TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE VENDA, DISTRIBUIÇÃO E COMUNICAÇÃO

Por:   •  12/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Administração

GESTÃO DE VENDAS, DISTRIBUIÇÃO E COMUNICAÇÃO

Plano de Comunicação

Belo Horizonte

2016

GESTÃO DE VENDAS, DISTRIBUIÇÃO E COMUNICAÇÃO

Plano de Comunicação

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Vendas, Distribuição e Comunicação do curso de Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador : .... .

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Conceito de um Plano de Comunicação        5

2.2 Objetivos de um Plano de Comunicação        5

2.3 Etapas de um Plano de Comunicação        5

2.4 Considerações práticas sobre um Plano de Comunicação        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

        

        


1 INTRODUÇÃO

Presenciamos a proliferação dos sistemas de informação computadorizados (SI) nas organizações. Ter integrações eficazes entre SIs tornou-se um dos aspectos críticos para operação dos ambientes de negócios, sobretudo àqueles de natureza altamente colaborativa. O presente trabalho tem por objetivo retratar a integração entre SIs requerida atualmente, caracterizada por amplo escopo, alta complexidade e grande relevância para o ambiente de negócios que compõe um dos maiores desafios da administração contemporânea com relação à gestão dos recursos de TI.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de um Plano de Comunicação

        Um Plano de Comunicação é uma estratégia utilizada para alcançar um público alvo usando canais de comunicação de marketing como publicidade, relações públicas, experiências ou correio direto, por exemplo. Um plano de ação se preocupa com quem é o alvo, como e qual a mensagem a ser transmitida. Como define TAVARES (2010, P. 141):

Um plano de comunicação é um “processo pelo qual objetivos, metas, estratégias de comunicação, planos de ação, controle e avaliação e investimentos otimizam o negócio do cliente”.

         

2.2 Objetivos de um Plano de Comunicação

É através do Plano de Comunicação que podemos atingir os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, ou de marketing. É ao desenvolver um plano de comunicação que definimos qual o público de interesse, e quais as estratégias e ferramentas utilizadas para atingi-lo.

Algumas das principais funções do Plano de Comunicação é definir as melhores formas de transmitir uma mensagem, definir quais os canais e públicos adequados e qual a periodicidade de contato com determinado público. São inúmeros os benefícios de se criar um Plano de Comunicação, pois, através dele podemos criar um posicionamento para a marca, ter uma melhor noção sobre como o público a enxerga e definir melhor as estratégias de investimento em comunicação corporativa.

2.3 Etapas de um Plano de Comunicação

De acordo com Philip Kotler, um ótimo Plano de Comunicação deve ser construído em cinco etapas:

1ª Etapa: Identificar o seu público alvo - A definição adequada do público-alvo será decisiva para todos os passos seguintes. O alvo não pode ser confuso ou desfocado, a fim de evitar dispersões. Lembrando que cada público é um mercado-alvo, podendo ser homens, mulheres, crianças, idosos.

2ª Etapa: Definir os objetivos da comunicação – Logo que identificou o público-alvo, começa o processo de definição dos objetivos de comunicação, criar conhecimento da marca, introduzir o produto, conscientizar os consumidores, auxiliar a criação de opinião sobre a marca e intenção de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com