TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GHD – Distribuidora

Seminário: GHD – Distribuidora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Seminário  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 11

Empresa: GHD – Distribuidora

Inscrita no CNPJ 11123901/001-79 e localizada na R. Qurém, 112 A, San Martim, Recife –PE, a GHD atua no comércio atacadista de bebidas em geral desde 22/06/2010. Faturou em 2011, R$67mil e espera fechar 2012 com um aumento de 30% nas vendas. A GHD Distribuidora surgiu formalmente como empresa em 22 de junho de 2010. A ideia partiu da oportunidade de empreender representando uma cachaça produzida no Ceará, a Jurubeba Nordestina. O empresário Gustavo Henrique Dourado (dai o nome GHD) desde o início trabalhou junto com o apoio de sua família e aos poucos foi difundindo a bebida por toda região metropolitana. A grande dificuldade enfrentada, foi a falta de capital de giro, e falta de experiência que aos poucos deixou de ser um grande problema. Em 2011 fez uma grande ação no carnaval de Olinda, que ajudou a fortalecer a cachaça, que surgia como novidade na RMR. Em 2012 a GHD repetiu a dose no carnaval e fechou uma grande parceria com a AMBEV, e possibilitou ao empresário Gustavo, conhecer pessoas influentes do meio de bebidas em geral. EM 30 de março de 2012, a GHD Distribuidora inaugura sua loja física no bairro de San Martin, onde passou a trabalhar com todos os tipos de bebidas, e atender ao público de varejo, público esse que não era atendido, pois a GHD distribuía a Jurubeba somente para clientes Pessoa Jurídica.

A estratégia política adotada pela empresa estudada foi a política de preço, com o objetivo de garantir o menor preço de mercado. E é implementada com a divulgação via facebook, a qual aumenta o alcance do número de pessoas que irão visualizar as promoções. Tem como missão levar a maior variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas , com o melhor serviço de entrega e com excelentes preços ao público dos bairros de San Martim, Cordeiro, Bongi e Mangueira.

Valores:

Satisfação dos clientes e consumidores

Relacionamento com os fornecedores e comunidade

Lucro – como fator de desenvolvimento

O que faz com que a entrega possa garantir melhores preços é a grande quantidade de fornecedores para um só produto. É feita uma pesquisa, onde se encontram os melhores preços, custos envolvidos na compra, e até mesmo a quantidade de determinado produto que deve ser comparado, desta forma, evitando custos com grandes estoques e dinheiro parado em mercadorias de baixo giro.

Sabemos qualquer que seja o mercado, tamanho da organização ou o setor que a empresa está situada , inevitavelmente, ele receberá forças externas que exercem influência em sua atividade. A diferença competitiva está na capacidade de cada empresa em reagir às mudanças. No caso da GHD distribuidora, as variáveis de origem natural, não afetam diretamente a empresa, por que fatores como secas, tempestades, pragas e etc não interferem diretamente no setor de comercialização de bebidas, já que não há extração de matérias-primas ou cultivo. Porém em épocas como no fim do ano, verão e carnaval o consumo é intensificado de uma maneira geral. Quanto as variáveis de cunho demográfico, fica claro, que quanto maior a demanda de consumo, a oferta também deve acompanhar. Principalmente no cenário em que se encontram atualmente no Brasil, onde está havendo uma migração das classes E/D para a classe C. Classe essa que corresponde a 54% do total de brasileiros, com 2,7 milhões de novos membros entre 2010 e 2011, alterando seus hábitos e desafia as empresas. Caracterizando uma oportunidade real a empresa estudada. Não é de hoje que o brasileiro gosta e admira o consumo de bebidas, principalmente cerveja. No ano passado, o país ficou em terceiro lugar no ranking de produção de cerveja, fabricando 13,3 bilhões de litros de cerveja. Em contrapartida o Brasil não está entre os maiores consumidores da bebida, ocupa apenas a 15º posição, caracterizando-se uma ameaça, como também uma oportunidade de negócio, em vista de aumentar o consumo. No aspecto das variáveis político-legal, a ameaça vem no que se diz respeito a leis, código de defesa do consumidor e regras e exigências sanitárias e fiscais. Recentemente, o governo impôs o aumento de 2,5% nas bebidas frias (cerveja, água, refrigerante, isotônicos e energéticos), consequentemente o mix de produtos da GHD sofrerão aumentos consideráveis, causando impacto no público-alvo da empresa, que são justamente as pessoas que são mais sensíveis a esses aumentos, devido a sua renda. Outro ponto que pode ser destacado, é o fato de que, quando o governo quer arrecadar mais impostos, esses são embutidos logo nas bebidas e cigarros;vícios que mesmo que sofram aumento, não deixam de ter consumidores.

O setor atacadista/distribuidor de bebidas pode ser dividido em megadistribuidoras, distribuidoras, distribuidoras de menor porte e micro distribuidoras, que é o caso da GHD.

A seguir, um diagrama com os principais concorrentes e como atuam no nível de mercado:

Poter

Ameaça de Novos Entrantes; Por ser um mercado de fácil ingresso, a GHD sofre com a ameaça da possível entrada de outras distribuidoras no bairro com um maior porte. Outra ameaça que pode haver é o surgimento de um supermercado no bairro que embora não tenha um maior poder de compra, ganha pela conveniência fornecida aos clientes, de poder de comprar tudo em um só lugar.

Ameaça de Produtos Substitutos; No setor da distribuição, ainda mais quando se foca em um determinado segmento como o de bebidas, é fundamental que a empresa tenha um grande mix das melhores marcas dos mais variados tipos de bebidas. Com isso, diminui bastante a ameaça de produtos substitutos quando já se trabalha com quase tudo. No entanto, está surgindo nas pessoas uma vontade de consumir produtos naturais, logo, existem no bairro lojas que vendem sucos naturais, açaí, guaraná do amazonas, entre outros, que de uma forma ou de outra, acaba levando possíveis clientes da GHD que iriam tomar um refrigerante.

Poder de Barganha dos Consumidores; Numa distribuidora como a GHD, que atua mais no nível de bairro, o maior foco é o varejo, que responde por 86% das vendas, dessa forma fica um tanto inviável que o cliente possa barganhar por melhores preços. Mais clientes que compram um maior volume de bebidas ganham descontos além de facilidades no pagamento. Isso geralmente acontece quando os clientes são pessoas jurídicas ou promotores de eventos. Há também bonificação em produtos.

Poder de Barganha dos Fornecedores; Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com