TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frederick Winslow Taylor "Princípios de Gestão Científica"

Artigo: Frederick Winslow Taylor "Princípios de Gestão Científica". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Frederick Winslow Taylo estudou na França e Alemanha. Começou como aprendiz em uma indústria e no ano de 1883 se forma em Engenharia mecânica. Fundador da Administração Científica é considerado o pai da administração. Revolucionou todo sistema produtivo no começo do século 20. Logo pensou em encurtar o tempo e a divisão de tarefas para aumentar a eficiência e lucro nas empresas. Em 1911 foi publicada sua principal obra “Princípios da Administração Cientifica”.

O mesmo acreditava que a área administrativa deveria ser uma base científica e objetiva. Deve-se ter a prática científica e não um processo que esteja sob-risco. Também percebeu que as atividades deveriam ser divididas em diferentes etapas, como por exemplo: financeiro, comercial, recursos humanos, planejamento. O planejamento e a direção são uma das partes mais importantes para executar um trabalho eficiente. O trabalhador deve ser qualificado conforme a sua experiência técnicas, para entrar em uma determinada área.

Para Taylor era fundamental: pagar melhor os salários, ter baixos custos de produção, aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas, além de que os funcionários deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e tarefas fossem compatíveis. Tudo isso contribuía para um ambiente agradável entre os funcionários e administradores, além de: dividir as tarefas entre os trabalhadores por etapas; dividir a autoridade de cada funcionário criando uma hierarquia; treinando os funcionários; designando cada um para o trabalho ao qual eles iram prestar conta e se aperfeiçoar tecnicamente.

Principais verificações para a Administração:

1. Planejamento: aplicação de métodos científicos em substituição à improvisação.

2. Preparo: seleção dos trabalhadores, treinamento dos mesmos, disposição e preparação de maquinas e equipamentos.

3. Execução: atributos e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada.

4. Controle: verificação do trabalho.

Fayol

Jules Henri Fayol, Frances e formado em Engenharia de Minas. Paralelamente aos estudos de Taylor, Fayoul desenvolvia a “Teoria Clássica da Administração” baseando-se em suas experiências na alta administração e criou também a obra literária “Administração Industrial e Geral”. Considerado o primeiro pensador na gestão e pai da ideia de organização estrutural das empresas por funções. Estudava privilegiando o planejamento da organização e sofreu críticas dos trabalhadores, devido manipular através dos incentivos materiais e salariais, alem da excessiva voz de comando e responsabilidade.

Buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma ação administrativa. Ele dividiu a área administrativa em setores como função básica que existe em uma empresa. As divisões foram feitas da seguinte forma; área técnica, comercial, financeira, contábil, segurança e administrativa. A função administrativa é a mais importante, sem ela as outras funções não existem, pois é ela que dirige, controla, direciona e lidera a empresa.

A autoridade e a responsabilidade vêm acima de tudo para Fayol. Um supervisor tem papel importante, ele supervisiona determinada área para que tudo seja organizado e produtivo. É importante lidar bem em equipe e não ser individualista (só pensar em si próprio). Tudo isso contribui para se obter uma boa lucratividade e produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com