, objetivos, procedimentos metodológicos, cronograma das atividades, plano provisório da monografia propriamente dita e bibliografia, os quais constituem o caminho e os instrumentos para a consecução do que é exigido institucionalmente.

Procura-se, neste estudo, abordar os reflexos dos programas motivacionais na produtividade e no desempenho das funções do empregado em seu ambiente de trabalho.

Essa temática se volta para uma questão particular e concreta, ao focar o estudo nas técnicas que as principais lojas do comércio varejista de Itanhaém - Lojas Cem, Casas Bahia e Lojas Pernambucanas - utilizam com seus colaboradores para o alcance de metas, resultados e superação no atendimento ao cliente.

Complementarmente, o estudo se desloca para os reflexos destes programas no comportamento dos funcionários, delimitando-se, temporalmente, no ano base de 2006.

1 JUSTIFICATIVA

1.1 INTERESSE PESSOAL PELO TEMA

A escolha do tema “motivação organizacional” se deu por meio da experiência profissional dos integrantes deste projeto. Atuando no setor de comércio e serviços (como funcionários das Casas Pernambucanas, Banco HSBC e Banco Nossa Caixa), estes autores foram submetidos a diversos treinamentos tendo como foco o tema aqui escolhido.

Foram também testemunhas da criação de setores específicos para o desenvolvimento de carreiras e benefícios sociais.

Escolhi este tema, pois imagino não ser só o lucro o objetivo dos programas motivacionais e sim o bem-estar do funcionário como reconhecimento pelo seu serviço (Carol).

Escolhi este tema, pois trabalhava em uma instituição (Banco Nossa Caixa – 2000/2006) que, a princípio, não dava muita importância ao tema motivação. O envelhecimento do corpo funcional, acarretando uma diminuição em seu quadro, aliado ao ambiente cada vez mais agressivo do sistema bancário, levou o Banco a repensar o tratamento dado aos funcionários. Notava-se que a importância do relacionamento Banco x Cliente se dava cada vez mais pela qualidade do atendimento, quesito que considero básico para sobrevivência, principalmente em uma instituição bancária (Rogério).

Escolhi este tema para desenvolvimento do projeto por interesse pessoal, uma vez que trabalho em uma empresa que cada vez mais dá ênfase à motivação de seus colaboradores, implantando a idéia de trabalho em equipe para a melhora do desenvolvimento do serviço em seu dia-a-dia e, conseqüentemente, obtendo a superação das metas. Com toda essa base de informação adquirida ao longo de meu tempo de serviço, parto do pressuposto que as organizações se destacam no mercado devido ao seu maior foco de investimento que são as pessoas e, por este motivo, quero aprender mais sobre a importância da motivação. (Denis).

1.2 RELEVÂNCIA DO TEMA, COM VISTAS À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1. O fator humano nas organizações ;

1.1 Necessidades humanas (Pirâmide de Maslow) ;

2. Recursos humanos;

3. Motivação organizacional;

4. Trabalho em equipe;

5. Satisfação no trabalho;

6. Satisfação do cliente;

7.Revisão na literatura sobre experiências em programas motivacionais (casos empresariais).

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Partimos do pressuposto que as organizações que utilizam intensamente os programas de motivação empresarial tais como treinamento, recompensas ou planos de benefícios, além de aprimorar seu quadro funcional, se tornam um referencial para os profissionais da área. No nosso ponto de vista, o funcionário é o elemento central das organizações, sejam elas grandes ou pequenas. O que nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com