TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Afetam A Localização De Unidades De Operação

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.718 Palavras (23 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 23

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LOCALIZAÇÃO E ARRANJO FÍSICO

SUMÁRIO

1.        RESUMO        2

2.        INTRODUÇÃO        3

3.        REFERENCIAL TEÓRICO        4

3.1.        Localização        4

3.1.1.        Fatores que afetam a localização de unidades de operação        5

3.1.2.        Proximidade de fontes qualificadas de suprimento (material)        5

3.1.3.        Proximidade de fontes de insumos (mão-de-obra)        5

3.1.4.        Proximidade dos clientes        6

3.1.5.        Fatores locacionais        6

3.2.        ARRANJO FÍSICO        8

3.2.1.        Tipos de arranjos físicos        9

3.2.2.        Diagrama de relacionamento        11

3.3.        METODOLOGIA        12

4.        ESTUDO DE CASO        14

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

6.        REFERÊNCIAS        24

  1. RESUMO

Para o estudo e  elaboração da localização e arranjo físico, é necessário dispor, da melhor forma, todos os equipamentos e materiais que compõem o processo produtivo, visando eficiência dos processos e principalmente a redução de custos.  Para isso é necessário tomada de decisões e muita prudência.  Este  trabalho  apresenta  um estudo de caso com  proposta  de  arranjo  físico e localização para uma indústria do ramo de cerveja artesanal, a indústria desejava aumentar a produção mensal, bem como seus maquinários, para tal modificação fez-se necessário um novo arranjo físico que contemplasse o aumento da produção. Com isto foi feito um fluxograma das etapas do processo de fabricação para facilitar o entendimento da sequência das operações.

Palavras-chave : Arranjo físico. Layout. Localização. Decisões.

  1. INTRODUÇÃO

A Localização e arranjo físico são técnicas importantes de inovação para o mercado que está cada vez mais exigente para oferecer um bom desempenho para seus bens e serviços. O estudo das técnicas é essencial para a gestão de produção, principalmente para que haja uma adequação do ambiente onde se praticam atividades de transformação e além disso é de suma importância para o benchmarking (processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas utilizadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser reproduzidas no seu empreendimento) e para o visual que a organização passa do ponto de vista de aceitabilidade dos clientes internos e externos.

         Um dos pontos cruciais para a escolha da localização e do arranjo físico se dá pela complexidade em tomar decisões, o que exige prudência visto que este processo envolve investimentos, custos e comprometimento ao longo do tempo, é  um processo durável, sendo assim necessita de atenção em relação a elaboração e possível reformulação. Portanto a elaboração do layout juntamente com a localização e funcionamento empresarial é uma tarefa para o gerente de produção e operações, pois implica etapas como a discussão da forma, balizamento de custos, discussão e desenvolvimento de respectivo projeto.

Os benefícios do arranjo físico e da localização estão ligados principalmente em garantir um bom layout empresarial, baseando-se em decisões e ferramentas técnicas, permitindo assim vantagens ligadas à produção e também para facilitar a entrada e saída de materiais, outro benefício é gerar um ambiente agradável aos colaboradores, em paralelo com a setorização e disposição dos times na empresa. Este conjunto de benefícios faz com que o foco esteja totalmente voltado para o negócio e para o produto ou serviço em si.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Localização

A localização refere-se à determinação do centro de operações onde serão prestados os serviços e/ou produtos que geram a receita da empresa e onde o negócio será administrado. Definir a localização das instalações de um empreendimento é uma decisão estratégica que faz parte do planejamento empresarial. Custos de transporte (matérias-primas e produtos acabados), estoque, mão de obra, visibilidade, outros insumos (água, eletricidade, combustível, etc.) devem ser considerados nessa ponderação. Um local de instalação refere-se ao local específico escolhido para as instalações de uma empresa, que pode ser uma fábrica, oficina, loja ou escritório corporativo.

        A localização de uma operação afeta sua capacidade de competir e outros aspectos internos e externos. Em uma empresa de manufatura, a localização pode afetar os custos diretos, como custos de transporte (matérias-primas e componentes para operações e operações acabadas para clientes), custos de mão-de-obra (diferentes níveis salariais em diferentes locais e até mesmo legislação diferente sobre custos indiretos), custo e disponibilidade de energia, água, etc. Nas operações de serviço, a localização afeta a conveniência do cliente, o volume de tráfego em torno da operação, a visibilidade da operação e muito mais. Decisões ruins de localização não são apenas custosas em termos de consequências, mas também difíceis e caras de reverter, com efeitos bastante duradouros - em outras palavras, uma vez que uma decisão de localização esteja em vigor, as operações terão que conviver com ela por muito tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com