TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos disciplinares 2

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  1.815 Visualizações

Página 1 de 6

1 Ta errada II e III

[pic 1]

2  certa B

Questão – Gestão de Pessoas

A expressão “apagão de mão de obra” passou a ser veiculada na mídia especializada e entre agentes econômicos, sociais e políticos para retratar uma condição estrutural do mercado de trabalho brasileiro, no qual as necessidades organizacionais por competências laborais mais complexas e (ou) de elevada qualificação não são facilmente supridas. Considerando essa realidade, avalie se cada uma das organizações descritas nos itens a seguir adota as melhores práticas de gestão de pessoas, de acordo com abordagens contemporâneas.

 

  1. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a redesenhar seus processos de trabalho para ampliar a produtividade e a qualidade. Em paralelo, tende a ampliar os investimentos em capacitação para prover características multifuncionais aos empregados.
  2. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a conceber políticas remuneratórias diretas e (ou) indiretas mais atraentes. Tornando-se mais atrativa no mercado de trabalho, poderá “congelar” investimentos em capacitação de pessoas.
  3. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a reduzir de maneira significativa as exigências de recrutamento e de seleção para atrair pessoal. Em contrapartida, não terá de conceber políticas remuneratórias mais atraentes.
  4. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a adotar modelos de remuneração variável mais agressivos, conjugados a critérios de promoção mais restritivos, no âmbito do sistema de gestão de carreiras e de remuneração.
  5. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a flexibilizar as exigências de recrutamento e de seleção e a ampliar seus investimentos em capacitação.

Atuam de forma adequada face ao “apagão de mão de obra” mencionado no texto apenas as organizações descritas em

Resposta Selecionada:

b.

I e V.

3 certa A

Considere a seguinte situação hipotética:

 

Três fabricantes de produtos distintos — um de adereços e utilidades femininos; outro de meias para mulheres e lingeries; e um terceiro de produtos diversos com design não convencional —, atuantes de maneira isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos itens das três marcas.

De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela empresa de consultoria americana, a situação descrita acima enquadra-se no(s) modelo(s)

Resposta Selecionada:

a.

I, apenas.

4 Errada D e B

O papel da cultura organizacional na influência do comportamento dos empregados parece ganhar uma importância cada vez maior no ambiente de trabalho. À medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, achataram a estrutura, introduziram o trabalho em equipe, reduziram a formalização e deram mais autonomia aos funcionários, e os valores compartilhados, decorrentes de uma cultura organizacional forte, asseguraram que todas as pessoas fossem na mesma direção.

ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

 

Considerando o texto acima e a existência de uma relação direta entre cultura e comportamento organizacional, avalie as afirmativas a seguir.

 

  1. A cultura é positiva para os empregados, pois ela indica como as coisas devem ser feitas e o que é importante, isto é, contribui para a formação do comportamento organizacional.
  2. As empresas desenvolvem um conjunto básico de premissas, convicções e regras que dirigem o comportamento organizacional.
  3. O sincronismo da cultura organizacional com o comportamento organizacional resulta em clima favorável à efetivação dos objetivos da organização e dos próprios empregados.

 

É correto o que se afirma em

 

Resposta Selecionada:

d.

II e III, apenas.

5  Certa II III e IV Certa E

  1. aos sistemas de informações gerenciais, nos quais se incluem a política salarial, os níveis de promoção e a política de treinamento e desenvolvimento profissional.
  2. às decisões individuais sobre carreira, incluídos os instrumentos de autoavaliação e os processos estruturados de feedback.
  3. ao gerenciamento de carreira pela empresa, inclusos os processos de avaliação de desempenho e de crescimento profissional.
  4. à comunicação entre as pessoas e a empresa, incluída a preparação de gestores, para que se tornem conselheiros e orientadores dos empregados, direcionando suas carreiras na organização.

 

É correto apenas o que se afirma em

Resposta Selecionada:

e. II, III e IV.

6 Certa E

  1. A estrutura organizacional apresenta muitos níveis hierárquicos e a ascensão salarial se faz preponderantemente por promoção horizontal e vertical, no âmbito do sistema de gestão de carreiras.
  2. O processo decisório baseia-se em uma descrição de papéis e de responsabilidades clara e rigorosamente observada no dia a dia da organização.
  3. O planejamento estratégico é realizado pela cúpula dirigente, com apoio de um grupo de especialistas de alto nível lotados no departamento de planejamento da matriz, produzindo diretrizes e objetivos negociais para a organização.
  4. O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e compartilhamento de informações e de pontos de vista. Nesse contexto, as pessoas têm acesso franqueado aos seus dirigentes e às equipes de áreas funcionais e técnicas da organização.
  5. As descrições de responsabilidades e de atribuições são estabelecidas de maneira genérica e contextualizada, privilegiando a explicitação dos resultados a serem alcançados, ao lado dos padrões de serviços, da qualidade e dos relacionamentos pessoais e negociais internos e externos.

São pertinentes apenas as características descritas em

 

Resposta Selecionada:

e.

IV e V.

7 Certa B

Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir.

  1. O excesso de burocracia na revendedora de automóveis constitui obstáculo para que a empresa seja eficaz em seus objetivos comerciais.
  2. A atitude do vendedor revela falhas no treinamento oferecido pela empresa, pois ele foi incapaz de cumprir a promessa contida na faixa afixada na loja.
  3. Há evidências de disfunção burocrática caracterizada pela dificuldade de atendimento aos clientes frente a demandas não usuais.

Resposta Selecionada:

8 Errada E

  1. O sistema de avaliação contínua utilizado permite identificar os talentos da empresa e embasa as decisões referentes a promoções.
  2. O sistema de avaliação contínua utilizado auxilia a empresa nas tomadas de decisão referentes a desligamentos e transferências de funcionários.
  3. O recrutamento interno praticado pela empresa X motiva todos os funcionários a trabalharem com seriedade e a participarem dos treinamentos, pois aumentam as chances de promoção e progressão na carreira.
  4. O programa de treinamento para formação de líderes é tão eficiente que possibilita que a empresa desenvolva suas próprias lideranças, sem precisar recorrer ao mercado.

 

É correto apenas o que se afirma em:

Resposta Selecionada:

e.

III e IV.

b. III apenas

8

9 Certa B

As organizações produtivas costumam definir como objetivo principal o aumento nas vendas, o incremento nos lucros, o aumento na participação de mercado ou, ainda, outras medidas de desempenho relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio. Metas de crescimento podem ser perseguidas por meio de estratégias diversas.

Que estratégia foi utilizada pela rede de hotéis de que trata o caso acima para promover seu crescimento?

Resposta Selecionada:

b.

Integração horizontal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (207.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com