TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO: Um Recurso Estratégico No Processo De Gestão Empresarial - Ilse Maria Beuren

Ensaios: FICHAMENTO: GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO: Um Recurso Estratégico No Processo De Gestão Empresarial - Ilse Maria Beuren. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  2.180 Visualizações

Página 1 de 4

BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da Informação: Um Recurso Estratégico no Processo de Gestão Empresarial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

A autora mostra a necessidade de adaptar as informações às mudanças que vêm impactando o ambiente organizacional, tanto no que diz respeito às ameaças quanto às oportunidades. Ela analisa o papel da informação no processo de gestão empresarial, explorando a interface da informação com a estratégia empresarial em três perspectivas: elaboração, execução e avaliação de desempenho. Mostra alguns conceitos básicos para o gerenciamento do fluxo de informações que deve permear as atividades empresariais.

É preciso que os gestores conheçam muito bem a organização que está sobre sua responsabilidade, e é por meio da informação que os gestores conseguem identificar as oportunidades e ameaças que o ambiente oferece. “Ainda que a maioria das decisões tenha alguns aspectos em comum, é preciso atentar para o fato de que as decisões podem materializar-se em diferentes níveis de gestão, ambientes, momentos, pessoas etc.” (p.14).

Todas as pessoas que compõem uma organização necessitam de informações, dados e conhecimento para desenvolver suas tarefas cotidianas, bem como para traçarem estratégias de atuação. Portanto, dados, informação e conhecimento são insumos básicos para que essas atividades obtenham resultados satisfatórios ou excelentes, porém a autora diz ainda que “A viabilidade de utilização da informação para a elaboração da estratégia empresarial é amplamente discutida na literatura. A mesma ênfase não é atribuída ao uso da informação no momento em que as estratégias definidas passam para o plano operacional. Identifica-se, apenas nos últimos anos, pesquisas que focalizam, com bastante timidez, questões primordiais relacionadas ao gerenciamento da informação, no momento de traduzir as estratégias definidas em execução” (p. 59).

Hoje em dia, a informação assume uma importância crescente dentro das organizações, não só na elaboração da estratégia empresarial, mas, também, na execução, seja para exploração das oportunidades de investimentos, ou para conhecer a concorrência, é um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais confiável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações concorrenciais. Alcançar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia.

O gerenciamento da informação, atualmente é considerado um assunto com maior relevância, tanto do ponto de vista acadêmico como de suas aplicações no mundo dos negócios. “Dentro do contexto econômico, essa função é considerada como uma das responsáveis pelo sucesso das organizações seja no nível de sobrevivência ou no estabelecimento de maior competitividade” (p.64). Porém ainda existe uma deficiência de metodologias disponíveis para orientar ou apoiar o processo de gerenciamento da informação.

Gerenciar informações é tomar, em relação às informações de que dispomos, os cuidados necessários para que elas estejam à mão quando precisamos delas. A empresa que não tem informações ágeis para tomar suas decisões estratégicas e execução das mesmas, fica em desvantagem em relação a seus concorrentes. “A percepção da necessidade informativa dos gestores na definição da estratégia, bem como saber informar os resultados de ações relevantes, é condição vital num cenário onde a empresa busca uma vantagem competitiva” (p.65).

As mudanças acontecem de forma muito rápida é preciso ter agilidade, para utilizar as informações que possuem de forma eficiente, por isso é tão importante saber gerenciar todas as informações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com