TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Organização

Artigo: Fundamentos de Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Artigo  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

6.1 Fundamentos de Organização

Nesses fundamentos as organizações possibilitam o seu alcance de objetivos complexos, para que sendo assim elas criem suas condições para superar os limites de ação individuais. A administração por ser uma disciplina acadêmica ela sempre procura definir as principais funções administrativas de uma forma racional.

6.1.1 Organização

A organização ela é simultaneamente, delinear as estratégias, nas quais permite o alcance de objetivos. Um dos objetivos final da função de organizar é a criação de condições de objetivos estratégicos que possam ser alcançados. Segundo Fayol, organizar é constituir duplo organismo, por exemplo organizar é dispor um conjunto de recursos humanos e materiais em uma estrutura ou seja é dada uma ordem.

6.1.2 O Processo de Organização

Organizar é um processo de tomada de decisão, que nesse sentido organizar é o processo de dividir, integrar e coordenar atividades e os recursos organizacionais que tem como objetivo alcançar metas definidas.

Organização é uma das mais complexas funções de um administrador, que nesse caso ele procura estabelecer aparentemente processos contraditórios entre si, como dividir, integrar e coordenar. Em que na prática é encontrada justificativas racionais e lógicas, que possam superar dilemas das relações individuais versus complexos organizacionais.

6.1.3 Estruturas Organizacional

É o resultado final de um processo organizacional, no qual refere-se ao modo de como as atividades são ordenadas para o alcance dos objetivos. Suas funções básicas são.

Possibilitar aos membros organizacionais a execução de uma variedade de atividades de acordo com os critérios de divisão de trabalho que definem a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções;

Proporcionar aos membros organizacionais a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores como supervisão hierárquica, regras e procedimentos formais, treinamento e socialização;

definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras organizações com as quais interage.

6.1.4 Organograma

É uma forma visual que os administradores encontraram para fazer a representação gráfica da estrutura organizacional. Sendo assim o organograma mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, é uma cadeia de comando, indicando quem está subordinado a quem.

6.1.5 A organização e os níveis organizacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com