TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao

Seminário: Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Seminário  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

1. Dentre as principais decisões do Gestor Financeiro, temos a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Diferencie as decisões de investimento e de financiamento, exemplificando. (2,5 pontos)

As duas grandes áreas decisórias da empresa devem ser apresentadas de maneira bastante integradas entre si. Enquanto as decisões de financiamento descrevem as taxas de retorno exigidas pelos detentores de capital, as oportunidades de investimento centram suas preocupações nos retornos esperados.

A decisão de investimento consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente), estudando a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes, considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

É ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.

Dentre alguns meios de investimentos podemos citar: aplicações financeiras de prazo médio e longo; empréstimos concedidos; participações em outras empresas; terrenos; obras civis; moveis, utensílios e instalações; maquinas; ferramentas e equipamentos; veículos de uso; equipamentos de processamento de dados; softwares e aplicativos de informática.

A decisão de financiamento diz respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso necessário para a execução de metas ou planos da empresa.

Leva-se sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se tomará emprestado mais do que a empresa é capaz de pagar e de se responsabilizar, seja a curto ou a longo prazo. A pesquisa de fontes de financiamento confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e formas de pagamento, são tomadas de decisões muitas vezes conflitantes.

2. Considere as seguintes informações sobre a empresa Gerenciando suas Finanças Ltda. e responda às questões: (2,5 pontos)

 - Prazo médio de estocagem: 62 dias

 - Prazo médio de recebimento das vendas: 30 dias

 - Prazo médio de pagamento dos fornecedores: 32 dias

 - Desembolso total anual de R$ 6.000.000,00.

 - Suponha um ano de 360 dias.

a. Calcule o ciclo operacional da empresa.

ciclo operacional da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com