TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers abrem espaçonas grandes empresas

Artigo: Freelancers abrem espaçonas grandes empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

Freelancers abrem espaçonas grandes empresas

Porque o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo padrão, começa a perder espaço nas grandes empresas

São Paulo- Mais de 430.000 funcionarios trabalham nos escritorios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 paises. Essa gente toda recebe salario,chega de manhã almoça no bandejão,fala mal do chefe na hora do cafe e vai embora no fim do dia:são digamos trabalhadores tradicionais .

Mas desde de 2011 essa equipe começou a dividir projetos para um time pararelo, formado pr especialista conectado a internet em todo mundo.Nenhum deles tem contrato fomal de trabalho para a IBM. Executam tarefas especificas.com criação de softwares e partem para outra.

Após uma seleção virtual, eles trabalham remotamente na propria casa e têm de 12 a 7 dias para entrgar o trabalho propostos, Um video produzido para recrutar candidatosmenciona que o modelo permita que a empresa entregue resultados mais rapidamente para os clientes.E claro, por um custo mais baixo.A empresa mantem em sigilo os detalhes e,procurada, não deu entrevistas.

A rede de colaboradores da IBM mostra como modelo tradicional de emprego , em que as pessoas trabalham todos os dias num escritorio para um unico padrão, começa a perder espaço.Segundo a consultoria americana,Ençace que conecta empresas a freelances de mais de 150 paises, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3milhões apenas no ultimo ano.

É um universo dificil de manusear, ja que muitas vezes não há vinculo formal entre os profissionais e as empresas.Mas so nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas- o equivalem a um terço da força de trabalho americana -dedicam-se a trabalho independentes, segundo o Freelanccers Union,sidicato desse profisionais no país.Na Alemanha apenas metade das pessoas trabalham 8ou9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador

Esses numeros são resultados de uma lenta mudança na relação entre empregados e empregadores.As gerações mais nova querem liberdade para trabalhar em casa ou em horarios alternativos.Em algumas profissões,principalmente nas ligadas á tecnologia, a pratica de contratar profissionais por projeto é praxe.e não exceção.

Em 2007 , qndo aparecem os primeiros aplicativos para seus celulares a Apple nem sequer cogitou participar da criação dos programas. Assim parte fundamental da entrategia da empresa para celulares ficou a cargo de um exercito de profissionais independentes.estima-se que aja 300.000 deles dedicados a desenvolver aplicativos para o Iphone.Em contrapartida,quem cria os aplicativos fica com 70%do resultado das vendas- so 30% ai para a Apple.

Há mais de 775.000 aplicativos disponiveis, pelos quais os desenvovedores ja receberam 7 milhões de dolares.Nessa logica,todos ganham. O google criou algo semelhante para estimular o desenvolvimento de 800.000 aplicativos para o sistema Android.

O maior beneficio para quem contrata os temporarios é o custo,aliado a flexibilidade.

Sem a força de trabalho fixa,é mais facil e mais barato embarcar e desmbarcar de novos projetos.É natural,portanto, que as empresas deem especial atenção aos temporarios em momentos de crise ou de escassez de mão de obra - como acontece no Brasi.

Foi que aconteceu com a fabricante de motores americana Amete. Depois de crescer em 6 meses o que esperava de levaria 2 anos, a empresa precisou encontrar com urgencia um gerente financeiro no fim de 201. "Tinhamos pouco tempo para contratar alguem e queriamos ter certeza de escolher o profissional certo para a função" afima Rodrigo Pinto, persidente da Ametek Brasil.Por meio de uma consultoria, ele contratou a paulista Lud-Milla Dall'Orto, ludmila foi efetivada em janeiro.

A produtora de sementes e defensivos e defensivos agricola suiça Syngenta enfrentou uma questão parecida.No ano passado a equipe de finanças aumentou a carga de trabalho para dar conta,alem da rotina usual, de mudança de processos internos.

"para manter o time concentrado no que era estrategico, chamei temporario para ciudar do basico, como os balanços," diz Marcos Ashauer, executivo de finanças da Syngenta.Quatro analista chegaram em julho e ficaram ate janeiro.

Algumas empresas começaram a adotar os freelancers ate em sua estrutura fixa de trabalho.È o caso do escritorio brasileiro da fabricante se softwares Adobe.Ha cinco anos, a subsidiaria decidiu pagar freelancer -fotografos, ilistradores, editores de videos e designer para apresentar seu produtos a clientes em potencial, em vez de expandir equipe de venda. Hoje 15 freelancers realizam ate 5 palestras por mês nas captais em diversas cidades d estado de São Paulo. A ideia é ampliar a coloboração para outras regiões, como Norte e Nordeste.

Restrições no Brasil

No Brasil, a tendencia esbarra na legislação trabalista, que restringe a contratação de temporarios a duas situações-Pico de demanda e afastamento temporario de funcionario(licensa maternidade, poe exemplo)- e por um periodo de tres meses, prorrogativos por mais tres meses. A solução intermediaria tem sido contratar consultoria de recrutamento que empresas e funcionarios em tempo integral e oferecem o serviço temporario para grandes empresas.

A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de tres anos, e procura so aumenta."Esse argumento, que responde pela maior parte da receita global, ja equivale há 20% de nosso faturamento no Brasil",diz Fernando Montvrtani diretor do escritorio brasileiro da Robert Half.que hoje tem 200 profissionais contratados por empresa brasileiras nesse sistema. Lá fora mbem enfrenta barreiraso avanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com