TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Adiminstração

Seminário: Fundamentos Da Adiminstração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Seminário  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA 4

Instruções: Leia as questões propostas e solucione-as baseado no livro Teoria Geral daAdministração, volume I, de Adalberto Chiavenato, e no material disponível no Ambiente Virtual desta disciplina.

1. Para o desempenho de suas funções, como administrador de uma grande empresa, Joãoacreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoaise de comunicação. Você, como um bom administrador, sabe que, para que tenhamos um ambientede trabalho de alto desempenho, isso não é suficiente. Que habilidades é necessário desenvolver?

A. Técnicas, conceituais e de decisão.

B. Cognitivas, afetivas e de decisão.

C. Emocionais, profissionais e de reflexão.

D. Mentais, tecnológicas e de criação.

E. Lógicas, analíticas e de avaliação.

2. Observe as figuras abaixo e relacione-as com os dois tipos de administradores que podem serencontrados nas organizações. Explique em seguida cada um desses tipos.

MAESTRO: atua na produção de umresultado coletivo, conduzindo umconjunto de pessoas que, individualmentecom suas habilidades específicas, cumpremo objetivo proposto pela organização.Atuam como diretores.

CIRURGIÕES: entram diretamente na ação, naintervenção de processos,juntamente com uma equipe de suporte e apoio. Atuam como especialistas. Exemplos como desenvolvimento de produtos e sistemas de informação,projetos de engenharia e atémesmo “cirurgias” médicaspodem ser situações em que ogerente atua como cirurgião.

3. No final dos estudos desta disciplina, conhecemos os principais teóricos sobre administração.Henri Fayol foi um dos importantes nomes dos primeiros tempos da administração tratada comociência. Quais foram os dois aspectos mais importantes da contribuição de Fayol aos estudos deadministração?

Taylor sistematizou os princípios da organização do trabalho, estabelecendo as funções de planejamento, supervisão e execução, a idéia de hierarquia dentro da empresa e a realização do trabalho por tarefas. Centrou suas preocupações no trabalho do administrador, levantando princípios de administração, dentre os quais a idéia de que existe um homem certo para cada lugar, legitimando desta forma a noção de que “uns nascem para administrar e outros para executar.

Quatorze princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível.

1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;

2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária ( normas legais) e Pessoal (projeção das qualidades do chefe). Responsabilidade resumindo na obrigação de prestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente;

3. Disciplina: tornar as expectativas claras e punir as violações;

4. Unidade de Comando: cada agente, para cada ação só deve receber ordens (ou seja, se reportar) a um único chefe/gerente;

5. Unidade de Direção: os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com