TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de negocios internacionais

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A importação e exportação são processos comerciais que vem crescendo consideravelmente a nivel mundial.

Os Estados Unidos é o maior exportador o que faz com que sua econômia seja a maior do mundo.

O lider mundial utiliza o dolar como moeda comercial e adota um regime de cambio flutuante que é determinado pela oferta e demanda é o mais adequado para os mercados econômicos desenvolvidos e estáveis.

Em 1968 o Brasil entra no comercio exterior.

AULA 1

O que exportar e para onde exportar?

A exportação de papel e celulose será para os Estados Unidos da América, devido o aumento do dólar nos últimos semestres, a atual maior exportadora de celulose do Brasil afirmou em março deste, que obteve aumento de 40% em seu caixa. Está exportação tem sido a mais comentada no momento, tem sido a exportação que mais cresce no Brasil, podendo chegar a crescer 10% neste ano.

Este é um setor com poucos competidores, o que favorece as negociações no momento de exportação, no Brasil a arvore de eucalipto demora cerca de 6 anos para crescer e chegar a idade de corte, enquanto na Europa a mesma demora certa de 25 anos.

AULA 2

• Nome;

Estados Unidos.

• Geografia;

Os EUA possuem a quarta maior dimensão territorial do mundo. Dessa forma, seus aspectos geográficos variam muito de região para região. O país possui uma vasta floresta temperada na região noroeste, pantanais na Flórida, planícies em sua região central, áreas desérticas em alguns Estados do sul, etc. Sua população conta com aproximadamente 313.232.044 habitantes.

• Características culturais;

Os Estados Unidos exercem uma considerável influencia cultural por todo o mundo. Seus filmes, músicas e programas televisivos são conhecidos mundialmente. Essa difusão da cultura americana se dá através de veículos de comunicação em massa, como canais, seriados, músicas e principalmente o cinema, que transmitem um modelo ou padrão a ser seguido.

Religiões: Protestantes 51,3%; católicos 23,9%; mórmons 1,7%; outros cristãos 1,6%; judeus 1,7%; budistas 0,7%; mulçumanos 0,6%, outros não especificados 2,5%; não afiliados 12,7%: nenhum 4%.

A população dos Estados Unidos é formada por imigrantes na qual estão representadas etnias e pessoas de todos os países do mundo. A raça dominante é a anglo-saxã. Há também negros, chineses e asiáticos. Os índios depois de serem quase totalmente exterminados pela presença do homem branco, hoje, são uma raridade, O povo está muito mal distribuído, a metade este está notavelmente mais povoada do que a metade oeste, uma vez que esta é muito mais montanhosa. Em grande parte da metade este e na costa do Pacífico, a densidade é de 100hab/km², no restante do território há vários vazios geográficos, que podem chegar a uma densidade demográfica inferior a 1hab/km². A região compreendida entre Washington e os Grandes Lagos é uma das regiões mais densamente povoadas do mundo, além da Califórnia, a região em volta de Portland, Seattle e Flórida têm regiões extensas onde há mais de 5000 hab/km².

0 a 14 anos: 20,1%

15 a 64 anos: 66,8%

65 anos ou mais: 13,1% ( Estimativa 2011).

Idade média da População: Total 36,9 anos/ Homens: 35,6 anos / mulheres 38,2% (Estimativa 2011).

• Dados econômicos como crescimento do PIB, volume das negociações internacionais;

Os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo, totalizando um PIB $ 15.4 trilhões. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o maior comprador do mundo. Sua economia é uma das mais abertas, havendo pouquíssimas intervenções do Estado sobre a mesma.

Sua moeda, o dólar, é usada como referência por diversas nações; algumas até chegam a usar o dólar americano como moeda oficial.

Conta com enormes recursos minerais, grandes depósitos de ouro, petróleo, carvão e urânio. Na agricultura, está entre os maiores produtores mundiais de milho, trigo, açúcar, milho, trigo, açúcar e tabaco, entre outros. A indústria de manufatura americana é diversificada, com automóveis, aviões e produtos eletrônicos sendo os principais produtos industrializados produzidos no país. Porém o maior setor da economia é o de serviços.

PIB $ 15.4 trilhões (2011 est.) $ 14.82 trilhões (2010 est.) $ 14.38 trilhões (2009 est.).

• Principais produtos importados;

Bens de consumo não auto 23,0%, combustíveis, 22,1%, máquinas e equipamentos para produção, 19,9%; não-combustível suprimentos industriais 14,8%, veículos automóveis e partes, 11,1%; de alimentos e bebidas, 4,2%; aeronaves e peças , 1,7% e 3,2% outros. (2008) Automóveis (8,3%), Computadores (5,4%), Petróleo Bruto (5,3%), os medicamentos embalados (2,6%), e equipamentos de transmissão (2,5%)

• Principais produtos exportados.

Agrícolas (trigo, milhos, frutas); Suprimentos Industriais ( produtos químicos); Manufaturadores ( motores de Veículos, computadores, equipamentos de telecomunicações, transistores ). Carros (4,4%), Petróleo Refinado, (4,2%), aviões, helicópteros, e / ou nave espacial (3,2%), os medicamentos embalados (3,1%), e turbinas a gás

AULA 3.

• Barreiras não-tarifárias utilizadas pelo Estados Unidos.

Medidas Antidumping. E medidas Gerais

• Barreiras tarifárias que se aplica aos Estados Unidos.

II- Imposto de Importação - aplicável em percentual variável conforme o produto e incidindo sobre seu valor CIF, será pago mediante débito automático na conta corrente bancária indicada ao SISCOMEX pelo importador, no ato do registro da DI - Declaração de Importação;

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - aplicável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com