TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício "Conectando peças"

Por:   •  13/3/2018  •  Seminário  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório individual

Exercício “Juntando os pedaços”

Como foi o exercício (atitudes, comportamentos, erros e acertos de cada parte)

O exercício pedia que fosse entregue um retângulo de 7,03cm x 9,87cm (com precisão de +/- 2mm), formado por papel de 4 cores diferentes, sendo que a primeira dupla a completar a tarefa venceria. Todas as duplas receberam uma folha de instruções com o mesmo conteúdo e uma folha de papel colorido; porém todas as duplas possuíam a cor verde, exceto por três duplas com papel de cor diferente (azul, laranja ou rosa). Além disso, outras três duplas receberam material adicional: régua, cola e tesoura, itens escassos e de distribuição aleatória.

  • Atitudes e comportamentos durante o exercício

A postura inicial da dupla foi de entender a situação e já partir para negociação com as outras equipes, já que tínhamos posse da cola, prometendo seu uso no futuro. No início as negociações foram mais fáceis, pelo valor percebido da cola entre as demais equipes. Nossa primeira negociação foi com a dupla da régua para construir um “molde”, que logo em seguida se tornou uma nova moeda de troca para nossa dupla. O próximo passo foi negociar um pedaço do papel rosa, em troca do “molde”. Assim estávamos confiantes para seguir com as negociações e otimistas que conseguiríamos cumprir a tarefa a tempo.

Entretanto havia grande incerteza por parte das equipes quanto aos requisitos exatos e foram sendo criados “novos” requisitos para a entrega e para o processo, como de tamanho das cores ou maneira de cortar os papéis. Ademais foram criadas novas regras e restrições, como impossibilidade de uso de recursos próprios e pedir emprestado ao professor. Essas informações errôneas se propagavam rapidamente entre as duplas que estavam sob “efeito manada” e se concentravam em pontos da sala.

É importante pontuar que a qualquer momento era permitido fazer perguntas ao professor, com custo zero, porém esse recurso foi pouco explorado; sendo que não insistimos em formas diferentes de formular a pergunta em busca de mais informações.

Nesse ponto, começamos a nos libertar um pouco das restrições “criadas” e começamos a cortar o papel com a unha e nos abrimos para negociar o uso da cola por uma ideia, que foi o uso de outros papéis como fonte das duas cores faltantes (instruções e envelope) Mesmo assim não conseguimos entregar a tarefa a tempo, pois o tempo se esgotou logo em seguida.

  • Erros e acertos

O erro principal foi a falta de entendimento claro da tarefa, que preenchemos com premissas falsas e sem utilizar o recurso de pedir mais esclarecimentos. Além disso, outro erro que atrapalhou bastante nosso desempenho foi levarmos sempre nossos recursos obtidos à vista; assim quando chegamos ao fim da tarefa que precisávamos somente de duas cores para concluir, as negociações se tornavam muito mais difíceis. Como as outras duplas tinham ciência de que só nos faltavam esses dois elementos, nos era exigida que a troca todos os nossos recursos obtidos por cada pedaço de papel; além de permitir que usassem nossos materiais primeiro. Esse acontecimento exemplifica claramente a ilusão “poética” de que os outros farão o que eu acho certo (troca de 1 recurso por 1 recurso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com