TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO Administração do ATPS

Tese: GESTÃO Administração do ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO

ATPS de Administração

Trabalho desenvolvido na disciplina de Administração apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação do curso, sob orientação da professora Márcia Marinho.

Anhanguera Educacional

ANO 2014

SUMÁRIO

1 – Identificação da Empresa

1.1 – Perfil da Empresa

1.2 – Atividades da Empresa

2 - Introdução

2.1 - História

3 – Descrição da Empresa

3.1 – Linhas de Produtos

3.2 - Concorrentes

3.3 - Clientes

4 – Área Específica

4.1 – Área escolhida

4.2 – Descrição da Área

4.3 – Análise da área

RESUMO

Com 62 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia é uma popular rede de varejo e eletrodomésticos do Brasil, fundada em 1952, em São Caetano do Sul, onde se localiza a matriz, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta, mas a maioria dos seus clientes eram retirantes baianos daí o nome da empresa, apenas em 1957 a primeira loja foi aberta. Após três anos em funcionamento a matriz foi inaugurada a segunda loja em São Caetano e, chamando-se Casas Bahia, com mais de 500 filiais e presença em 15 Estados do Brasil. Constantemente citada por mídia ela se tornou mercado varejista modelo. Em 2009 começou a aproximação do grupo Pão de Açúcar, quando as companhias anunciaram a criação da Nova Casas Bahia para acelerar o plano de expansão. Desenvolvendo competitividade para classe de baixa renda é a grande jogada que impulsiona e sustenta o crescimento das Casas Bahia, além de uma estrutura enxuta. Outro fator importante é a venda comissionada, pois os atendentes têm a obrigação de encantar os clientes, tornando-os fiéis à organização, o que representa uma melhor remuneração do mês.

1 – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

1.1 – Perfil da Empresa

Razão Social Nova Casa Bahia S/A. (Sede)

CNPJ 10.757.237/0001-75

Endereço Avenida Conce Francisco Matarazzo, 100

Bairro São Caetano do Sul

Cidade São Paulo

Estado SP

CEP 09520-120

Telefone +55 (11) 4225-6000

Site http://www.casasbahia.com.br

N° de Empregados 3220

Horário de Funcionamento da Empresa Administrativo e Vendas de 8:00 às 18:00 h.

1.2 – Atividades da Empresa

Atua no ramo de varejo, eletrodoméstico, informática, eletro portáteis, celulares, entre outros, porém o ponto forte são os móveis fabricados pela empresa Bartira que faz parte do grupo, sendo assim fabricação própria.

2 – INTRODUÇÃO

2.1 – História

Samuel Klein é protagonista de uma história cheia de luta pela sobrevivência que começou numa aldeia da Polônia. Sua infância foi humilde e marcada pelos horrores do nazismo. Aos 18 anos a vida difícil mostrou que tudo só iria piorar. Humilhações em campos, fome, e maus tratos marcaram a existência de Samuel. Cansado de conviver com o terror, ele decidiu, em 1951, aventurar-se pela América do Sul.

Em 1952, Samuel Klein chegou ao Brasil com sua família e foi se estabelecer em São Paulo. Nesta mesma época Juscelino Kubitschek tinha autorizado as automobilísticas multinacionais a instalarem em São Paulo suas montadoras e, para isso, precisava de mão de obra. Como essa mão de obra veio do Norte e Nordeste do país – conhecidas pelo clima muito quente – teriam muitas dificuldades para enfrentar a terra da garoa e suas baixas temperaturas. Foi aí que Samuel enxergou um grande negócio: vender cobertores a essa população de baixa renda. Com uma charrete e com a ajuda de um conhecido começou a formar sua primeira rede de clientes vendendo, de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho. Quando alguém dizia que não tinha condições de pagar, Klein oferecia algumas facilidades: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário. Já nesta época comprava por 100 para vender por 200 e em seis ou oito prestações. Cinco anos depois Samuel comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano que chamou de Casas Bahias em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se mudado pra região em busca de trabalho. Em 1970 abriu a primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Sempre a frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todas nas décadas de 90. Em 2004 a Casas Bahia entrou no Rio Grande do Sul, chegando a 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas. Até 2010, a meta da empresa era ter em cada cidade do país com mais de 50 mil habitantes, ou seja, deveria chegar ao número de 1000 lojas em todo o Brasil. O fundador da rede afirma que seu negócio tem capacidade e know-how para montar 100 lojas por ano. Atualmente as Casas Bahia com mais de 56 mil colaboradores e mais de 500 filiais e presença em 15 Estados distribuídos em todas as regiões do Brasil, além do Distrito Federal.

3 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA

3.1 - Linhas de produtos

As Casas Bahia têm como principais produtos à venda móveis, eletrodomésticos e eletro-eletrônicos. Seus carros-chefe são os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com