TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recusos Humanos

Trabalho Universitário: Recusos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

1. INTRODUÇÃO

Realizamos diagnostico no departamento de Recursos Humanos da empresa “LS Auto Som Ltda”, localizada na cidade de Ponte Nova, MG desde 2009, é uma empresa de pequeno porte, que presta serviço na área de mecânica e acessórios. Este diagnóstico foi feito com o objetivo de ressaltar os principais aspectos sobre recursos humanos. Especificamente pretendemos diagnosticar e propor melhorias/inovações, na área de recursos humanos, nos subsistemas aplicação, provisão de recursos humanos e treinamento e desenvolvimento.

Após o diagnostico esperamos que com as sugestões proposta do grupo a organização melhore nos sentidos de treinamento, organização, comunicação e planejamento.

2. Desenvolvimento

Subsistema de Recursos Humanos são políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas:

Analisar e descrever os cargos e modelagem do trabalho, recrutar e selecionar pessoas e admitir candidatos selecionados, orientar e integrar novos funcionários e administrar cargos e salários.

O seguinte trabalho tem o objetivo de orientar o responsável do setor de recursos humanos da empresa “LS Auto Som”, Sr. Geraldo Elísio, baseado nos conhecimentos que adquirimos em sala sobre a importância de um estruturado sistema de recursos humanos.

Mostrando que conhecer a real necessidade dos cargos a serem preenchidos, que fazer um bom e correto recrutamento, tendo assim ferramentas para seleção dos candidatos, é essencial para melhoria do clima organizacional, da rotatividade e motivação dos colaboradores, elevando os ganhos de produtividade.

2.1 Descrição de analise de cargos

Um plano de cargos e salários deve possuir uma politica equitativa, esta deve estar apoiada em critérios de administração, de modo a permitir uma avaliação de cargos e salários, captação e retenção de mão de obra.

É o processo de avaliação de cargos onde são analisadas oportunidades para melhorar o desenho dos cargos e uniformizar o entendimento de todos os colaboradores em relação à estrutura de cargos de cada área da empresa.

Outro benefício importante desse processo é que todos têm uma visão clara da natureza das tarefas de cada cargo. Essa percepção será valiosa na hora de definir o perfil do cargo para propósitos como recrutamento e seleção, promoção, treinamento etc.

A avaliação de cargos e salários da empresa Ls Auto Som Ltda é uma técnica de "medição" da importância relativa de cada cargo e em relação ao salário dos funcionários. O resultado dessa medição é utilizado para definir o salário ou a faixa salarial para cada cargo da empresa.

Em cima do que aprendemos sugerimos então que o Sr. Geraldo crie um plano de cargos e salários, atualizado e dinâmico, com divisões de tarefas para cada funcionário, para que eles possam ter uma visão de suas determinadas responsabilidades e valores relativos de cada cargo. Podendo assim definir o salário ou a faixa salarial para cada cargo e saber das reais necessidades no que diz respeito aos cargos da empresa.

2.2 Subsistema de provisão de Recursos Humanos

O sistema de provisão de recursos humanos trata a relação de suprimento de pessoas para a organização. O processo de providência envolve todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais e representam a entrada das pessoas no sistema organizacional. Trata-se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários para seu funcionamento de forma a compreender como opera o ambiente de trabalho e que tipo de pessoas a organização busca para suprir a vaga e fazer parte de seu sistema.•.

2.3 Recrutamento

Processo que objetiva pesquisar, dentro e fora da empresa candidatos potencialmente capacitados para preencher os cargos disponíveis numa determinada empresa.

Existem três tipos de recrutamento:

Recrutamento Interno,

É o processo de divulgação de uma vaga dentro da própria empresa, onde as oportunidades são oferecidas para os próprios funcionários.

Recrutamento externo

É uma forma de divulgação de uma vaga fora da empresa, para atrair candidatos externos.

Recrutamento misto

E aquele que aborda tanto fontes internas como externas de recursos humanos

A empresa:

Adota o Recrutamento Externo, sendo ela de porte pequeno, o que não justificaria um recrutamento interno, pois como a demanda de funcionários é pequena, quando tirasse um funcionário de seu cargo acabaria tendo que contratar outro para o preenchimento do mesmo caindo sempre no recrutamento externo.

O Geraldo Elísio mantem contato com outras empresas que atuam no mesmo mercado, por esta localizada em uma cidade pequena e a facilidade com estes contatos.

Para inicio do Recrutamento Externo, sugerimos:

• Que fizesse cartazes e anúncios na portaria da empresa, por ser um sistema de baixo custo, e a empresa esta localizada onde há grande movimentação de pessoas.

• Continuasse mantendo contato com outras empresas que atuam no mesmo mercado, sendo esta localizada em uma cidade pequena tendo assim facilidade nestes contatos.

• Fazer Contatos com SENAI da cidade, se a contratação for no departamento de mecânica.

• Pedir recomendações a empregados da empresa, pois é de baixo custo e baixo índice de tempo, reforça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com