TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

POLO: São Paulo - Campus Marte

ACADÊMICO: Janilene Nazario dos Santos – RA: 8798019676

TUTOR A DISTÂNCIA: Elaine Oliveira Foster Reis

ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

SUZANO – SÃO PAULO

MAIO, 2017


ACADÊMICO: Janilene Nazario dos Santos – RA: 8798019676

TUTOR A DISTÂNCIA: Elaine Oliveira Foster Reis

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

SUZANO – SÃO PAULO

MAIO, 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        3

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        4

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        5

3.1        PONTOS FORTES        5

3.2        PONTOS FRACOS        5

3.3        OPORTUNIDADES        5

3.4        AMEAÇAS        5

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7

ANEXO I        8

INTRODUÇAO

Muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento novo, pois a partir do momento que se decide empreender, assume - se total responsabilidade sobre os riscos. O empreendedor se desafia o tempo todo, tem de agir rapidamente, de forma determinada e persistente.

Apontaremos  questões que deverão ser levados em conta ao decidir empreender, como saber reconhecer e até mesmo desenvolver esse espírito empreendedor, e o caminho mais assertivo para o sucesso em um empreendimento. Deste modo consideraremos as questões de ética profissional que está ligada a este contexto.

2


  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Ao entrevistar a empresaria pude analisar que sua visão de mundo influenciou bastante em suas decisões. Conforme suas experiências profissionais foi traçando um projeto de vida e um planejamento profissional. Trabalhou como manicure em um salão de beleza.

Mantendo se atenta ao mercado de trabalho e em suas mudanças tecnológicas, buscou capacitação profissional, se atualizando cada vez mais na área da Beleza e da estética. Percebeu que essa área do mercado em expansão. Surgiu então uma oportunidade de obter sua realização profissional, montando sua própria empresa. A Esmalteria.  

O mesmo diz Reginaldo André Dal`Bó:

“O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade. Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas características.

A empresaria relatou que o fato de abrir uma empresa, apesar de trazer independência financeira, para que de lucro, é preciso ter foco e ser persistente. O retorno financeiro leva um tempo a surgir. Além disso, afirmou também que o procedimento para abertura de empresa e muito burocrático, são exigidas documentações variadas.

A obtenção de crédito é, na opinião de Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, um dos principais entraves ao desenvolvimento de novos negócios no Brasil. "Temos de avançar em desburocratização e facilitação de crédito", diz a empresária, que costuma receber pequenos empresários interessados no modelo de gestão da rede varejista. 

         3                

  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPRENDEDORISMO

O empreendedorismo ele surge quando um empreendedor inicia um projeto pessoal e profissional enxergando sua realidade social. Ele enxerga as oportunidades de criar, inovar e investir num negócio, que pode já existir ou vir a existir.

O empreendedor busca desafios, acredita em sua capacidade de se adaptar, ele é mutável. Seu perfil deve ser proativo, persistente e inovador. Seu sucesso encontra-se no planejamento, um bom empreendedor planeja seu projeto de vida pessoal e profissional. Ele assume as responsabilidades e os riscos. E ao definirmos nosso processo pessoal e profissional estamos levando em conta nossos deveres éticos.

“Quando direcionamos nossas capacidades e níveis de competências para permitir um desempenho eficaz da profissão escolhida, estamos exercitando deveres éticos. A satisfação de quem recebe esses benefícios é o referencial das nossas atitudes que governam as ações do indivíduo perante o outro, ele próprio, a sociedade e o Estado.” Antônio Roberto Oliveira, Químico Industrial Metalúrgico com Formação Acadêmica de Nível Superior pela UFPa, em 1977.

Todo empreendedor deve exercer sua ética profissional, respeitando os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive, seguindo todas as regras e princípios estabelecidos na sociedade e no grupo de trabalho. Existem códigos de éticas para cada área profissional, mas também há códigos universais, como respeito , honestidade e competência, que são de extrema importância para o convívio e o sucesso de uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (309.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com