TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Por:   •  27/6/2022  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Flávia Silva dos Santos

JUST IN TIME

Just in time que tem como significado “no momento certo” é um sistema de produção que pode ser aplicado em diversas organizações. Este tipo de sistema tem como finalidade auxiliar a empresa na busca de produzir a quantidade exata para atender sua demanda, ou seja, com produtos certos entregues aos seus consumidores no momento certo, na quantidade exata, no local correto com uma melhor qualidade em sua cadeia de suprimentos e consequentemente evitando estoques e desperdícios no processo produtivo. Além de qualificar todas as companhias da cadeia a responder com maior agilidade às constantes oscilações da demanda do mercado com maior flexibilidade, qualidade, redução de custos, atendimento e inovação.

        O JIT tem como preceito que nada deve ser produzido, vendido ou adquirido antecipadamente. Assim, as mercadorias precisam serem recebidas apenas quando são necessárias, visto que, a maioria das empresas criam e mantém um estoque excessivo, ou seja, as mercadorias são criadas antes da existência de outros pedidos. Na abordagem deste tipo de sistema de produção, envolve a criação, o armazenamento e o rastreamento de pedidos suficientes para atender à demanda real do produto de uma empresa. Logo, além de integrar os departamentos, é necessário que novas tecnologias e métodos sejam colocados em prática, afim de padronizar e refinar seus processos.

        Sobre as vantagens do Just in time, é importante destacar a disciplina em que ela se baseia, onde os processos são elaborados sob controle proporcionando maior qualidade e regularidades previsíveis. Seu controle se dar através do resultado dos controles estatísticos da qualidade em meio a produção. Em outras palavras, é atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção.  O JIT possui um sistema de programação e controle de produção baseado no uso de cartões para a transmissão de informações entre os centros produtivos. Esse sistema é denominado de sistema KANBAN, e segue a lógica de "puxar" a produção, produzindo somente a quantidade necessária e no momento necessário, de modo a atender à demanda dos centros consumidores.

Outros benefícios em aplicar o Just In Time são:

Proporcionar maior giro de estoque;

Auxiliar na redução de custos;

Possibilitar a redução de riscos de manufatura;

Possibilitar na redução de estoque (desde os em processo e os produtos finalizados).

Resumindo, com o Just in time as organizações trabalham com os produtos na quantidade certa e no momento certo. Sua premissa é que os fornecedores entreguem em menores quantias, apenas o necessário, mas com uma frequência exata para manter a produção funcionando, otimizando assim o espaço de armazenagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com