TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Departamento de Administração

Estágio Empresarial

Empresa: BANCO DO BRASIL S. A. – RETAB (Reclamações Trabalhistas)

Eduardo Farias Cardoso de Almeida     N° USP: 5881062

Prof.: Dr. Charbel José Chiappetta Jabbour

Data de início do estágio: 17/07/2009

Data do término do estágio: ainda estagiando

Ribeirão Preto

Dezembro/2009

  1. HISTÓRICO DO BANCO DO BRASIL S.A.:

Em doze de outubro de 1808, quando o Brasil passou a ser sede da Coroa Portuguesa, foi criado o primeiro Banco do Brasil pelo então Rei D. João VI. O capital da instituição seria constituído de 1.200 ações de um conto de réis cada uma e seu lançamento público destinava-se à subscrição por grandes negociantes ou pessoas abastadas. Foi criada por sugestão do conde de Linhares, Rodrigo de Sousa Coutinho, visando a criação de indústrias manufatureiras nacionais, incluindo isenções de impostos para importação de matérias-primas e de exportação de produtos industrializados.

Em janeiro de 1809, D. João buscou apoio junto aos governadores das Capitanias, determinando que buscassem acionistas para o Banco do Brasil. Sua localização inicial se deu na Rua Direita, esquina com Rua de São Pedro, no Rio de Janeiro, iniciando suas atividades em 11 de dezembro de 1809. Funcionando como uma espécie de banco central misto, foi o quarto banco emissor do mundo, depois do Banco da Suécia (1668), Banco da Inglaterra (1694) e Banco da França (1800).

Em 25 de abril de 1821, D. João VI e a Corte acabam retornando a Portugal, levando os recursos depositados no Banco, já em crise devido à sua profunda vinculação com os interesses da Coroa. Com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, o apoio do Banco foi decisivo para que as autoridades da época conseguissem custear escolas e hospitais e equipassem os navios que minaram as últimas resistências lusitanas e asseguraram a Independência. O Banco do Brasil foi exaurido por saques da Corte Portuguesa em seu retorno a Lisboa, por descalabro administrativo e desmandos financeiros durante o 1º Reinado, o que levou á falência esse primeiro Banco do Brasil, em 1829.

O Banco do Brasil transformou-se, em 1863, no único órgão emissor do território nacional. O Banco, no entanto, nunca sanou o problema estrutural de insuficiência de fundo disponível para garantir o volume de emissão necessário aos financiamentos exigidos pelo desenvolvimento econômico. Até a criação do Banco Central do Brasil, era emissor de moeda. As ações do Banco do Brasil foram admitidas à cotação na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 18 de junho de 1921.

Atualmente ocupa posição de destaque no sistema financeiro nacional, sendo o primeiro em ativos financeiros (R$ 342 bilhões), volume de depósitos totais (172 bilhões de reais), carteira de crédito (150 bilhões de reais), base de clientes pessoas físicas (23,7 milhões), câmbio exportação (28,1% do mercado), administração de recursos de terceiros (193 bilhões de reais, o maior da América Latina) e faturamento de cartão de crédito (19,8% do mercado).

O Banco do Brasil registrou no segundo trimestre de 2009 um lucro líquido de R$ 2,348 bilhões, o que representa um crescimento de 42,8% em relação ao mesmo período de 2008 (3,992 bilhões). No segundo trimestre de 2009 alcançou a sétima posição dentre os bancos mais lucrativos das Américas. É importante lembrar que o Banco do Brasil possui uma importante presença nas políticas de crédito para o agronegócio do país, financiando igualmente boa parte das exportações e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

        

O estágio no Banco do Brasil aconteceu no setor responsável por todas as reclamações trabalhistas do Banco (RETAB), dentro do setor de ADM desta área. Antes de 2009, este setor se encontrava disperso por todo o território nacional e era realizado nos Centros de Logística (CSL’s do país), porém foi concentrado em Ribeirão Preto para facilitar e centralizar o núcleo da organização criada para acompanhar os processos jurídicos para a defesa do Banco das reclamatórias e pendências trabalhistas iniciadas contra o Banco do Brasil. Dessa forma, todos os processos trabalhistas de todas as regiões do país são analisados e contabilizados na unidade de Ribeirão Preto.

        

  1. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL:

O Banco do Brasil está inserido no mercado financeiro nacional, atuando no setor público. A empresa sofre com uma forte concorrência do mercado bancário, tendo como principais concorrentes empresas privadas e públicas, tais como o Bradesco, o Santander (Real), o Banco Itaú/Unibanco, a  Caixa Econômica Federal, entre outros.

Com essa forte competitividade, a globalização e os ganhos financeiros menores (spreads), os bancos particulares estão procurando se fortificar através de novas fusões e aquisições. Um bom exemplo que comprova tal fato é a recente fusão dos Bancos Itaú e Unibanco. A aquisição do banco Nossa Caixa S/A, mostra como a empresa vem procurando se solidificar em território nacional também aderindo as fusões, tentando crescer no mercado, ampliando sua gama de clientes e tentando ampliar também seu poder no mercado.

Dentre os principais serviços oferecidos pelo Banco do Brasil S/A destacam-se as Contas Correntes; Pagamentos; Recebimentos; Depósitos Judiciais; Gerenciadores Financeiros (permitem realizar transações bancárias diretamente de qualquer empresa); Atendimentos; Balcões de Negócio; Linhas de Crédito para Capital de Giro, Financiamentos e Exportações, Produtos de Seguridade, Previdência e Capitalização, além de diversas opções de investimento.

        

Com relação aos consumidores dos serviços bancários, há uma enorme variedade de pessoas físicas e jurídicas, pois o banco possui agências espalhadas por todo o território nacional e no exterior. Assim, os clientes do banco vão desde funcionários públicos, pequenos, médios e grandes empresários até grandes empresas dos vários setores da economia nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (306.7 Kb)   docx (410.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com