TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases da evolução da área de Recusos Humanos

Artigo: Fases da evolução da área de Recusos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Artigo  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Do Departamento Pessoal á Gestão de Pessoas (Departamento pessoal passado e presente )

Baseando-se na leitura de livros,artigos e revistas,observa-se que as atividades do Departamento Pessoal , sempre estiveram presentes nas empresas de forma organizacional.

No princípio o setor focava no custo do quadro de funcionários e na produtividade crescente que as empresas buscavam. Com as revoluções e transformações que foram ocorrendo nos anos em relação aos fatores : sociais, culturais,legais,econômicas,teconológicas,políticas, ecológicas e demográficas, torna-se perceptível a necessidade do equilíbrio entre empregado e empregador, além da especificação / qualidade da mão-de-obra.

Logo,todo o processo de mudanças, crescimento,descobertas e estudos, abriu novos caminhos para a expansão do setor, que incluiu aspectos das relações humanas no dia a dia das empresas que deu início ao processo do Departamento de Recursos Humanos.

Fases da evolução da área de Recusos Humanos

1980 – 1930 – Fase Contábil

A principal preocupação era com os custos das organizações.

1930 – 1950 – Fase Legal

Criação da CLT e também função chefe de pessoal.

1950 – 1970 – Fase Tecnicista

Ganho de força dos trabalhadores. Nessa fase, a área de RH implantou seus subsistemas.

1970 – 1990 – Fase Administrativa ( Sindicalismo)

Movimento sindical que fortalecia os empregados.

1990 até a atualidade – Fase Estratégica

Configura-se uma nova visão da diretória das organizações, em relação as práticas de Gestão de Pessoas.

Podemos notar que , o Departamento Pessoal se transformou de fonte de custo para uma posição estratégica dentro das organização, mostrando que nos dias atuais ele faz parte de um grande conjunto de ferramentas que se preocupa com o cumprimento das normas legislativas, mas também se empenha conscientizar os empregadores de que precisam da fidelidade de seus empregados.

Dentro de Gestão de Pessoas encontramos Ferramentas como : Provisão de Recursos Humanos / Aplicação de Recursos Humanos / Manutenção de Recursos Humanos / Desenvolvimentos de Recursos Humanos / Monitoração de Recursos Humanos.

Que permitem os profissionais de Recursos humanos a chegarem cada vez mais perto do que as organizações desejam em questões estratégias para dentro de suas empresas cuidando de seu capital humano.Podemos destarcar a ferramenta Manutenção de Recursos Humanos, como sendo a ferramenta dentro da Gestão de Pessoa, com características raízes do departamento Pessoal.

O núcleo Departamento Pessoal nos dias de hoje, como no passado continua com sua característica legal ( Legislativa ),contábil e burocrática. É responsável por todos os procedimentos que envolvam os empregados em comprimentos das obrigações trabalhistas e folha de pagamento.

Tem o seu papel de extrema importância dentro da empresa,pois é quem zela por todo o histórico de vida profissional de cada colaborador dentro da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com