TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA COMO MEDIDA PREVENTIVA PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL

Por:   •  2/2/2018  •  Monografia  •  7.007 Palavras (29 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFICIONAL DE BARRA DO GARÇAS

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

        

ANTONIA APARECIDA GONÇALVES RIBEIRO

LUCÉLIA ALVES DE SOUZA

VANUZA DA SILVA PEREIRA OLIVEIRA

A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA COMO MEDIDA PREVENTIVA PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL

ÁGUA BOA – MT

2017[pic 3]

ANTONIA APARECIDA GONÇALVES RIBEIRO[pic 4]

LUCÉLIA ALVES DE SOUZA

VANUZA DA SILVA PEREIRA OLIVEIRA

A PRATICA DA ATIVIDADE FÍSICA COMO MEDIDA PREVENTIVA PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Unidade Operativa de Barra do Garças – MT, como parte dos requisitos parciais para à obtenção do Título de Técnico em Enfermagem.

        

Orientador: Prof. Bel. Danilo Pereira Costa

ÁGUA BOA – MT

2017[pic 5]

 A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA COMO MEDIDA PREVENTIVA PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL[pic 6]

Trabalho de conclusão de Curso julgado e aprovado para a obtenção do grau de Técnico em Enfermagem, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

Aprovado pela Banca Examinadora em ____ de ___________de 2017.

BANCA EXAMINADORA:

________________________________________

Orientador: Prof. Bel. Danilo Pereira Costa

________________________________________

Viviane Fernandes dos Santos Andrade

Analista Técnica em Saúde          

         

                                                     

________________________________________

Prof.                                                   [pic 7]


AGRADECIMENTOS[pic 8]

Eu Antônia agradeço primeiramente a Deus se não fosse por ele hoje não estaria aqui, agradeço também a toda minha família, colegas e professores por compartilharem deste momento na minha vida.

Eu Lucélia agradeço a Deus por ter me dado força para superar as dificuldades. Aos meus familiares, professores e principalmente ao meu orientador pela paciência. Enfim a todos os meus amigos que de certa forma me ajudaram e fizeram parte desta etapa da minha vida, o meu muito obrigado!

Eu Vanuza, agradeço a Deus que está sempre presente em minha vida, a meu esposo Wesley que está sempre me apoiando e a minha filha Wanessa, pois, é por ela tomo todas as minhas decisões.

RIBEIRO, Antônia Aparecida Gonçalves; SOUZA, Lucélia Alves de; OLIVEIRA, Vanuza Da Silva Pereira. A Pratica Da Atividade Física Como Medida Preventiva Para A Hipertensão Arterial. 2017. 30 páginas. Trabalho De Conclusão De Curso (Técnico em Enfermagem) SENAC - Serviço Nacional De Aprendizagem Comercial. Água Boa – MT, 2017.[pic 9]

RESUMO

Este estudo trata-se de uma revisão da literatura na qual foi abordada a temática sobre A prática da Atividade Física como Medida Preventiva para a Hipertensão Arterial. Tendo em vista que atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, uma promoção saudável para a população, sendo recomendada como uma estratégia para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Com o objetivo de Evidenciar através de revisão de literatura que a prática regular de atividade física favorece a prevenção da hipertensão arterial. No qual se obteve após intensa busca em revistas e artigos científicos, trabalhos científicos e sites da internet, através da biblioteca virtual e da Scielo, para construção deste com foco direto em entender e evidenciar a prática da atividade física como medida preventiva para a hipertensão arterial. Nesse contexto observa-se a importância da equipe de enfermagem estar atualizada e capacidade para identificar os sinais e sintomas da hipertensão, bem como encaminhar o paciente/cliente ao médico para que seja realizado o diagnóstico corretamente e prescrito o tratamento adequado. Vale destacar que o tratamento não medicamentoso é aliado fundamental para o tratamento da HA, principalmente as atividades físicas, por serem de baixo custo, eficácia e trazer consigo inúmeros benefícios, dentre eles mudança no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis o que irá proporcionar o controle dessa doença degenerativa que apresenta alta incidência na população e tornou-se um problema de saúde pública.

Palavras chave: Hipertensão Arterial; Atividades Físicas; Atribuições da Enfermagem.

[pic 10]

RIBEIRO, Antônia Aparecida Gonçalves; SOUZA, Lucélia Alves de; OLIVEIRA, Vanuza Da Silva Pereira. A Pratica Da Atividade Física Como Medida Preventiva Para A Hipertensão Arterial. 2017. 30 paginas. Trabalho De Conclusão De Curso (Técnico em Enfermagem) SENAC - Serviço Nacional De Aprendizagem Comercial. Água Boa – MT, 2017.[pic 11]

ABSTRACT



This study is a review of the literature on the subject of Physical Activity as a Preventive Measure for Arterial Hypertension. Given that physical activity has several beneficial effects on the body, a healthy promotion for the population, and is recommended as a strategy to provide a better quality of life. With the objective of Evidence through literature review that the regular practice of physical activity favors the prevention of hypertension. This was obtained after intense search in scientific journals and articles, scientific works and internet sites, through the virtual library and Scielo, for the construction of this one with a direct focus on understanding and evidencing the practice of physical activity as a preventive measure for arterial hypertension . In this context, it is observed the importance of the nursing team to be up to date and able to identify the signs and symptoms of hypertension, as well as refer the patient / client to the doctor so that the diagnosis is correctly performed and the appropriate treatment prescribed. It is worth noting that non-drug treatment is a fundamental ally for the treatment of hypertension, especially physical activities, because they are inexpensive, effective and bring numerous benefits, including lifestyle changes and adoption of healthy habits, which will provide the control of this degenerative disease that has a high incidence in the population and has become a public health problem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com