TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

GODOFREDO GOMES DE OLIVERIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

SUZANO PAPEL E CELULOSE S/A

SÃO PAULO

2012

GODOFREDO GOMES DE OLIVEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

SUZANO PAPEL E CELULOSE S/A

Trabalho apresentado às disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, como avaliação parcial do curso Tecnologia em Logística, 5º semestre.

Orientador: Fernando Leonel

SÃO PAULO

2012

RESUMO

Foi feita uma pesquisa na empresa Suzano Papel e Celulose com o objetivo de desenvolver o conhecimento prático e aprofundar os estudos das disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

No projeto foi abordado o contexto lógico, operacional e econômico da empresa estudada e sua relação com o mesmo. Também foram abordados os processos de administração , em especial, a área de Logística Inboud, compras e administração. Por fim verificou-se como a de informática TI aliada á logística é um forte instrumento na gestão da empresa.

Palavras-chave: Administração, informática.

ABSTRACT

A search on the company Suzano in order to develop the knowledge and deepen the study of the disciplines of Fundamentals of Management, Business Communication and Computing Techniques.

In the project it was mentioned logical context, operational and economic enterprise studied and their relationship with it. Also discussed were the processes of administration, in particular the area Inboud logistics, purchasing and administration. Finally it was found as the computer IT logistics is allied to a strong tool in the management of the company.

Keywords: Administration, IT.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...06

2DESCRIÇÕESDA EMPRESA................................................................................07

3FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO...............................................................09

3.1PRINCIPAIS FORNECEDORES DA SUZANO...................................................11

3.2 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO.......................................12

3.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL,SAÚDE E SEGURANÇA.................................13

4COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL..........................................................................14

5TECNICAS DE INFORMATICA..............................................................................19

6REFERÊNCIAS.......................................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

Uma empresa não poderá trabalhar sem estoque, pois, sua função amortecedora entre vários estágios de produção vai até a venda final do produto.

O controle de estoque é de suma importância para a empresa, sendo que controla-se os desperdícios, desvios, apura-se valores para fins de análise, bem como, apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro.

O ato de planejar e controlar estoques são fatores primordiais numa boa administração do processo produtivo. Preocupa-se com os problemas quantitativos e financeiros dos materiais, sejam eles matérias-primas, materiais auxiliares, materiais em processo ou produtos acabados. Cabe a esse setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matérias-primas e auxiliares, como também os intermediários e os de produtos acabados.

Os objetivos dos departamentos de compras, de produção, de vendas e financeiro, deverão ser conciliados pela administração de controle de estoques, sem prejudicar a operacionalidade da empresa. A administração geral da empresa deverá determinar ao departamento de controle de estoque, o programa de objetivos a serem atingidos, isto é, estabelece certos padrões que sirvam de guias aos programadores e controladores e também de critérios para medir o desenvolvimento do departamento.

2 DESCRIÇÕES DA EMPRESA

A Suzano Papel e Celulose iniciaram atividades em 1924, quando Leon Feffer, fundador da Empresa começou suas operações no negócio de papel através da revenda de papéis nacionais e importados utilizados para a fabricação de cartões de visita, blocos para anotações e papel de carta.

Com a aquisição da primeira máquina de papel no final da década de 30, foi iniciada a produção própria de papel.

Na década de 50, a Companhia foi a primeira produtora a nível mundial a utilizar a celulose de eucalipto em escala industrial, e em meados da década de 60 a primeira a produzir papel para imprimir e escrever utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com