TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE ATIVIDADE AVALIATIVA

Por:   •  3/5/2017  •  Dissertação  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

ATIVIDADE AVALIATIVA - AD1

O presente texto tem por objetivo apresentar estratégias e ações adotadas pelos países participantes da Rio+20, em consequência de sua decorrência. Para tanto, será exposta, não apenas as estratégias e suas ações de maneira desacompanhada, sendo aqui importante também, a apresentação de dados estatísticos que comprovem e complementem as ações já aqui anteriormente mencionadas.

O primeiro campo de ação da Rio+20 aqui tratado, é a gestão das emissões de gases do efeito estufa no âmbito da ocorrência do próprio evento aqui no Brasil. O Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO Rio+20), em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, definirão as principais fontes de emissões de gases do efeito estufa no contexto da realização do evento, senda elas as seguintes: uso de combustíveis nos espaços oficiais da conferência geridos pelo CNO Rio+20; uso de combustíveis nos veículos terrestres da frota oficial do evento; uso de energia elétrica nos espaços oficiais da conferência; e disposição de resíduos gerados nos espaços oficiais da conferência. O resultado, foi uma mitigação de 54% de redução das emissões de gases do efeito estufa, em relação ao estimado para os espaços oficiais e hotéis; 57% de redução do consumo de combustíveis pelos geradores dos espaços oficiais; e 64% de redução das emissões de gases do efeito estufa da frota oficial de veículos.

Outra ação tomada em decorrência do evento, tem como natureza a inclusão social. Foram desenvolvidos dois projetos-pilotos, Comunidades Sustentáveis e Cultura+20, para a viabilização desses projetos, o CNO Rio+20, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), buscaram estabelecer parcerias com instituições que já tinham como área de atuação as comunidades cariocas, a fim de desenvolver oficinas e projetos culturais, inspirados em temas relacionados aos direitos humanos e à sustentabilidade, com o intuito também, de servir como multiplicador das idéias da conscientização sustentável que é apresentada pela Rio+20.

Por fim, é possível notar que o conceito de sustentabilidade aqui tratado, transcende o contexto puramente ambiental, sendo apresentado uma nova vertente de cunho social, que visa entre outros valores, a igualdade social e equilíbrio na distribuição de renda. Em complemento, existe também a vertente econômica, que apesar de não ser apresentado no presente texto, também compunha esse novo contexto de sustentabilidade, formando assim uma rede de interdependência das três vertentes dessa nova concepção de sustentabilidade: Ambiental, social e econômica.

Nome: Vinicius Chagas Marques

Matrícula: 12113110153

Curso: Administração Pública

Disciplina: Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Polo: Campo Grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com