TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquia Empada Brasil

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................04

PESQUISA DE MERCADO.........................................................................04

NEGOCIAÇÃO............................................................................................07

MARKETING...............................................................................................10

CONCLUSÃO................................................................................................12

REFERÊNCIAS.............................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

                Este trabalho tem como objetivo analisar uma das franquias da empresa EMPADA BRASIL localizada na cidade de Goiânia-GO. Os temas abordados neste trabalho serão: pesquisa de mercado, negociação e marketing.

                Um dos objetivos da empresa Empada Brasil é a satisfação de seus sócios, e foi pensando nisso que a empresa criou um sistema de franquias, proporcionando aos franqueados clareza e todo o suporte necessário para o crescimento do negócio. 

                O faturamento e o tempo de retorno são excelentes e, a cada dia, conquistam mais interessados em expandir a marca.

                Fundada em 1999, com sua primeira loja na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, a franquia da Empada Brasil atualmente conta com cerca de 50 lojas espalhadas pelo país, com faturamento médio anual de 25 milhões de reais.

                O principal negócio da rede é a venda de empadas de diversos sabores, salgados finos, quiches – todos com elevado padrão de qualidade e higiene, associados à padronização do sabor dos produtos em qualquer franquia da Empada Brasil que o cliente se encontre.

        

  1. PESQUISA DE MERCADO

        

                O negócio de lanchonetes, em especial o segmento de franquias, é altamente competitivo com respeito a preços, serviços, qualidade da comida e localização. Neste mercado, a Empada Brasil enfrenta a concorrência de uma gama de outros estabelecimentos que prestam serviços relacionados ao ramo.

                Atualmente calcula-se que existam milhares de pequenas lanchonetes espalhadas pelo Brasil que faturam bilhões de reais por ano, oferecendo produtos diversificados de qualidade e preço aos consumidores. A partir destes dados, é possível inferir que este mercado sofre fortes ameaças e são poucos os que conseguem se estabelecer e crescer consistentemente.

                No entanto, o mercado apresenta algumas oportunidades como potencial de crescimento e desenvolvimento de novos mercados e a Empada Brasil acredita em seu conceito de alimentação saborosa, bem feita e na excelência de seu atendimento.

                No Brasil, existem mais de 1 milhão de estabelecimentos de refeições e 20% do total de refeições feitas no Brasil são fora do lar. Nos grandes centros, este percentual sobe para 25%.

                As pessoas que costumam comer fora de casa representam uma população de 10,5 milhões de pessoas (33% da população), das quais: 

  • 40% homens e 60% mulheres;
  • 48% solteiros; 
  • 46% dessas pessoas não tem crianças no lar;
  • A maior penetração ocorre na faixa etária dos 15 aos 44 anos. Estas pessoas representam 75% dos que costumam comer fora do lar;
  • 38% são pessoas com nível de escolaridade acima de colegial completo, enquanto que na população, esse mesmo grupo representa 26%;
  • A maior concentração ocorre na população com renda familiar acima de 5 salários mínimos e com renda individual acima de 1 salário mínimo ou nenhuma;
  • 51% deles são das classes A e B (classes A e B representam 37% da população).

                Com base em dados secundários, painéis de observação, levantamentos/pesquisas do IBGE e sites de franquia, a Empada Brasil realizou pesquisa de mercado optando pela pesquisa descritiva.

                Segundo Las Casas e Guevara (2010, p. 43): Em pesquisas descritivas há um cuidado maior no preparo dos detalhes do projeto em comparação aos projetos de uma pesquisa exploratória (de caráter mais flexível). Como se procura obter uma descrição exata de determinada situação, o projeto de pesquisa descritivo deve ser detalhado de forma que se permita conhecer os pormenores do estudo.

                Foram formuladas questões que em uma pesquisa descritiva para entender quais são as expectativas do público-alvo:

  • Perfil dos consumidores: homens e mulheres.
  • Faixa etária: todas as faixas etárias desde crianças, adultos idosos.
  • Nível escolar: todos os níveis escolares, ensino fundamental, médio e superior.
  • Compram de manhã ou na hora do almoço? O consumo é feito em todos os horários desde o início da manhã, na hora do almoço, no café da tarde ou até mesmo em horário noturno.
  • Como costumam consumir o produto? Geralmente com acompanhados com sucos, cafés e refrigerantes.
  • Onde é consumido? Os produtos podem ser levados para a casa, ou serem consumidos em eventos e confraternizações.

                Importante também fazer uma pesquisa interna para definir o perfil dos funcionários e definir quais os benefícios possam ser oferecidos: assistência médica, assistência odontológica, vale-refeição, vale-transporte, creche e outros.

                Segundo Las Casas e Guevara (2010, p. 43): Uma limitação da pesquisa descritiva é que ela não permite que se conheça a relação causa-efeito, mas somente os aspectos descritivos. Podem-se descrever e analisar as variáveis rendas e gastos em turismo, por exemplo, mas não pode estabelecer quais os efeitos da renda no gasto de turismo em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com