TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  6/10/2020  •  Resenha  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

              [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO (DIURNO)

Arthur Afonso de Castro – 418860

Isadora Oliveira do Amaral – 418167

Jéssica Dantas de Andrade – 409954

Manoel Felício de Castro Júnior -  418268

Marcelo Araújo Moraes – 421579

Pedro Ernesto Alves Maranhão - 421725

Análise fílmica: “Coach Carter - Treino para a vida”

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS I

Prof.ª: ELIDHIARA TRIGUEIRO GUIMARAES  

Fortaleza- CE

2020

Roteiro e Respostas

  1. Quais as características de liderança do personagem Ken Carter?

A primeira característica de liderança apresentada por Ken Carter foi o respeito exigido por ele. Para que houvesse uma relação igualitária entre ele e os jogadores, começou os chamando de senhores, mas ao mesmo tempo mostrando que existe uma hierarquia que deve ser respeitada. Prosseguindo, para estabelecer as regras e contar com o comprometimento da equipe, Carter formulou um contrato no qual era necessário que os jogadores atendessem às aulas, mantivessem uma determinada média de notas e usassem gravata nos dias de partida para que eles pudessem participar dos jogos, assim ele poderia definir os objetivos e responsabilidades individuais e grupais. Carter fez um grande esforço para fazer com que os jogadores entendessem o seu trabalho em equipe. Assim como as vitórias eram comemoradas por todos, as punições também eram aplicadas a todos quando algum jogador lhe era desrespeitoso ou chegava atrasado, por exemplo. Essa estratégia foi usada para que eles desenvolvessem um sentimento de comprometimento mútuo.

Ken Carter também possuía visão sistêmica, essa habilidade fazia com que seus ensinamentos fossem além da esfera técnica e penetrassem nas outras áreas da vida de cada jogador. Carter queria mostrar que os garotos não podiam ver o basquete apenas como um entretenimento, mas sim como a oportunidade que eles tinham para conseguir ingressar em uma universidade e, consequentemente, ter uma vida próspera, diferente do que era presumido para eles. O contrato feito por Carter, além disso, transformou o caráter dos garotos, o que os permitiu evoluir e amadurecer em diversas áreas. Do mesmo modo, Ken apresentou uma liderança de apoio que pôde ser vista na cena em que o jogador Timo Cruz, após o assassinato de seu primo, procura o treinador no meio da noite em sua residência e é acolhido com apoio emocional. Outra característica de liderança apresentada pelo treinador foi o seu carisma, que inspira orgulho, confiança e fé. Isso foi visto após a derrota no jogo contra o St. Francis, quando Carter demonstrou todo o seu orgulho pela equipe e disse que ainda que pudesse treinar qualquer outro time em toda a Califórnia, ficaria com o Richmond Oilers.

  1. Que tipos de liderança informal foram surgindo dentro do time? Identifique nos personagens.

Quando Carter repreendeu fisicamente Timo Cruz por sua afronta verbal e física, Timo decidiu sair da equipe, o que fez com que mais outros dois marcadores do time repetissem seu comportamento. Esse foi o primeiro momento em que alguém fora o treinador Carter mostrou-se "líder”, só que nesse caso, não desempenhou o papel de um bom líder.  

Quando Timo Cruz decide voltar para equipe e não conseguiu concluir o desafio proposto pelo treinador, Jason Lyle mostrou-se líder quando, inconscientemente, encorajou o grupo a ajudar Timo a terminar o desafio, assim toda a equipe seguiu sua decisão e ajudou Timo. Portanto, foi possível observar o surgimento de duas lideranças informais entre os jogadores do time Richmond Oilers, sendo estas: Jason Lyle (Channing Tatum) e Timo Cruz (Rick Gonzalez). O primeiro apresentou traços de liderança carismática pois este conseguia harmonizar o clima, influenciando os demais através do exemplo. Já o jogador Timo Cruz conquistou sua liderança mediante seus conhecimentos técnicos no jogo, sendo respeitado pelas suas habilidades até mesmo em momentos de conflito e ruptura.

  1. Descreva os pontos fortes e a melhorar no desempenho de cárter em termos de habilidades gerenciais de Katz e Kahn.

A partir do que foi observado no filme, é possível identificar duas fortes habilidades gerenciais no coach Carter (Samuel L. Jackson), sendo estas: humana e técnica. A primeira é consagrada pelas habilidades do técnico do time em lidar com momentos de crise e encontrar métodos e soluções para estimular a motivação de seus atletas e conquistar suas respectivas confianças, eliminando as eventuais resistências destes a sua liderança. Já a habilidade técnica é demonstrada sutilmente pelo renome que o treinador tem como atleta, sendo possível até mesmo encontrar o seu nome no memorial dos atletas que se encontra exposto na quadra aonde o Richmond Oilers pratica seus treinamentos. Em adição, seu desempenho técnico como treinador é consagrado pela utilização de jogadas elaboradas e treinamentos focados em aperfeiçoar o desempenho dos atletas.

Contudo, é possível identificar a habilidade estratégica como sendo um ponto fraco de acordo com o que foi apresentado no filme, uma vez que o treinador tomou decisões que repercutiram de forma negativa na comunidade em que o mesmo está inserido, comprometendo em parte o tempo que este dispunha para treinar o time. Ademais, o mesmo não soube analisar com precisão o contexto social e familiar em que seus jogadores se encontravam, evitando que o mesmo pudesse empregar estratégias mais adequadas.

  1. Identifique os elementos da cultura organizacional da realidade da escola e do ambiente externo do filme.

Os ambientes externos e internos da escola estão fortemente relacionados. O ambiente externo a escola é composto de um cenário de criminalidade e pessimistas quanto o futuro das crianças  e jovens, prova disso é o comportamento dos pais na primeira reunião com o treinador Carter onde eles foram contra às cláusulas do contrato de basquete que ele fizera para os jogadores, os pais achavam desnecessário tantas exigências  quanto a notas e vestimenta dos alunos,  mas tudo o que Carter desejava era tirar os jovens ta atmosfera negativa e com o fim na vida de envolvimento no crime como era refletido na cultura da organização chamada sociedade. No ambiente interno era da mesma forma, os gestores da escola se contrapunham às exigências de Carter inicialmente, pois eles não viam os jogadores com futuros brilhantes (ou a maioria dos alunos), a diretora chegou a mencionar ao agente Carter que ele apenas deveria continuar treinando o time e não tirar o basquete deles pois era a única coisa que mantinha alguns adolescentes longe do crime e que a maioria dos estudantes da escola nem terminavam o ensino médio e uma percentagem ainda menor não chegava a entrar na faculdade. Carter, porém, queria mudar esses fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com