TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas

Seminário: Fundamentos da Administração e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera Jundiaí

Ciências Contábeis

Teoria da Administração

Tema: Fundamentos da Administração e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas

Nome RA

Aline Karen de Morais Costa Eleotério 5872182544

Ana Lice 6118189150

Bruna Alonso Capovila 5872182553

Daniel Paulo Calmona dos Santos 5872184159

Glaucia Gonçalves 6213190853

Márcio Adriano da Silva 6212191716

Professora: Sandra Regina Nunes

Jundiaí

2012

Introdução

Relatório da Etapa 1

Nesta etapa, iremos abordar como principal objetivo o surgimento das teorias administrativas baseadas na evolução humana. Evidenciando as principais características de Taylor e Fayol e suas preciosas contribuições para a época. destacando os motivos que acarretaram o surgimento dos estudos humanísticos, neoclássicos e estruturalista da administração.

Etapa 1

Passo 2

As pessoas já nascem com habilidades ou as desenvolvem ao longo do tempo, com acontecimentos na vida, será de acordo com a motivação e necessidade que terão no decorrer de sua trajetória.

Existem três tipos de habilidades:

- Habilidade Técnica: é o modo pelo qual se compreende e domina determinado tipo de tarefa;

- Habilidade Humana: é aptidão e capacidade de exercer uma função com pessoas para buscar resultados eficazes por meio delas, facilidade no relacionamento interpessoal;

- Habilidade Conceitual: necessita de um maior conhecimento, pois requer uma visão geral da organização;

Um dos fatores para o surgimento das teorias administrativas foi o modo de vida improvisado da época, onde os trabalhadores eram expostos as jornadas e tratamentos desumanos. Devido a estes cenários, surgem iniciativas de Taylor e Fayol, uns dos principais precursores da época, com o objetivo de alta produção através de métodos de controle de seus fatores e da gestão de pessoas.

Taylor

Frederick Winslow Taylor, iniciou seus estudos e experiências pelo trabalho operário, sua teoria consistia em um caminho de baixo para cima e das partes como um todo, chamada de " Ênfase nas tarefas". Sua teoria abordava o nível operacional com base na divisão de trabalho, especialização do funcionário, padronização das tarefas e a gratificação no salário.

Em seu primeiro período, foi a época da publicação do seu primeiro livro Shop Management (1903), onde o foco era exclusivamente com as abordagens de racionalização do trabalho do operário.

No segundo período o precursor publicou o livro Princípios da Administração Científica (1919), na época concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser obviamente seguida de uma estrutura geral da entidade e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.

De acordo com Taylor, a implantação de seus princípios deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, para não ocasionar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e consequentemente prejuízos aos patrões. Essa implantação exige um período de 4 a 5 anos para um progresso efetivo.

Fayol

Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através da Teoria Geral da Administração.

Outra contribuição de sua teoria é a identificação das principais funções da administração que são: Planejar, Organizar, Coordenar, Controlar e Comandar.

Segundo Fayol a administração é uma função distinta das outras, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com essa distinção Fayol contribuiu para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível, são elas: Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com