TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICA I MEDIDAS LEI DE NEWTON

Por:   •  18/9/2016  •  Dissertação  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

UNAERP

Praticas de Leitura e Interpretação de Texto

Daniel Marques de Sousa

805.685

Engenharia de Produção

  1. Produza uma paráfrase do texto.

o que uma boneca loira e toda patricinha, branca como a princesa da Noruega, faz em terra verde amarela, sofrida e com pessoas de diversas etnias misturadas ? Nada além de impor o modelo consumista norte americano, em uma sociedade que já esta poluída por uma cultura americana. De inicio é pra mostrar que o estilo de vida da boneca é a ideal para as pequenas garotas, jeito de se vestir até penteados e etc, tornando elas algo mesquinha e superficial.

A boneca apresenta uma ideia que toda mulher deve cuidar da sua aparência e não de sua inteligência e conteúdo, assim dependendo sempre financeiramente de alguém para comprar suas coisas caras e de marca. Mostrando que a única ideia da boneca é alavancar uma geração de garotas consumistas que não serve pra muita coisa além de consumir e procriar com um homem rico.

Em geral a impressão que a boneca passa é que estamos em uma sociedade que a valorização dos bens matérias é maior que da inteligência e de qualquer outra qualidade do ser humano, tendo em vista que tudo isso pode ser financiado pelos próprios pais.

  1. Identifique a tese central defendida pela autora. Qual a sua opinião sobre ela?

É uma critica, de uma cultura para mulheres, brinquedos que formam opinião e ideologia, e influencia como a menina vai se ver futuramente, buscando o corpo perfeito e esquecendo de outros atributos como inteligência.

Estereótipos existem, e isso ocorre desde a época das cavernas, com eles vieram as preferencias, sendo elas mais diversas possíveis entre as décadas.

A boneca exibe um estilo de patricinha americana, que tem tudo que quer, é obviamente muito diferente da realidade da grande parte do mundo, os cabelos loiros e lisos, roupas bonitas e outros acessórios que aparentam ser caros. Mas e dai? Eu tive bonecos do Homem Aranha, Capitão América e do Batman, todos eles lotados de músculos, e nem por isso esses bonecos me passaram uma mensagem; “seja musculoso”, “bata em qualquer um na rua”. Logo pessoas com qualquer Q.I pode entender que a boneca não traduz que a mulher deve ser improdutiva, ou depender de um homem como no século XVII.

Dinheiro, beleza física, isso tudo pode deixar alguém feliz? OBVIO que sim, o mundo tem que ser visto como ele é. Aquela pequena atriz talvez não tenha tanto talento, mas tem beleza, você acha que isso pode favorecer ela a conseguir um papel? A resposta é obvia, a boneca é a tradução material do que é a sociedade, do que a Marilyn Monroe representou nos anos 40 e 50, isso estava pra toda criança ver, e querer ser que nem ela após ver um filme, talvez até pudesse influenciar mais que uma simples Barbie. A única coisa que posso comparar esse texto é o feminismo, pelo fato da exagerada reclamação de algo tão bobo, quanto à revolta da autora.

Cada mulher é bonita de uma maneira, nem todas será o clone da Barbie ou da aquela atriz de Hollywood, todas vão ter algum “defeito estético”, assim como qualquer ser humano, cabe a elas serem felizes como elas são, e se algo deixa-la insatisfeita corra atrás e mude, porque o mundo vai demorar muito mais pra mudar do padrão de beleza atual. Elas sempre esquecem o quanto são bonitas com suas diferenças, que sempre vai ter uma pessoa que gosta de uma gordinha, magrinha, baixinha, muito alta, pouco peito, muito peito, atrapalhada, cheia de TOC, que é de humanas ou que é de exatas, que prefira Stones a Beatles, ou que prefere musica clássica ao pop. No final das contas, feliz é aquela mulher que vive a realidade e saiba do que quer, e que seja livre e independente, ao ponto de mudar o que ela julgar necessário em sua aparência, o importante é ser feliz, e por outro lado as infelizes, vão fazer textão na Internet, querendo que o mundo mude, ao invés dela simplesmente mudar e entender que não pode obrigar a alguém gostar de algo que não o agrade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com