TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Por:   •  24/5/2016  •  Artigo  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Catiângela Coutinho Olegário

Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas para

CEAD

Pólo de Naviraí, MS

RESUMO

O presente trabalho aborda o tema Gestão de Pessoas e foi desenvolvido para o curso de Pós Graduação MBA em Gestão de Pessoas. Foram desenvolvidos como objetivos para realização da pesquisa, Identificar os principais desafios da execução da Gestão de Pessoas; Descobrir quais são as principais inovações da Gestão de Pessoas na atualidade; Verificar segundo levantamento bibliográfico o que é a Gestão de Pessoas; Reconhecer a importância da gestão na atualidade mediante os desafios enfrentados. Utlizou-se para realização da pesquisa o método bibliográfico a fim de encontrar em dados já pesquisados as informações desejadas. Pode-se concluir que a Gestão de pessoas passa a ser cada dia mais importante para as organizações bem como para os colaboradores, pois em alguns novos métodos já se nota que a participação de todos em tomadas de decisões está cada vez mais evidente.

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Organização. Colaboradores

INTRODUÇÃO        

De acordo com uma sociedade tão exigente e em constantes transformações, torna-se imprescindível que saibamos reconhecer quais as inovações necessárias e os desafios encontrados para o desenvolvimento Gestão de Pessoas dentro das organizações.

Acredita-se que trabalhar com Gestão de Pessoas nos dias atuais e principalmente no momento histórico que vivemos, deva ser algo muito difícil e árduo, certamente os profissionais procuram estratégias diferentes todos os dias, para que suas empresas não caiam na rotineira desordem.

Busca-se aqui desenvolver um estudo de acordo com referenciais teóricos pertinentes, acerca da Gestão de Pessoas, buscando desta forma reconhecer os desafios encontrados e as perspectivas para a realização de um bom trabalho. Bem como reconhecer a importância da gestão na atualidade e os novos conceitos que estão sendo empregados hoje nas organizações.

O estudo acerca da Gestão de Pessoas é de extrema importância para que nós, profissionais da área possamos conhecer as diversas formas de se trabalhar a gestão nos dias atuais, observando quais são as principais perspectivas e os desafios encontrados no caminho.

A escolha desse tema surgiu devido uma busca inquietante e a necessidade de entender e consequentemente crescer como profissional da área, pois um bom profissional deve estar em constante aprendizado, não deixando nunca de buscar e experimentar novas formas de se trabalhar.

Para a construção deste e de qualquer trabalho científico a pesquisa é de suma importância, pois é através dela que se colhem informações e conhecimentos científicos de uma determinada problemática e assim, encontram-se possíveis soluções. Gil (2002, p. 17) define pesquisa como: “[...] o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.”

 A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados. O presente trabalho utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica, como forma de conhecer e analisar a Gestão de Pessoas, os desafios e a como está sendo desenvolvida a gestão na atualidade.

 As fontes escolhidas para realização do artigo foram encontradas em livros, na internet, e demais bibliografias pertinentes ao tema que se tornaram a base do trabalho e irão nortear todas as informações aqui citadas, bem como as conclusões sobre o tema proposto.

        

1. O QUE É A GESTÃO DE PESSOAS

O termo Gestão de Pessoas, que pode ser chamado também de Gestão de Recursos Humanos, tem como sua finalidade principal e primordial indicar a direção do lidar com o ser humano no contexto organizacional e empresarial. Chiavenato (1999. p.30) define gestão como, “A gestão de pessoas é ato de gerir um grupo de pessoas e orientá-lo para o desenvolvimento humano e as relações dentro das organizações”

De acordo com Gil (2001, p. 17), “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais [...]” Já na concepção de Dutra (2009, p. 17) gestão de pessoas é o “[...] conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. Podemos então entender que a função da Gestão de Pessoas é orientar, coordenar e desenvolver políticas para o crescimento dos colaboradores e das organizações.

Segundo Carbone (2005) pode-se entender por gestão a maneira pela qual a empresa se organiza para cuidar e orientar a forma de seus colaboradores agirem dentro da organização, de acordo a atender suas necessidades, a garantir um lucro esperado, um total de trabalho esperado. Para que isso seja concretizado a empresa cria políticas, métodos, princípios e estratégias.

O autor Chanlat (2000) destaca que, “por modo ou método de gestão entende-se o conjunto de práticas administrativas colocadas em execução pela direção de uma empresa para atingir os objetivos que ela se tenha fixado” (p. 119). Podemos dizer então, que as práticas de gestão compreendem e dependem de condições de trabalho, a organização do trabalho, a natureza das relações hierárquicas, o tipo de estruturas organizacionais, os sistemas de avaliação e controle dos resultados, as políticas para a Gestão de Pessoas; enfim, os objetivos, os valores e a filosofia da gestão geral. Conseqüentemente, a gestão nos processos de aquisição envolve, de forma sistemática, o alinhamento de estratégias da empresa adquirida com a empresa compradora de modo a criar a rápida integração das novas metas empresarias o que, normalmente, é conseguido por meio do eficaz gerenciamento de pessoas.(CHIAVENATO, 1999)

Davel e Vergara (2001) mencionam que o termo gestão de pessoas compreende “uma construção social baseada em uma visão particularizada de organização e de pessoa, variando no tempo e no espaço” (p. 47).

A gestão de pessoas é um assunto muito atual e que muito intriga a todos que buscam respostas sobre de onde ela surgiu como se efetiva e o que ela é e espera realmente de seus colaboradores. Podemos mencionar a autora Sovienski (2008) que em seu trabalho faz uma breve caracterização do que é a Gestão de Pessoas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com