TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao hospitalar criação de hospital

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.717 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

 Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

PROJETO

ProfªTutora Distância:

ProfªTutora Presencial:

Celita Manoel Henrique: 437648

Charlene Griggio de Oliveira: 414623

Cleiton Alexandro Carlota Lopes: 437215

Danila Marcelino Raulino: 413496

Janaina Rubia dos Santos Oliveira: 403643

                                                  Criciúma, outubro de 2015

    O Hospital Nossa senhora de Nazaré será um complexo   e modernizado hospital, com um modelo de gestão totalmente Digital, tendo como principal diretriz a melhoria contínua para os seus processos, de acordo com as políticas públicas de saúde. O trabalho intenso da Instituição atuara na busca de resultados por meio da análise de seu desempenho. Tendo como seus pro fundadores 3 Médicos, 1 Dentista, 2 farmacêuticos e 3 Gestores, A instituição será totalmente sem fins lucrativos.

   A área de atuação do hospital concentra-se basicamente no município de Laguna ,  Na avenida calistrato muller salles  N° 870, localizado da  no centro da cidade com fácil acesso aos clientes, conta com uma população de cerca de 9.200.000 habitantes, a  suas características será de  hospital regional, onde serão atendidos pacientes de várias cidades da região, ultrapassando as fronteiras do Estado de  Santa Catarina e até mesmo do país devido está localizada  em  área Litorânea ,tendo sua estrutura arquitetônica uma características marcantes.  Sua área total (m²): 10.139,60 serão destinadas aos serviços de assistência à saúde e de apoio diagnóstico, estéticos e terapia, atendendo totalmente às normas técnicas para projetos de estabelecimentos de saúde. O prédio que abrigara o setor de internação, dispõe de área de circulação exclusiva para visitantes, interligando todos os andares. Além de conforto aos visitantes, o modelo mantém privacidade para o trabalho de médicos e funcionários, que circulam por área de serviço exclusiva, minimizando riscos de infecção e agilizando o atendimento. Contendo também um equipe totalmente especializada em home care. Serão 180 leitos, sendo 160 de internação, entre apartamentos, alas para atendimento a planos enfermaria, individualizados, e leitos de Berçário, distribuídos em quatro andares. Além de Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal e Unidade Coronariana, oncologia, rede cegonha o Hospital terá ainda 20 leitos de Emergência, com plantão nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia/Traumatologia, Pediatria e Cardiologia. O Hospital oferecera esquema de sobreaviso 24 horas na maioria das demais especialidades. Tendo previsto em seu quadro de funcionário mais de 400 funcionários e 180 médicos ativos no Corpo Clínico. Pacientes e visitantes do atendimento eletivo passarão a ter acesso ao HNSN pela portaria localizada na Avenida Presidente Itamar Franco (antiga Av. Independência). Ira comporta a área de Conforto, o setor de admissão e check out. Uma cafeteria também compõe o espaço. Já o atendimento ambulatorial e de emergência, além da visita às unidades fechadas, continuam pela Avenida calistrato muller sales. Funcionários e fornecedores tem acesso pelas entradas da rua Antônio Marinho Saraiva. No setor, funciona a Portaria de Serviços que centraliza o recebimento de materiais e documentos.

 O HNSN oferece assistência à saúde de toda a região de Laguna. Sua unidade ambulatorial Será responsável pelo atendimento de cerca de 2.000 pacientes diários não internados, mediante a realização de consultas médicas, exames laboratoriais, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Esse ambulatório terá participação ainda do processo de reorganização do fluxo regional da atenção à saúde, buscando, de forma integrada ao SUS, acompanhar a evolução da concepção da oferta do cuidado em saúde e manter atualizados os recursos tecnológicos. O agendamento das consultas eletivas para os novos pacientes será realizado pelas Centrais de Regulação de Consultas da macrorregião de Laguna, sendo que cada regional dispõe de uma cota percentual das vagas para o atendimento de suas

necessidades. A Unidade de Emergência do HNSN será referência no atendimento de urgência de média e alta complexidade e cirurgias plásticas para as cidades pertencentes  ao Departamento Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Santa Catarina.

O acesso de pacientes se dará por meio de convênios, particulares ou da Regulação Regional e Municipal de Urgência e Emergência. O HNSN manterá convênio com a Prefeitura Municipal de Laguna, para atendimento no Centro de Saúde e no Centro Médico Social Comunitário, ambos localizado dentro do próprio complexo. Para a realização de atividades médicas de média complexidade, o Hospital manterá convênios com a Secretaria Estadual de Saúde. O reflexo do empenho em prestar o melhor atendimento em todos os seus níveis está na extensa procura pela excelência pelas diversas unidades que compõem o complexo hospitalar sendo o único na região litorânea com este porte.  Respeitando o direito de todo cidadão a receber assistência qualificada em saúde, o HNSN priorizará o atendimento particular e convênios, e  pacientes do Sistema Único de Saúde, nas mais diversas especialidades. Mantendo parcerias com universidades e outras instituições, ao propiciar oportunidade de aprimoramento profissional, oferecendo toda sua estrutura física como campo de estágio. A instituição contara com 5 milhões de clientes e 100 empresas de toda a região Prefeituras credenciadas, além de pronto-atendimento, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos

Levantamento de mercado

 

 Por ser uma atividade de caráter público, o nosso estabelecimentos precisou atender à legislação específica. Em termos gerais o setor é regulado pelas leis abaixo:
- Lei 8.080, de 19/9/91990 – Lei orgânica da Saúde que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
- Lei 9.836, de 23/9/1999 (Acrescenta dispositivos à Lei no 8.080)
- Lei 11.108, de 07/4/2005 (Altera a Lei no 8.080)
- Lei 10. 424, de 15/4/2002 (Acrescenta capítulo e artigo à Lei no 8.080)
- Lei 8.142, de 28/12/1990 - Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
- Portaria 2.203, de 05/11/1996 – Aprova a Norma Operacional Básica (NOB 01/96), que redefine o modelo de gestão do Sistema Único de Saúde.
- Portaria 373, de 27/2/2002 – Aprovar, na forma do Anexo desta Portaria, a Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS-SUS 01/2002.
- Resolução 399, de 22/2/2006 – Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as diretrizes operacionais do referido pacto.
Adicionalmente, é possível consultar no Portal da Saúde do Ministério da Saúde mais de 60.000 normas específicas do setor através do SAÚDELEGIS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (560.7 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com