TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos bíblicos da missão transcultural

Tese: Fundamentos bíblicos da missão transcultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 8

Bases Bíblicas da missão transcultural

Antônio Carlos Barro

É lugar comum falar da importância da missão na vida da igreja nestas últimas décadas.

Os muitos congressos são importantes na medida em que despertam a consciência para aquela atividade da igreja que foi esquecida no que diz respeito ao pensar teológico, ainda que na práxis ela tem sido desenvolvida.

Causa também satisfação em tomar conhecimento que o conteúdo deste congresso "descerá" ao nível da igreja local. Muitos congressos não afetam positivamente nem mesmo a vida dos participantes, que diríamos então daqueles que não participaram!

CONCEITUAÇÃO

É importante que conceituemos brevemente algumas palavras. O tema sugerido foi: "Bases Bíblicas de Missões Transculturais"

Um tema aparentemente fácil e que tem sido tratado extensamente em livros e artigos missiológicos. Todavia, o tema é sempre debatido da perspectiva antropológica, com ênfase nas várias nuances da cultura de um povo. Observando o livro de David Hesselgrave, A Comunicação Transcultural do Evangelho, vemos que em seus dois volumes, num total de 700 páginas, foram citadas somente 133 passagens bíblicas. As passagens são ainda usadas sem uma análise dos seus significados mais profundos.

Definição:

Bases Bíblicas: Naturalmente que tudo o que o fiel faz, ele o faz fundamentado nas Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Em termos de América Latina isso é importante porque nós somos conhecidos como o povo do livro. Tanto os bons ensinos bem como as heresias são fundamentados nas Escrituras.

Missões: O termo segue a popularização do nome missões. Missões, todavia, é mais próprio para designar as agências missionárias, enquanto que o termo missão está mais próximo daquilo que estamos refletindo neste congresso. A palavra missão é originária do termo latim missio, que quer dizer enviado. Portanto, missio Dei, ou seja: a missão de Deus.

Transculturais: No sentido de cruzar qualquer fronteira que separa o mensageiro do ouvinte. Convencionou-se a pensar em transcultural como além-mares. Todavia, é fato que qualquer missão, seja ela perto ou longe, é missão transcultural. Além das barreiras mais conhecidas como a da lingüistica, costumes, geográfica, étnicas, etc., temos ainda as barreiras sociais, morais, religiosas, familiares.

BASES BÍBLICAS DA MISSÃO TRANSCULTURAL

Tendo em vista a profusão de textos bíblicos sobre a missão de Deus, temos dificuldades em selecioná-los pois incorremos no risco de usar os textos mais como pretextos. Devemos ter isto em mente enquanto estudamos sobre o assunto proposto.

Base Bíblicas no Antigo Testamento

Deus e a criação em Gênesis 1

Ao abrirmos as Escrituras lemos as primeiras palavras: "No princípio criou Deus os céus e a terra".

Uma declaração simples, mas que segundo a carta aos Hebreus é necessário fé para crer que assim foi o acontecido: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem" Hb 11.3

O segundo relato é razoavelmente misterioso: "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas" Gn 1.2

Algumas perguntas são levantadas:

A terra foi criada com forma?

A terra foi criada sem forma?

A terra veio se tornar sem forma e vazia?

Se a terra foi criada com forma, porque estava ela sem forma, vazia e em abismos?

Se a terra foi criada com forma, quem a subverteu?

A terceira declaração adquire importância porque pela primeira vez nas Escrituras vemos que o Deus Criador é também um Deus que fala. Ele fala com a sua própria criação, comunicando a ela uma ordem de restauração ou de recriação: "Disse Deus: Haja luz; e houve luz" Gn 1.3.

Este é o primeiro ato missionário de Deus. Ele liberta a sua criação das trevas. Ele estabelece também um paradigma bíblico: Deus é quem toma a iniciativa de vir em socorro da sua criação. A terra re-criada serve agora para os propósitos de Deus.

Deus e as famílias da Terra em Gn 12

Mais uma vez encontramos a criação em trevas. Faltava entendimento da ordem de Deus e faltava principalmente o desejo de servir o Criador. A criatura, seguindo o padrão da queda, quer ser como Deus, Gn 11.4.

Desobediência leva ao julgamento, 11.8-9.

Com as famílias dispersas, estabelece-se um novo caos. Deus chama a família de Abrão para abençoar as famílias sem Deus. Abrão torna-se o referencial da bênção e da maldição sobre os povos, Gn 12.1:4.

Implicações para a missão transcultural

Deus está no controle da sua criação. Ele não a abandona e nem lhe dá rédeas livres para viver conforme sua própria imaginação.

A luz de Deus expulsa a treva.

Deus toma a iniciativa de libertar a sua criação. A missão é desenvolvida a partir do entendimento de que o cosmos está subordinado ao Deus Criador.

Em Abrão e no seu descendente está o referencial de salvação para a humanidade.

Bases Bíblicas no Novo Testamento

Deus e Jesus Cristo

Se no Gênesis Deus socorre a sua criação e providencia uma família para trazer a sua salvação a todas as famílias da terra, no Novo Testamento o próprio Deus vem morar na terra. O evangelista João faz as seguintes declarações: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus" Jo 1.1-2.

Posteriormente, o mesmo evangelista nos informa que: "E o Verbo se fez carne e habitou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com