TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do Processo Seletivo

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Atualmente, com o avanço da globalização, as organizações necessitam se adaptar às constantes mudanças que ocorrem dentro da economia, com o aumento das competitividades e as inúmeras informações disponíveis, torna-se necessário que as empresas se reavaliem e busquem novas estratégias para crescer no mercado em que atuam. É através do RH que são recrutados, selecionados, treinados e motivados os colaboradores, para com isso se tornarem parte da empresa.

Em geral um processo começa na definição do perfil da vaga, essa fase é feita entre o departamento de Recursos Humanos e o requisitante da vaga, juntos vão definir as características e habilidades que são fundamentais para aquele profissional que estão buscando, ou seja, no momento do alinhamento são definidas todas as características técnicas e comportamentais que buscam no novo profissional.

 O objetivo dos recrutadores de uma empresa, durante o processo seletivo é conhecer melhor cada candidato pois um processo seletivo mal feito, acaba contratando um funcionário que não se encaixa adequadamente para a vaga logo a empresa terá que contratar outro funcionário, tendo mais custos pagando as verbas rescisórias do trabalhador que não possui o perfil.

Por que fazer o Processo Seletivo

 Nem todas as empresas possuem Departamento de Recursos Humanos com especialistas de recrutamento e seleção, mas todos os gerentes e donos de empresas devem ter conhecimentos específicos quando se trata de selecionar pessoas, mais com a grande concorrência no mercado as empresas estão apostando em um RH para uma melhor organização. O RH é uma área que está sempre em crescimento, buscando o melhor para a empresa e para o colaborador, devendo ter profissionais com visões estratégicas, criativas, comunicativas e com percepção, principalmente quando se trata de pessoas.

O processo seletivo é feito para tentar minimizar o erro de trazer uma pessoa que não alcançar os objetivos que a vaga procura. Além da frustração e da perda de tempo, o turnover custa caro. A reposição de um funcionário é tão mais cara quanto mais alto o cargo e quanto mais importante para o negócio é a contribuição da pessoa que está deixando a empresa.

A seleção está mais conhecida como seleção por competência de forma que participam apenas pessoas aptas, tornando-se mais objetiva, a pessoa que não tem competência pode se considerar fora do mercado, pois é um pré-requisito fundamental para se conquistar um emprego. Por isso é importante que os gerentes ou responsáveis pelas empresas adaptem-se ao processo de seleção para identificar pessoas eficientes e capazes de executar tarefas importantes.

O planejamento é algo indispensável na entrevista de emprego, para que a mesma seja positiva trazendo ótimos resultados, tanto para a organização, quanto para o entrevistado, planejamento este que venha a ser feito pelo candidato e pelo entrevistador. A seleção está mais conhecida como seleção por competência de forma que participam apenas pessoas aptas, tornando-se mais objetiva. A pessoa que não tem competência pode se considerar fora do mercado, pois é um pré-requisito fundamental para se conquistar um emprego. Por isso é importante que os gerentes ou responsáveis pelas empresas adaptem-se ao processo de seleção para identificar pessoas eficientes e capazes de executar tarefas importantes.

Como fazer a Etapas do Processo Seletivo

O processo de seleção é uma técnica utilizada pelas empresas para contratar pessoas certas para cargos certos, existindo vários caminhos para se chegar a essa pessoa. O processo seletivo usa informações a respeito dos candidatos e escolhe qual deles deverá receber a oferta de emprego, é a escolha do melhor.

A ideia aqui é realizar todas as etapas de contratação passo a passo, sem deixar nenhuma documentação pendente. O profissional de recrutamento e seleção precisa saber qual a exigência do cargo para que busque características compatíveis e o entrevistado precisa se planejar buscando diversas informações sobre a organização, principalmente no que se diz respeito aos seus produtos e serviços ofertados no mercado atual.

Após alinhamento inicia- se a busca de candidatos através do anuncio desta vaga, no anuncio a empresa divulga publicamente a necessidade de contratar um profissional para atuar em um cargo especifico. Esta declaração acontece de forma direcionada, em diversas fontes: agencias ou consultoras de empregos, jornais, grupos de profissionais atuantes na área, internet, e atualmente as redes sociais têm sido usadas como fontes de atração de novos profissionais. A empresa direciona essa busca em meios e fontes que tem maior índice e perspectiva de retorno para aquele processo especifico.

A partir da captação dos currículos, inicia- se a triagem desse material. A triagem é a análise dos currículos, nesta fase o profissional de seleção vai avaliar as exigências da vaga com as informações descritas no currículo. Nesta etapa verifica- se a formação escolar, experiência anterior do candidato, cursos, conhecimento de outro idioma e outras. Desta triagem são selecionados os primeiros os candidatos que irão participar da próxima etapa, geralmente a entrevista.

Durante o processo algumas técnicas podem ser utilizadas para aprimorar a seleção: dinâmica de grupo, provas situacionais, provas especificas e avaliação psicológica. Todas essas técnicas são aplicadas pelo selecionador para avaliar as habilidades buscadas nos candidatos.

 

Passos essenciais na contratação do funcionário

1º Passo: Definição da vaga e do perfil desejado

O primeiro passo na hora de contratar um novo funcionário é saber bem que tipo de perfil você deseja para a vaga em aberto. Comece descrevendo as funções que o futuro empregado vai exercer. Destaque especialmente as responsabilidades atribuídas à vaga, os conhecimentos necessários e as habilidades que os candidatos devem possuir. Outros pontos a levar em consideração é descrever os cursos extras desejados, o salário oferecido e a quantidade de horas trabalhadas.

2º Passo: Anúncio da vaga

O próximo passo é anunciar a vaga em diferentes plataformas. Para isso, mapeie as principais plataformas de anúncio de emprego que estejam de acordo com o perfil que você deseja. Escreva um texto objetivo com as características da vaga. Então, basta anunciar a oportunidade de trabalho em jornais, sites especializados em busca de emprego, grupos de emprego relacionados ao perfil da vaga e também no site e nas redes sociais da empresa.

Lembre-se que para encontrar o melhor candidato será preciso criar anúncios eficientes, os mais completos possíveis. Chame a atenção para a experiência exigida, as atividades a serem realizadas, o horário de trabalho e o salário. Assim, os candidatos já vão sendo pré-selecionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com