TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Para Concurso

Por:   •  3/9/2019  •  Dissertação  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

No inicio do século XX, o Brasil passou por algumas instabilidades sociais referentes à proclamação da república. As classes sociais inferiores não concordaram logo de inicio com novo sistema político que vigorava no país. Diante dessas divergências, surgiram alguns conflitos em regiões do Brasil como, por exemplo, a Revolta do Contestado.

A seguir será listado as causa, os desdobramentos e algumas conseqüências da Revolta do Contestado no Brasil, concluindo sobre o contrato da missão militar francesa no país.

A guerra do contestado foi um conflito armado que durou cerca de 4 anos e recebeu este nome por ter ocorrido numa região de disputa entre santa Catarina e Paraná. As batalhas envolveram um grande quantitativo de camponeses e envolvia um grande fanatismo religioso.

Pode-se destacar como uma das causas do conflito a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio grande do sul. Para isto muitos trabalhadores rurais perderam suas terras e perderam o seu local de trabalho gerando muito desemprego. O clima ficou ainda mais pesado quando a estrada ficou pronta, pois para a construção foram contratados trabalhadores de diversas regiões do país e com o término da construção estes operários não receberam algum auxilio para o retorno pra casa sendo obrigados a permanecerem na região. Outra causa que merece destaque foi a compra de uma vasta área, na região do contestado, por uma empresa americana madeireira deixando varias famílias sem terras gerando muita insatisfação.

O conflito chegou ao ápice quando o monge Jose Maria reunião na região um grande número de camponeses sem terra, em que pregava a criação de um novo mundo onde todos viveriam em paz e teriam suas terras. Naquela época era muito comum surgirem lideranças de caráter messiânico que atraíam pessoas insatisfeitas com atitudes do governo.

Após o governo catarinense tomar conhecimento da reunião de fieis visando proclamar a monarquia no sul, foram organizadas algumas investidas contra esses grupos com o objetivo de dispersá-los. Porém, ao serem enviadas diversas expedições militares acabou que foram expandidas as ações dos fiéis. Foi ai que o governo decidiu solicitar apoio ao governo e ao exército para conter os fanáticos.

Durante as batalhas, Setembrino de Carvalho, comandante da Campanha do Contestado, utilizou retirando vantagem a tecnologia fotográfica para usá-la em favor dos interesses militares e impedindo que jornais da oposição postassem falsas informações. O ano de 1916 é considerado o término do conflito no sul, quando foi capturado último líder do conflito e foi assinado o tratado de limites entre Santa Catarina e Paraná.

A guerra do contestado mostra como o governo e os políticos tratavam as questões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (25.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com