TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Socioculturais

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso:

Professor: Valdir Luiz Schwengber

Nome do aluno:

Data: 1/05/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. O respeito à diversidade cultural é um dos temas mais discutidos e defendidos em rodas de conversa, nas escolas, meios de comunicação social e grupos familiares. Porém, do contrário ao que ouvimos e vemos, as manifestações preconceituosas contra o “diferente” parecem intensificadas, considerando que os teclados/canetas hoje não estão apenas nas mãos de colunistas e formadores de opinião clássicos. A mais ampla difusão destas manifestações estimula práticas agressivas. Diante do exposto, atenda ao que pede o enunciado (Valor da Questão: 5 pontos)

  1. Apresente uma charge que você visualizou em uma rede social ou em outras páginas da internet, com a identificação da sua fonte, que demonstra uma situação de preconceito ou intolerância;
  2. Destaque os principais alvos dos autores ou a sua crítica, se for o caso;
  3. Indique medidas necessárias para mudar este quadro na sociedade contemporânea.
  1. Um amplo rol de direitos sociais, são garantidos pela Constituição Federal do Brasil, promulgada em outubro de 1988. No entanto, apesar das garantias oferecidas, os meios para o exercício dos direitos dependem de lutas constantes, uma vez que grande parte destes direitos ainda não foram alcançados pela maioria da população.

Aponte dois importantes direitos dos trabalhadores que estão sob ameaça com a aprovação da Lei de Terceirização e a possível aprovação do texto da Reforma Previdenciária, apresentada pelo Governo. Argumente sobre esta perda, fundamentando seu posicionamento a partir de um dos autores clássicos, estudados no capítulo 3 do livro didático.

(Valor da Questão: 5 pontos)


RESPOSTAS:
1.a
[pic 4]
fonte:
http://www.juniao.com.br/chargecartum/



b,    
A discriminação racial é algo recorrente, muito presente na nossa sociedade e, certamente, este não é um assunto novo, temos um forte histórico de preconceito.
       O número de ocorrências que envolvem discriminação racial pode até ter diminuído por decorrência das leis, mas não deixou de existir, frequentemente casos de racismo vão parar nas mídias, em redes sociais, muitos casos protagonizados  dentro do esporte são muito comuns.
    Aí entra a importância de se estabelecer a diferença entre racismo e manifestação racista. As manifestações são individuais e podem ser representadas por atitudes esporádicas. Já o racismo é uma cultura, portanto coletiva. As manifestações incentivam e sustentam esta cultura racista e a cultura, por sua vez, fomenta as manifestações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com