TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teórica

Por:   •  23/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.291 Palavras (26 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 26

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A principal função da administração financeira é praticar o gerenciamento dos recursos financeiros da empresa, criando instrumentos capazes de auxiliar a tomada de decisões sobre a melhor fonte de captação e aplicação desses recursos financeiros, cujo resultado possa ser avaliado e medido em unidades monetárias .  Admistração   busca vários objetivos em uma empresa sendo as principais:

Obter recursos necessários à operação da empresa

Manter e desenvolver os recursos disponíveis:

Obter produtividade crescente dos recursos

Segundo Braga (2011), cabem à função financeira duas tarefas básicas: a obtenção de recursos buscando os menores custos e maiores prazos, e a alocação eficiente desses recursos na empresa.

Segundo Gitman (2010, p. 105):

Princípios de Administração Financeira: o planejamento financeiro é um aspecto importante das operações das empresas, porque fornece um mapa para a orientação, a coordenação e o controle dos passos que a empresa dará para atingir seus objetivos.

extensão da administração financeira depende, em grande parte, do tamanho do porte da empresa.

a administração financeira é igualmente realizada de forma simplificada sendo ela pequena média ou grande.

Veremos agora  Orçamento  de capitais, é um conjunto de técnicas  que o administrador financeiro utiliza para a avaliar os projetos de aquisição de ativos e passivos  para longo prazo se faz necessário utilizar essas técnicas  visando a  análise adequada principalmente de investimentos as principais técnicas são: Payaback, payback descontado, VPL, TIR, e ponto de equilíbrio operacional e  financeiro, que são os métodos para avaliação de investimentos mais considerados e consequentemente mais utilizados.

  Um planejamento financeiro eficiente  e eficaz  aparece na ocasião de expor  os diferentes projetos de investimentos bem como seus pontos positivos e negativos e  demonstrar o conjunto de ações para captação de recursos disponíveis no mercado.

O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos. Murilo Silva Melo - 19/12/2012 08:06

 O estudo do  capital de  giro é fundamental para a administração financeira pois a empresa precisa  recuperar todos os custos  e despesas incorridas durante o ciclo operacional  e obter o lucro desejado por meio da venda do produto ou da prestação de serviços.

Orçamento  mestre , de acordo com Lunkes(2007) os homens das cavernas previam que para passar o inferno necessitavam de um estoque de comida ou seja já naquelas épocas  tinham que planejar, orçar  se organizar para assim poder sobreviver  em tempos difíceis. Orçamentos hoje segundo Horngren, Datar e Foster(2004) é a ferramenta contábil comum  que as empresas  usam para planejar e controlar o que elas  precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. O orçamento financeiro de uma organização apura basicamente a entrada e saída de recursos financeiros  e materiais  para o desenvolvimento de sua atividades.

Para sardinha et al.(2008 , p. 82) “o orçamento de caixa elaborado para períodos  longos, como um ano, possui considerável grau de imprecisão, pois se baseia em valores orçados nas demais peças orçamentárias “ ou seja depende do grau de confiabilidade  dos valores estimados nos diversos orçamentos realizados.

Direito tributário

  A tributação é na verdade, um instrumento da sociedade no Estado de Direito Democrático. Afinal  é através das receitas tributárias que são  viabilizadas a manutenção da estrutura política  e administrativa do Estado e das ações do governo. Isso não se significa que a tributação possa ser arbitrária ou excessiva. ( PAULSEN,2010)

O autor Luciano Amaro(2009) define  o direito tributário como”  a disciplina jurídica dos tributos da criação, fiscalização e arrecadação das prestação de natureza tributaria.

Sistema tributário nacional

 Para PAULO DE BARROS  CARVALHO ( 2007,P.140 ) o sistema tributário nacional: Empreende, na trama normativa, uma construção harmônica e conciliadora, que visa atingir o valor  supremo da certeza, pela segurança das relações jurídicas  entre Administração e Administradores. E, ao fazê-lo, enuncia normas que são verdadeiros princípios, tal poder aglutinante de que são portadoras, permeando, penetrando e influenciando um número inominável de outras regras que lhe são subordinadas

As espécies tributárias

 Impostos ,o artigo 16 do CTN   define o imposto: “é o tributo cujo fato gerador é uma situação que depende  de uma contraprestação estatal específica relativa ao contribuinte.

[pic 1]

Principais Impostos federais, estaduais e municipais



O que é e para que serve os Principais Impostos federais, estaduais e municipais, como ICMS, IPTU, ISS, IPVA e outros impostos

Educação » Educação Financeira »

Veja abaixo a lista dos principais impostos federais, estaduais e municipais que são pagos pela população.

Impostos federais

Os impostos federais são aqueles destinados à união ou governo federal. São eles:

II – Imposto sobre Importação.

IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações.

IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. Cobrado das indústrias.

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. Incide sobre a renda do cidadão.

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Incide sobre o lucro das empresas.

ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Incide sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível.

Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Cobrado das empresas.

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Percentual do salário de cada trabalhador com carteira assinada depositado pela empresa.

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Percentual do salário de cada empregado cobrado da empresa e do trabalhador para assistência à saúde. O valor da contribuição varia segundo o ramo de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (431.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com