TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento estatístico de processos tecnológicos

Projeto de pesquisa: Gerenciamento estatístico de processos tecnológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA UNIDERP – UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ESTATÍSTICA

Bonito, 08 de Setembro de 2012

ANHANGUERA UNIDERP – UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CELIO ANDRADE XAVIER RA 309355

ANDRESSA DOS SANTOS RIBEIRO RA 294426

LUCINETE ÀTENE MEDINA RA 306200

MAYARA NEGRINI RA 100303

ADRIA MARIA DE SOUZA RA 344682

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ESTATISTICA

Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial de disciplina de Estatística, acompanhado pela tutora presencial Luciana Garcia.

Bonito, 08 de Setembro de 2012

INTRODUÇÃO

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o

problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm. Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente. Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

1- ETAPA 1

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Posteriormente o CEP trará menos trabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

1- Estatística

A estatística é a ciência que examina a ocorrência de fatos entre uma população sob forma de amostra, permite realizar estudos sobre o comportamento de uma população em relação a um determinado

aspecto. Seus resultados são graficamente analisados, tornando assim mais simples a visualização de variações dos resultados e a parametrização dos dados.

Os elementos estatísticos baseiam-se num universo de amostras que podem ser retiradas aleatoriamente, em horários determinados ou em situações determinadas, bastando para isso seguir o conhecido plano PDCA (Plan, Do, Check, Act). Após a coleta dos dados eles devem ser compilados para retirar as informações necessárias sob a forma de gráficos, sendo o gráfico de linhas representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob forma de linhas horizontais oscilantes de acordo com o valor de leitura das amostras, onde o eixo y representa os valores e o eixo x representa a linha de tempo de cada leitura.

2- Gráficos de controle

O gráfico de linha é constituído de quatro ou cinco linhas independentes, sendo elas: Linha vermelha: o limite superior de controle. Linha azul com detalhes vermelhos: leitura das amostras ou média das amostras coletadas. Linha verde escuro: média das leituras ou média das médias. Linha verde claro: limite de controle ou leitura média ideal. Linha azul: limite inferior de controle.

Este tipo de gráfico é usado para analisar as leituras de forma independente, possibilitando agir direto no problema assim que perceber a variação no processo, note que neste exemplo as leituras estão acima da linha do valor ideal e a linha média está abaixo, porém muito próxima ao limite superior de controle, demonstrando que o processo não mantém controle estatístico ou os limites impostos estão muito justos para este processo que vem trabalhando sempre acima do limite ideal definido.

1.2.1- Histogramas

Gráfico representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob forma de barras agrupadas que mostram os

valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com