TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º Etapa Processo Gerenciais

Dissertações: 1º Etapa Processo Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 13

2 Fazer uma pesquisa comparativa das definições de Planejamento, confrontando com o

que apresentam outras duas fontes bibliográficas de Administração disponíveis na

biblioteca do Polo de Apoio Presencial.

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio) , que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

Livro: Teoria Geral da Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano ( sexta edição)

A - Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (idéias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcionais também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias e o Plano Operacionais que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.

Comparação: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento, já referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento. No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.

Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker

B - Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probilidades. Eles são criados pelos executivos tomam decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em : estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionário. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “ O que é mais provável que aconteça? “ e “ O que já aconteceu que irá criar no futuro? “

Comparação: no livro PLT existem três níveis diferente de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimento do passado, presente e futuro, existindo apenas um maneira de planejar.

De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.

O planejamento ocorre em todas as dimensões da atividade humana, quer no plano pessoal onde se reveste de considerável relevância, ou na dimensão organizacional onde, se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos.

Ao se planejar ocorre uma junção de coisas necessárias e suficientes para se atingir objetivos.

O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acabam assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.

O empreendedor com visão faz a diferença transformando algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade.

Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagar por sua falta de visão... Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.

Ao se ler os dois trechos a cima podemos concluir que um empresário de sucesso necessita ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro. É preciso também ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis e mesmo que isso ocorra o empreendedor vai estar devidamente preparado para assumir seu fracasso e assim dar a volta por cima e manter o otimismo e a paixão pelo que faz e isso torna o principal combustível, mantendo-se casa vez mais auto determinado.

O planejamento dentro da empresa é de extrema importância para que a mesma possa alcançar seus objetivos, pois sem o planejamento, futuramente ela estará comprometida no mercado.Sendo assim o planejamento faz com que a empresa tenha decisões mais claras diante de qualquer problema.

Há três tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com