TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA NACIONAL

Atividade Prática Supervisionada na Disciplina de Gestão de Negócios Internacionais do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – Pólo Mace sob a orientação da professora tutora à distância Ma. Monica e professor tutor presencial Felipe José Benachio.

CAMPO GRANDE - MS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        

Descrição da Empresa        

Produtos da Empresa        

EXPORTAÇÃO        

Vantagens da Exportação        

Exportação da Swimwear        

Mercados Potenciais para a exportação da Swimwear        

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS SWIMWEAR        

GARGALOS LOGÍSTICOS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um Plano de Internacionalização de uma empresa nacional sendo ela fictícia ou não.

Neste trabalho iremos abordar os principais pontos observados e seguidos no processo de internacionalização, sendo que exportar e manter relações comerciais com empresas de outros países sempre foi o sonho de muitos brasileiros.

Com a globalização, aumentou a competitividade das empresas, abertura de novos mercados e a possibilidade de se inserir no comércio mundial.

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Descrição da Empresa

A criação de uma empresa voltada para o ramo de confecções deu-se, entre outros motivos, pela alta rentabilidade do mesmo, uma vez que (segundo o site Grupo Microlins) o Brasil é o 7º maior produtor mundial de têxteis e confecções, sendo o investimento nesse setor, no período de 2004/2010, de cerca de 8 bilhões de reais, e o faturamento em 2007 de cerca de 34,6 bilhões de reais. Cabe ressaltar que a empresa em questão foi uma criação do grupo responsável pela elaboração deste trabalho.

A escolha específica pelo ramo de confecções moda praia se deu pelo fato da grande procura por produtos dessa natureza no país, haja vista a origem brasileira da marca, procura essa que se dá entre outros motivos ao fato de o País contar com a maior costa tropical do planeta, generosamente banhada pelo sol e pelo Atlântico, com centenas de ilhas pontilhando o imenso mar azul, fato que facilita o acesso das pessoas as praias, o que implica diretamente em uma maior procura por produtos dessa natureza.

A empresa criada em 2009, tem sua sede na cidade de Salvador, cidade que apresenta um tipo de turismo que oferece a presença conjunta de água, sol e calor. A combinação desses elementos constitui-se no principal fator de atratividade, ocasionada especialmente por temperaturas quentes ou amenas.

O nome internacional da marca (Swimwear – Moda Praia) se dá baseado na sua grande aceitabilidade, comprovada mediante uma pesquisa de mercado realizada com a ajuda da internet, especialmente por meios de Redes Sociais. Mas também revela um interesse inicial dos investidores, qual seja: o da exportação. O preço de exportação analisado pode variar de R$ 80,00 a 200,00 dependendo do modelo das peças.

Produtos da Empresa

Segue abaixo alguns dos modelos comercializados pela Swimwear, trazendo inovação a moda praia, saindo daqueles modelos básicos.

EXPORTAÇÃO

A opção pela exportação se deve ao fato de que os mais diversos avanços da tecnologia permitiram o estabelecimento de comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que empresas nacionais possam concorrer com empresas estrangeiras, sendo o comércio no exterior está se tornando cada vez mais importante para o empreendedor crescer. A participação ativa nos mercados externos é o caminho natural para que as empresas brasileiras se mantenham competitiva no mercado, dessa forma, a exportação assume grande relevância para a Swimwear, pois se configura como um diferencial para o mercado competitivo.

Vantagens da Exportação

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC apresenta cinco vantagens da exportação, quais sejam:

 1) diversificação dos mercados;

 2) aumento da produtividade;

 3) melhora da qualidade do produto;

 4) diminuição da carga tributária;

 5) melhoria da empresa.

A diversificação dos mercados consiste em uma estratégia que destina uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permitindo, assim, a empresa a ampliação de sua base de clientes, o que significa correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados ela atingir, menos dependente ela será.

O aumento da produtividade está relacionado ao fato de que quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Dessa forma, devido ao aumento da produção, há também um aumento da capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.

A melhoria da qualidade do produto comercializado se dá ao considerar que a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo. É comum em empresas exportadoras a adoção de programas de qualidade e a desenvolver testes em seus produtos, passando a implantar mecanismos que garantam sua qualidade, para evitar problemas com os importadores.

É válido ressaltar que para que o produto nacional possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço algumas medidas de compensação podem ser tomadas, à exemplo do o recolhimento dos impostos internos são:

  • O IPI (os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados);
  •  O ICMS (o Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações);
  •  O COFINS (as receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas);
  •  O PIS  (as receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social) e;
  •  O IOF – (as operações de câmbio vinculadas à exportação têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras) são impostos que integram essa compensação.

No que concerne a melhoria da empresa é perceptível que uma empresa ao tornar-se exportadora, o seu nome e a sua marca passa a ser uma referência em relação à concorrência, e ela passa a ser vista como uma empresa de produtos de qualidade, uma vez que os compradores no exterior são bastante exigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com