TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNDROME DE DOWN: PERSPECTIVAS, DESAFIOS NA ESCOLA E O OLHAR DO PROFESSOR

Trabalho Universitário: SÍNDROME DE DOWN: PERSPECTIVAS, DESAFIOS NA ESCOLA E O OLHAR DO PROFESSOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  3.682 Palavras (15 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 15

Autora: Ana Nunes Padilha

Orientadora: Professora Ms Ana Lucia dos Santos de Lima

RESUMO

Este artigo teve como tema a Síndrome de Down suas perspectivas, desafios na escola e o olhar do professor. Para isso o objetivo foi o de analisar o processo de aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, no qual o professor necessita dispor de diferentes maneiras para ensinar, pelo fato de cada um possuir um ritmo particular de aprendizagem e compreensão. Sendo assim, ressalta-se que esta pesquisa foi elaborada através de referências bibliográficas e através da pesquisa de campo, a qual dividiu-se em tópicos para melhor entendimento do assunto em questão. Esta pesquisa abordou os aspectos da Síndrome de Down, o que é e como se manifesta, as características da criança com esta Síndrome, o desenvolvimento do sistema nervoso, o processo de aprendizagem do aluno com síndrome de Down e a opinião dos professores que atuam em uma Escola que possuem alunos com esta síndrome. Do ponto de vista teórico-prático, as discussões que surgem a respeito do tema propõem uma nova forma de trabalho, baseado em um currículo voltado ao aluno, transformando as práticas pedagógicas tradicionais, o que causa uma confusão, pois adotar novas práticas exige um trabalho maior e é isso o que assusta, pois é difícil encontrar apoio e muitas vezes, o profissional tem que buscar sua formação sem o apoio do Estado e não tem respaldo financeiro para tanto. Acreditando que só se compreende aquilo que se conhece, este trabalho objetivou a conscientização de que os alunos com necessidades especiais, apesar de apresentarem algumas limitações, como todo ser humano, podem desenvolver diversas atividades, na escola e na sociedade em geral.

Palavras-chave: Síndrome de Down. Educação Especial. Ensino Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Carvalho (2005), a questão da diversidade tem ocupado muitos e produtivos espaços de reflexão entre educadores das mais diferentes áreas de atuação. Inúmeros fatores tem contribuído para essa discussão, destacando-se o movimento pela presença de pessoas com Síndrome de Down no Ensino Regular, segundo o qual os professores, as escolas, os sistemas educativos e a sociedade em geral devem transformar suas concepções e suas práticas, de modo a atender a todos os alunos. Trata-se, sem dúvida, de uma proposta de cunho democrático que representa um avanço considerável se comparada às práticas segregacionistas e excludentes que, historicamente, foi penalizado alunos.

Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o processo de aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, no qual o professor necessita dispor de diferentes maneiras para ensinar, pelo fato de cada um possuir um ritmo particular de aprendizagem e compreensão.

Sabe-se que o processo de aprendizagem de um aluno com necessidades especiais demanda procedimentos e recursos especializados. Para que haja seu crescimento global, faz-se necessário que lhes sejam ofertadas muitas experiências, bem como inúmeras habilidades devem ser trabalhadas. Este aluno deve ser compreendido como um ser na sua totalidade, com pensamentos próprios e estruturadores, mesmo sendo de modo particular, de seu conhecimento.

Ressalta-se que esta pesquisa foi elaborada através de referências bibliográficas e através da pesquisa de campo, a qual dividiu-se em tópicos para melhor entendimento do assunto em questão, para isso estar-se-á abordando os aspectos da Síndrome de Down, o que é e como se manifesta, as características da criança com esta Síndrome, o desenvolvimento do sistema nervoso, o processo de aprendizagem deste aluno e a opinião dos professores que atuam em uma Escola que possuem alunos com a referida Síndrome.

A partir das leituras e pesquisas foi proposto neste trabalho, a apresentação ao leitor um conhecimento mais profundo sobre as crianças Down e suas habilidades e limitações. Entende-se que este conhecimento é de extrema importância para familiares e professores que poderão estimular adequadamente a criança lhe proporcionando um desenvolvimento adequado.

2. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A SÍNDROME DE DOWN

De acordo com os estudos realizados, verificamos que a Síndrome de Down é decorrente de uma alteração genética ocorrida durante ou imediatamente após a concepção. Desta forma a alteração genética se caracteriza pela presença a mais do autossomo 21, ou seja, ao invés do indivíduo apresentar dois cromossomos 21, possui três. A esta alteração denominou-se trissomia simples.

No entanto podemos encontrar outras alterações genéticas, que causam Síndrome de Down. De acordo com Lejeune (1978, apud SCHWARTZMAN, 1999), estas são decorrentes de translocação, pela qual o autossomo 21, a mais, está fundido a outro autossomo. O erro genético também pode ocorrer pela proporção variável de células trissômicas presentes ao lado de células citogeneticamente normais. Estes dois tipos de alterações genéticas são menos frequentes que a trissomia simples.

Segundo Antonorakis; Sherman (1978, apud SCHWARTZMAN, 1999, p. 35):

Estas alterações genéticas decorrem de "defeito" em um dos gametas, que formarão o indivíduo. Os gametas deveriam conter um cromossomo apenas e assim a união do gameta materno com o gameta paterno geraria um gameta filho com dois cromossomos, como toda a espécie humana. Porém, durante a formação do gameta pode haver alterações e através da não-disjunção cromossômica, que é realiza durante o processo de reprodução, podem ser formados gametas com cromossomos duplos, que ao se unirem a outro cromossomo pela fecundação, resultam em uma alteração cromossômica.

Através da citação, entendemos que estas alterações genéticas alteram todo o desenvolvimento e maturação do organismo e inclusive alteram a cognição do indivíduo portador da Síndrome. Além de conferirem lhe outras características relacionadas a Síndromes.

De forma geral, algumas características do Down: é uma pessoa calma, afetiva, bem humorada e com prejuízos intelectuais, porém pode apresentar grandes variações no que se refere ao comportamento deste. A personalidade varia de indivíduo para indivíduo e estes podem apresentar distúrbios do comportamento, desordens de conduta e ainda seu comportamento pode variar quanto ao potencial genético e características culturais, que serão determinantes no comportamento.

Recentemente concluiu-se que a trissomiado 21 livre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com