TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Internacionas Cambio Brasil

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Nos anos 90, ocorreu um crescimento e maior visualização da economia brasileira, fazendo com que os investimentos de empresas estrangeiras no país ocorressem com volume e força. O contrario também ocorreu, algumas empresas brasileiras começaram a ter destaque, crescimento significativo e abrindo o capital em bolsas de valor estrangeiras e este será o foco do trabalho que apresentaremos. Alguns estudiosos chamam este processo de listagem transfronteiriça.

O Brasil é o 2° pais com mais empresas na Bolsa de Nova York (NYSE), por este fato estaremos apresentando a importância, o motivo e as principais características deste processo de abertura de capital. Esta é uma bolsa de valores que merece atenção por fazer parte de uma grande parcela no lucro de empresas que optam por investir nela, já atingindo crescimento de 84% em 12 meses somente com papeis multinacionais brasileiros, segundo artigo publicado no Jornal online do Estadão.

Outra bolsa de valores que terá destaque é a de Londres, devido o fato de que em 2011 o prefeito da cidade (Lord Michael Bear) visitou o Brasil a fim de mostrar para as empresas brasileiras que a bolsa britânica é um bom local para investimentos. Apesar deste “esforço” em levar as empresas do Brasil ampliarem seus investimentos para Londres, a bolsa local é de extrema importância mundial, estando entre as três com maiores investimentos e crescimentos, junto com NY e Toquio.

Capítulo 1 – INGRESSAO NO MERCADO NORTE AMERICANO

Cada bolsa de valores possui documentos específicos que são exigidos quando uma empresa estrangeira decide abrir capital em seu país. A exigência de documentos varia de acordo com o valor que cada empresa decide investir e este processo burocrático trás segurança tanto para a bolsa quando para o investidor.

1.1 ADR’s

A sigla ADR em inglês significa American Depositary Receipt, se trata de um certificado de deposito emitido por bancos norte-americanos. Foi publicado no site do Banco de Investimento Global que “o preço de um ADR acompanha, normalmente, o preço da ação original no seu mercado de origem ajustado entre as ações da empresa e os ADRs” (que são cotados em dólares).

O fato de ter um documento como este não protege a empresa investidora dos riscos com as variações cambiais, por isso antes de investir na bolsa de valores de outro país o estudo dos riscos agregados deve ser minuncioso.

1.1.1 Nível 1

O certificado de nível 1 é o mais simples e é considerado como um “teste” que a empresa faz no mercado americano. O professor da FECAP, Marcelo Cambria explica que “O ADR nível I é negociado exclusivamente em mercado de balcão não-organizado, que é um mercado secundário, mas não é Bolsa de Valores... Os papéis no ADR nível 1 têm isenção de adequação às regras da SEC (Securities and Exchange Commission), que é uma entidade que equivale à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) brasileira”.

1.2.1 Nível 2

A partir do Nível 2, a empresa investido entra efetivamente na bolsa de valores, passando a ter acesso aos recursos e transações, proporcionando à empresa maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com