TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício avaliativo - Disc. Fundamentos de Administração

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

2 - Perfil de negociador agressivo.

Grande comunicador

Por ser uma das poucas pessoas a falar inglês fluente, pôde trabalhar efetivamenmte no processo de internacionalização da cvrd, se tornando peça fundamental no processo da integração da empresa nos mercados mundiais.

Cultivou rede de relacionamentos interpessoais, aproximando-se de pessoas estratégicas e poderosas.

Aptidão em liderar, com capacidade de influenciar e inspirar funcionários.

Possui visão global sobre as organizações em que trabalha.

3 - Foram as competências apresentadas por Agnelli que o levaram ao sucesso quanto a reestruturação da empresa, de maneira eficaz e simples.

Agnelli priorizou o foco da empresa em exploração mineral, estabeleceu metas de produtividade a serem cumpridas por todos os funicionários, ampliou o mercado da empresa levando-a a internacionalização.

O perfil de negociador agressivo influencia na escolha das estratégias a serem seguidas, o fato de ser grande comunicador e lider auxiliou no direcionamento dos demais funcionários e na decisão de fazer funcionar a comunicação entre todos e setores e entre as diretorias da empresa.

Como ressaltado anteriormente, por ser fluente em um idioma estrangeiro, pôde eficientemente elevar a empresa a um patamar de empresa internacional.

4 - Agnelli encontrou a CVRD contendo empresas fora do ramo da mineração, o que não era o foco da empresa. A estratégia utilizáda foi vendê-las afim de direcionar os recursos para a atividade prioritária, a mineração.

A empresa apresentava uma situação de impasse entre os sócios, com deficiência na comunicação entre os setores e também entre a própria diretoria. A medida tomada por Agnelli para reverter tal situação foi o de aprimorar a comunicação entre os diversos setores da empresa, com o bjetivo de tornar a produção mais eficiente e de reunir a diretoria em um mesmo local, para que o processo de tomada de decisão e a comunicação fosse agilizado.

5 - É possível afirmar que Agnelli planejava o futuro da CVRD antes de assumir a presidência, pois, como o texto evidencia, o empresário tomou diversas medidas mesmo antes de assumir o cargo de presidente, para que a empresa obtivesse sucesso em seu seguimento.

Houve um longo processo de negociação e análise junto aos acionistas da CVRD visando o fim do impasse existente em relação a condução da empresa, impasse este que teve seu fim com desligamento de Benjamin Steinbruch da empresa e a retirada da participação do Bradespar S/A da Companhia Siderúrgica Nacional.

Apesar de não ter assumido a CVRD logo após a resolução do imapsse, Agnelli deu início a discussão sobre as estratégias de longo prazo que a companhia deveria adotar para se destacar em seu segmento.

6 - De acordo com o estudo de caso, é possível identificar que Roger Agnelli apresentou os papéis gerenciais descritos por Mintzberg.

O papel interpessoal é notado quando Agnelli atua como relações públicas, cultivando relacionamentos interpessoais, aproximando-se de pessoas poderosas. O executivo também é tido como um símbolo de sucesso, desempenhando a função de líder e recebendo o reconhecimento e levando a inspiração pela sociedade, por seus funiconários e clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com